Introdução a mecanica quantica

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Introdução a mecanica quantica

Mensagempor jos_moreira em Quinta Fev 17, 2011 12:11 pm

Tanto quanto consegui entender, Planck na tentativa de explicar o espectro de emissao do corpo negro terá pressuposto que o corpo emissor seria constituido por uma quantidade muito grande de pequenos osciladores que segundo o electromagnetismo classico emitiriam radiação e portanto para saber o fluxo de energia emitido numa dada gama entre f e f+df ele calcular a energia media dos tais osciladores e depois calcula o numero de osciladores por forma a saber qual a energia total emitida.Segue-se o que eu nao entendo neste raciocinio: ao que parece de alguma maneira chega-se a conclusao que o numero de osciladores a vibrar com uma dada frequencia e dado pelo numero de osciladores que oscilam em regime estacionário, como é isso possivel? que parte do raciocinio me esta a escapar?
jos_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Abr 21, 2009 4:25 pm

Re: Introdução a mecanica quantica

Mensagempor jap em Terça Fev 22, 2011 11:07 pm

Não sei se precebi bem a tua questão...:wink:

O teu problema está no cálculo do número de modos normais de vibração do campo electromagnético?
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor jos_moreira em Quinta Fev 24, 2011 1:08 pm

A minha questão não é quanto ao cálculo em si, é quanto ao porquê do cálculo, ou seja porque é que se calcula o numero de modos do campo electromagnético, isto é, no problema de calcular a energia por unidade de volume emitida pelo corpo negro com um cumprimento de onda entre l e l+dl o raciocinio a seguir será calcular o numero de ondas possiveis com o cumprimento de onda desejado multiplicar este numero pela energia média das ondas e dividir este valor pelo volume do corpo negro, até aqui tudo bem para mim, mas de alguma forma o numero de ondas com o cumprimento de onda desejado é igual ao numero de modos que "cabem" dentro do corpo negro ou seja assume-se que as ondas têm que ser estacionárias, e a minha duvida é porque é que tem de ser estacionárias?

Obrigado desde já.
jos_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Abr 21, 2009 4:25 pm

Mensagempor jap em Quinta Fev 24, 2011 6:52 pm

jos_moreira Escreveu:
... assume-se que as ondas têm que ser estacionárias, e a minha duvida é porque é que tem de ser estacionárias?
(...)

Na realidade não têm de ser estacionárias...

... usa-se da demonstração porque é mais fácil (?) de enumerar os modos de vibração assumindo ondas estacionárias. Na realidade podes fazer cálculo semelhante para ondas não estacionárias (dize-se, neste caso, ondas progressivas). O resultado é o mesmo (posso garantir-te!). :wink:

NB: Comprimento de onda e não cumprimento de onda! :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor fildireito em Sábado Fev 26, 2011 11:19 pm

Aproveito o título sugestivo desta discussão para sugerir as aulas de mecânica quântica de Oxford disponíveis no iTunes U!!
fildireito
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 17, 2006 12:35 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes