O princípio da inércia

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

O princípio da inércia

Mensagempor bosco em Terça Nov 02, 2010 10:35 pm

Ninguém sabe de onde vem a inércia típica e intrinseca dos objetos materiais.
Ernst Mach acreditava que a inércia, estava vinculada unicamente às estrelas. Quanto mais estrelas tivessemos, mais inertes seriam os objetos. De outra forma: se não tivessemos estrelas no céu, a matéria não teria inércia.
Eu creio que a inércia dos materiais não depende da presença das estrelas, depende exclusivamente da velocidade máxima para as interações fisicas, que é a velocidadec, velocidade com a qual a luz também se propaga.

Na expressão:

E = mc^2 , onde a energia de repousoE possui inércia que vale m,

encontramos o termo c, que sempre deve ser atribuido à velocidade máxima para as interações físicas, e não à velocidade da luz, como se faz de costume, embora os valores sejam coincidentes.
Para compreendermos o mecanismo da inércia, devemos somente transformar c numa hipotética variável, na expressão apresentada acima.
Fazendo isto perceberemos que para uma dada energia de repousoE, a sua inércia m muda de forma inversamente proporcional ao quadrado da velocidade limite c.
Portanto se esta velocidade limitec tende a um valor infinitamente alto, a inércia m tende consequentemente a um valor infinita e exponencialmente baixo, e vice versa.
Se a velocidade limite para as interações físicas fosse 10 vezes mais alta do que é, os objetos em repouso seriam 100 vezes mais leves do que são.
bosco
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jul 12, 2009 3:15 pm

Re: O princípio da inércia

Mensagempor rigillescherrer em Sexta Nov 26, 2010 4:15 pm

bosco Escreveu:[...]
Eu creio que a inércia dos materiais não depende da presença das estrelas, depende exclusivamente da velocidade máxima para as interações fisicas, que é a velocidadec, velocidade com a qual a luz também se propaga

Mas se a inércia dependesse somente da velocidade máxima de interações físicas, ela não variaria de acordo com a distância, ao invés da massa? :roll:
Imagem \huge = \int
rigillescherrer
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Set 05, 2010 8:56 am

Mensagempor bosco em Sexta Nov 26, 2010 7:27 pm

Não estou certo de que tenha compreendido sua pergunta.
Penso que em física, massa e inércia, são rigorosamente a mesma coisa. O que defendo é que a matéria tem propriedades que fazem com que a sua velocidade máxima de interação (velocidade c), determine também a sua massa ou inércia, de forma tal que um objeto que sabemos ter por exemplo 100 kg, quando acelerado de 9,8 m/s², este mesmo corpo teria apenas 25kg quando acelerado pelos mesmos 9,8 m/s², caso nesta situação, a velocidade máxima de interação deste universo hipotético fosse 2c.
Pelo que entendi da sua pergunta, você parece ter afirmado que a massa varia com a distância. É isso?
Caso não tenha respondido adequadamente, saiba que será um prazer tentar fazê-lo.
bosco
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jul 12, 2009 3:15 pm

Mensagempor rigillescherrer em Sábado Nov 27, 2010 8:38 pm

Não acho que sejam necessariamente a mesma coisa, porque inércia é a resistência dos corpos ao movimento, massa seria a quantidade de inércia...
Quando você disse que a inércia dependia exclusivamente da velocidade c eu havia entendido que você estava afirmando que a inércia era causada pela diferença na propagação da velocidade, que daria a impressão de uma força no sentido oposto (ou seja que c era a causa da inércia não que ela se relacionava com a mesma definindo-a). :?
Só que o problema era que os objetos seriam mais inertes conforme ele ficassem mais distantes da causa do movimento...
Por isso eu fiz aquela pergunta :lol:
Imagem \huge = \int
rigillescherrer
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Set 05, 2010 8:56 am

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante