Porque é que o meu clipe não se afunda na água?

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Porque é que o meu clipe não se afunda na água?

Mensagempor RicardoCampos em Terça Fev 23, 2010 6:36 pm

Sim, todos sabemos que o clipe é mais denso que a água. E ainda assim não se afunda, devido à tensão superficial.

Mas porque é que existe essa força exactamente?
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Re: Porque é que o meu clipe não se afunda na água?

Mensagempor Dynamis em Terça Fev 23, 2010 7:54 pm

Eu dou uma "achega": interacções moleculares de coesão :wink:

Estas interacções dão-se entre moléculas iguais dum fluido. São consideradas "forças fracas" no espectro das 4 interacções maiores questionadas no outro tópico anterior, mas suficientemente fortes para resistirem a uma certa pressão, criando uma tensão - neste caso à superfície - entre as moléculas do fluido.

A força de coesão deve-se às ligações entre as moléculas, aqui no caso da água são as chamadas "pontes de hidrogénio". Tem a ver com as cargas diferentes dos átomos das moléculas.

Devido à variação do comportamento molecular (agitação) e densidade com a temperatura, esta força diminui com o aumento da temperatura (inversamente proporcional).

As interacções de coesão traduzem-se igualmente na formação das gotas de água.

Se se aproximar muito duas gotas de água, elas tenderão a unir-se devido a interacções entre as moléculas das gotas de água que tendem a torná-las coesas.

Imagem

Em relação ao mecanismo da coesão entre moléculas de água, as chamadas "pontes de hidrogénio", pode encontrar-se informação adicional aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Hydrogen_bond

Uns vídeos interessantes:

Nós estamos habituados a olhar para a água dum ponto de vista macroscópico, relativamente distante, o que dá a sensação de que a água é um "fluido perfeito", quando, na realidade e se observarmos a água mais de perto, observamos a sua característica "pegajosa". A água é bastante viscosa, embora possa não parecê-lo à vista desarmada ou menos atenta.
última vez editado por Dynamis s Quarta Fev 24, 2010 4:21 am, editado 1 vez no total
Dynamis
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 21, 2008 8:41 pm

Re: Porque é que o meu clipe não se afunda na água?

Mensagempor Dynamis em Quarta Fev 24, 2010 4:13 am

Este vídeo até parece que tem "truque" :lol:

Dynamis
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 21, 2008 8:41 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante