Valor de um ângulo

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Re: Valor de um ângulo

Mensagempor Ângela Guerra em Domingo Nov 15, 2009 4:14 pm

Foi assim mesmo que resolvi, nessa posição e tudo. Mas a minha memória atraiçoou-me... :oops:
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Mensagempor zeferino em Domingo Nov 15, 2009 10:02 pm

jap Escreveu:A situação é a seguinte:

Imagem

Claramente, para que \vec R \perp \vec F tem que ser satisfeita a condição

R_y = 0 ou seja F + (2F)_y = 0

Se designarmos por \alpha o ângulo entre 2\vec F e \vec R, temos então que

F - 2F \sin \alpha = 0 \Leftrightarrow 1-2\sin\alpha = 0 \Leftrightarrow \sin\alpha = \frac{1}{2},

pelo que \alpha = 30^\circ.

Sim. Parti do princípio certo mas enganei-me num cálculo auxiliar básico!!! O teorema de Pitágoras... Fiz 2F^2 = F^2+x^2 , o que deu x=F, quando devia ter posto parênteses (2F)^2 = F^2+x^2... :wall:

Já agora, aproveito para pôr uma dúvida: no enunciado diz que as forças são aplicadas na partícula. O jap fez com os vectores F e 2F a partir da partícula enquanto eu fiz os vectores com a seta na partícula. O ângulo entre as forças e os seus módulos são iguais mas a força resultante apesar de ter a mesma direcção (sentidos diferentes) é oposta a R (na mesma direcção). :?:
última vez editado por zeferino s Terça Nov 17, 2009 10:00 pm, editado 1 vez no total
zeferino
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Nov 03, 2009 6:20 pm

Mensagempor jap em Domingo Nov 15, 2009 10:15 pm

zeferino Escreveu:(...)
Já agora, aproveito para pôr uma dúvida: no enunciado diz que as forças são aplicadas na partícula. O jap fez com os vectores \vec F e 2\vec F a partir da partícula enquanto eu fiz os vectores com a seta na partícula. O ângulo entre as forças e os seus módulos são iguais mas a força resultante apesar de ter a mesma direcção (sentidos diferentes) é oposta a R (na mesma direcção). :?:

Convenciona-se que o ponto de aplicação da força é a origem do vector, não a sua extremidade! Claro está que se utilizarem a notação contrária (não recomendável, uma vez que vai contra a notação universalmente utilizada pelos físicos!) a força resultante virá de sinal contrário, porque "inverteram" todas as forças. É irrelevante para o que se pretende, porque o êngulo entre a resultante e a força \vec F vem igual nas duas situações. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor joana.teixeira em Segunda Nov 16, 2009 12:48 pm

Olá
Fiquei esclarecida nesta situação! :)
Obrigado pela participação.

Joana