"Expansão do espaço entre as Galáxias"?

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

"Expansão do espaço entre as Galáxias"?

Mensagempor zeferino em Quarta Nov 04, 2009 5:43 pm

Criei este tópico porque me surgiu uma dúvida num teste de Física e Química (na verdade era de química mas não é o caso deste problema).
Era uma escolha múltipla sobre os factores que suportam a teoria do Big Bang. Numa das opções, a que o professor disse estar correcta, dizia "a expansão do espaço entre as galáxias". Não percebi porque é verdadeira: as galáxias realmente estão se a afastar umas das outras mas o espaço entre si não se expande. Aumenta.
O professor disse-me que expandir e aumentar era a mesma coisa mas penso que neste caso não é: eu posso estar a determinada distância de uma parede, se der um passo para trás o espaço entre mim e a parede aumentou; não se expandiu!

Alguém me pode ajudar???
zeferino
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Nov 03, 2009 6:20 pm

Re: "Expansão do espaço entre as Galáxias"?

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Nov 04, 2009 7:08 pm

Olá novamente Manuel,

Creio que a frase "Expansão do espaço entre as galáxias", está totalmente correcta.

O espaço entre as galáxias está a expandir-se, e não a aumentar. Na prática, este espaço mantém-se "constante" de certo modo.

Pensa assim, decides fazer um bolo de passas (assume-o como esférico) e antes de o levares ao forno, medes a distância entre 2 passas que por hipótese, é de 3 cm; e medes o diametro da bola, formada pela massa do bolo, que te dá 20 cm.

Ao sair do forno, o diametro do bolo vai ser o dobro, 40 cm, e ao medires a distancia entre as passas, verificas que é de 6 cm, ou seja, houve uma expansão do espaço entre as galáxias, mas a sua distância, que aumenta para o dobro, está de acordo com o aumento do volume do bolo para o dobro... :roll:

Percebes?

Creio que é isto... confirmem :D
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor hexphreak em Quarta Nov 04, 2009 8:54 pm

Embora aumentar e expandir sejam diferentes, o teu professor tem de facto razão, conforme disse o Bruno, que deu uma boa analogia. Mas compreenderes exactamente por que é que isto acontece envolveria conhecimentos de Relatividade Geral...
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor zeferino em Quarta Nov 04, 2009 10:24 pm

Como por exemplo (tenta explicar para ver se consigo perceber com os meus conhecimentos da relatividade)

Deixem-me só fazer uma pergunta: o que é que existe exactamente entra as galáxias?(espaço vazio...?) (sem contar com, por exemplo, a matéria criada entre estas defendida pela teoria do estado estacionário)
zeferino
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor hexphreak em Quarta Nov 04, 2009 10:35 pm

Bem, inevitavelmente, a Wikipedia explica melhor que eu :wink: Metric expansion of space

Na verdade, ninguém sabe exactamente o que existe entre as galáxias. Pode ser espaço vazio, matéria negra, um par de asteróides criminosos fugidos da Lei (da gravidade) ou unicórnios. Cosmologia é um pouco como Teoria de Números em Matemática: uma criança pode fazer perguntas sobre ela às quais não sabemos a resposta (parafraseando alguém que não me lembro quem seja).
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jap em Quarta Nov 04, 2009 10:36 pm

hexphreak Escreveu:Na verdade, ninguém sabe exactamente o que existe entre as galáxias. Pode ser espaço vazio, matéria negra, um par de asteróides criminosos fugidos da Lei (da gravidade) ou unicórnios. Cosmologia é um pouco como Teoria de Números em Matemática: uma criança pode fazer perguntas sobre ela às quais não sabemos a resposta (parafraseando alguém que não me lembro quem seja).

:lol: . Possivelmente unicórnios. :mock:

:hands:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Nov 04, 2009 10:37 pm

Existe uma teoria relativa ao Big Bang (quer dizer, existem muitas, para este exemplo, apenas uma interessa), a chamada Teoria do Universo Pulsante se não estou em erro, que idealiza que o Universo, em vez de continuar indefinidamente em expansão :wink: , com tudo a terminar com as galáxias, cada vez aparentemente mais longe umas das outras e a ficarem frias, geladas, em vez desta triste visão, haverá uma altura em que a expansão do Universo parará, e começará a regressão, i.e., as galáxias aproximam-se cada vez mais umas das outras até tudo culminar no "Inverted Big Bang"( :P ) aka Big Crunch.

Segundo vários cientistas, a matéria visível que existe no Universo não seria suficiente para retardar e vir a contrariar a expansão do Universo, sendo discutida na comunidade cientifica, a possibilidade da existência de "matéria negra" em todo o espaço que tornaria possível a teoria acima descrita. No entanto, creio que não passa disso mesmo, duma teoria :wink:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor zeferino em Quarta Nov 04, 2009 10:43 pm

Sim, a teoria do Universo Pulsátil ou oscilante...

Mas se o espaço interestelar for espaço vazio, como é que "nada" aumenta de volume para mais "nada"???
zeferino
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor sagardipak em Quarta Nov 04, 2009 10:49 pm

E quem diz que o espaço não é um "tecido", que pode esticar? :P
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor zeferino em Quarta Nov 04, 2009 10:51 pm

Já estamos a derivar para a filosofia :D
zeferino
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante