Paraquedista

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Paraquedista

Mensagempor jos_moreira em Terça Nov 03, 2009 10:54 pm

gostava de saber qual a vossa opinião/solução que propoem para a alinea 2 do seguinte problema:
10. A resistência do ar faz com que a velocidade terminal da queda de um paraquedista de 80 kg seja
constante e igual a 6ms−1, quando o paraquedas está aberto.
10.1 Admitindo que a expressão da força de resistencia do ar tenha a forma f = Cv^2, calcula o valor
de C.
10.2 Um paraquedista cai em queda livre até que a sua velocidade seja de 60ms−1, e então abre o
paraquedas. Admitindo que a abertura é instantânea, estima a força inicial, para cima, que é exercida
sobre o corpo em queda a 60ms−1. Explica por que é importante que a abertura do paraquedas ocorra
em alguns segundos.

O problem parece-me bastante simples porem a resposta á explicação por que é importante que a abertura ocorra em alguns segundos não me parece tão obvia.
A unica resposta que me ocorre seria que se o paraquedas abrisse instantaneamente o paraquedista seria sujeito a uma Força muito forte instantaneamente, enquanto que se este abrir em alguns segundos essa força é gradual e consequentemente a aceleração sofrida também o é...

Gostava de saber p que acham, obrigado por qualquer juda que possam dar...
jos_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Abr 21, 2009 4:25 pm

Re: Paraquedista

Mensagempor hexphreak em Quarta Nov 04, 2009 12:07 am

Sim, a resposta é a que tu deste. O impulso para uma abertura quase instantânea é tão grande que mataria o paraquedista de uma forma possivelmente bastante grotesca, separando os ombros do resto do corpo :P
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante