Algumas Questões

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Algumas Questões

Mensagempor Bernardo em Segunda Set 14, 2009 9:32 pm

Boa noite,

Existem algumas questões que vagueiam pela minha mente há algum tempo, contudo ainda não consegui deduzir uma resposta minimante decente para me auto-responder portanto(se for possível), podem responder-me? Desde já obrigado!!

1 - Toda a luz pode ser considerada fotões? (Por ex: Lareira, "desexcitação de electrões")

2 - Segundo o efeito de doppler uma onda "perde" frequência com a distância que percorre, portanto, porque é que isto é tão facilmente detectável no som (uma sirene a passar por nós, enquanto estamos estacionários) e não na luz (casos de fácil detecção desta mudança que eu me lembre só o "redshift" e do "blueshift")? Será por causa da diferente velocidade?

3 - Se o efeito de doppler "diz" que uma onda perde frequência então o movimento harmónico simples é outra descrição de algo perfeito na física?

4 - (talvez a pergunta mais estúpida) A força eléctrica é perpendicular à força magnética?

Obrigado (novamente) e peço desculpa se alguma pergunta esteja confusa/mal formulada
Bernardo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Out 27, 2008 9:53 pm

Re: Algumas Questões

Mensagempor jap em Segunda Set 14, 2009 10:07 pm

Bernardo Escreveu:Boa noite,

Existem algumas questões que vagueiam pela minha mente há algum tempo, contudo ainda não consegui deduzir uma resposta minimante decente para me auto-responder portanto(se for possível), podem responder-me? Desde já obrigado!!

1 - Toda a luz pode ser considerada fotões? (Por ex: Lareira, "desexcitação de electrões")

2 - Segundo o efeito de doppler uma onda "perde" frequência com a distância que percorre, portanto, porque é que isto é tão facilmente detectável no som (uma sirene a passar por nós, enquanto estamos estacionários) e não na luz (casos de fácil detecção desta mudança que eu me lembre só o "redshift" e do "blueshift")? Será por causa da diferente velocidade?

3 - Se o efeito de doppler "diz" que uma onda perde frequência então o movimento harmónico simples é outra descrição de algo perfeito na física?

4 - (talvez a pergunta mais estúpida) A força eléctrica é perpendicular à força magnética?

Obrigado (novamente) e peço desculpa se alguma pergunta esteja confusa/mal formulada

1 - Sim, toda a radiação electromagnética é "fotónica". :lol: A radiação infravermelha da lareira, inclusivé! :wink:

2- O efeito Doppler existe não só para o som como para a luz. É mais difícil de detectar, dada a elevada velocidade de propagação da luz, mas não é tão difícil assim (por exemplo, a polícia usa o feito doppler nas ondas de radar para medir a velocidade dos veículos e aplicar-lhes as respectivas multas, e a tecnologia envolvida nos aparelhos usados pela polícia já não é (hoje em dia) assim tão high tech como isso.

3 - Não percebi esta pergunta. :oops: Desculpa, podes reformular? :roll:

4- Numa onda electromagnética o campo eléctrico e o campo magnético são sempre perpendiculares. Mas, em geral, podem estar a actuar sobre uma partícula uma força eléctrica e magnética que não sejam perpendiculares. Agora o que é garantido é que a força magnética é sempre perpendicular à velocidade da partícula.
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Bernardo em Segunda Set 14, 2009 10:11 pm

Obrigado.

A terceira pergunta:

Uma onda harmónica tem um frequência definida. Esse facto não contradiz o efeito de doppler?
Bernardo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Out 27, 2008 9:53 pm

Mensagempor jap em Segunda Set 14, 2009 10:24 pm

Bernardo Escreveu:Obrigado.

A terceira pergunta:

Uma onda harmónica tem um frequência definida. Esse facto não contradiz o efeito de doppler?

Essa "frequência definida", que é da partícula oscilante que produz a onda, é alterada (percebida pelo receptor como uma frequência diferente) se houver um movimento entre a fonte e o receptor que está a medir essa frequência. É isto o efeito Doppler. Por isso, a frequência de uma onda só é bem definida para uma dada velocidade entre o receptor e o emissor da onda. Em geral, quando se fala da frequência de uma onda, pressupomos que o observador não está em movimento em relação à fonte...Nesta situação, uma onda harmónica tem, de facto, uma frequência bem definida. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Bernardo em Segunda Set 14, 2009 10:26 pm

Ok, muito obrigado pela elucidação :D
Bernardo
bottom-Quark!
bottom-Quark!