Aerodinamica

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Mensagempor spmatos_174 em Sexta Jan 26, 2007 11:03 pm

vbmaster Escreveu:
jap Escreveu:A física do vôo em estilo de demonstração circense :D

mms://winstreamer.doit.wisc.edu/physics103/physics_14.wmv

Comentários? :roll:

Se gostarem :?: , tenho mais do mesmo estilo... :P

Foi uma hora bastante bem passada.

Obrigado pelo vídeo. ;)

Sim!!! O filme é genial... de uma forma muito acessível e super engraçada consegue-se explicar e introduzir muitos dos conceitos mais importantes da Física!!!

Professor, pode "fornecer" mais vídeos do género.
"A Física é tão linda que até dá uma coisa no coração quando se escreve uma equação física profunda." [Um professor de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa] =)
spmatos_174
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 9:40 pm

Mensagempor jap em Sexta Jan 26, 2007 11:40 pm

spmatos_174 Escreveu:Sim!!! O filme é genial... de uma forma muito acessível e super engraçada consegue-se explicar e introduzir muitos dos conceitos mais importantes da Física!!!

Professor, pode "fornecer" mais vídeos do género.

Já que gostaram :D , aqui vai mais um, desta vez sobre energia!

mms://winstreamer.doit.wisc.edu/physics103/physics_12.wmv
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor jap em Domingo Jan 28, 2007 10:39 pm

Ainda a propósito do vôo dos aviões, e da lei de Bernoulli, aqui vai a uma questão relacionada com uma demonstração deste efeito com o dispositivo da figura. Sopra-se ar pelo lado esquerdo do dispositivo usando um secador de cabelo. O que é que acontece ao nível de água dos três tubos? :roll:

Imagem
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Irakian Monkey em Domingo Jan 28, 2007 11:34 pm

O nível do liquido sobe no tubo do meio e desce nos tubos da esquerda e da direita. isto deve-se ao facto de a velocidade do ar aumentar quando diminui a área. Ao aumentar a velocidade diminui também a pressão, assim o tubo central tem menos pressão que os outros dois e deste modo o liquido vai subir neste tubo. Como não me parece que o liquido se expanda, o nível dos outros dois tubos vai ter que baixar.
Pedro Carrilho
Irakian Monkey
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Nov 25, 2006 4:06 pm

Mensagempor pmp em Domingo Jan 28, 2007 11:42 pm

Sou da mesma opinião do Pedro, mas tenho a sensação que se poderá notar que o nível do líquido no terceiro tubo seja ligeiramente superior do que no primeiro, por via das forças resistivas da viscosidade do ar que conduzem a uma diminuição da pressão relativamente ao primeiro tubo. :wink:
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 3:35 pm

Mensagempor jap em Domingo Jan 28, 2007 11:50 pm

pmp Escreveu:Sou da mesma opinião do Pedro, mas tenho a sensação que se poderá notar que o nível do líquido no terceiro tubo seja ligeiramente superior do que no primeiro, por via das forças resistivas da viscosidade do ar que conduzem a uma diminuição da pressão relativamente ao primeiro tubo. :wink:

Estão certos os dois Pedros! :D :D

E o Pedro Ponte tem razão quanto ao efeito da viscosidade do ar :wink: ... o nível no terceiro tubo é, por esta razão, claramente superior ao do primeiro:

http://algol.fis.uc.pt/movies/venturi.mpeg
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Irakian Monkey em Terça Mar 06, 2007 12:59 pm

Pelo que eu percebi até agora, a força de sustentação depende da velocidade.
Mas há uma situação que me faz duvidar disto. É que quando o avião está no ar e acelera, supostamente devia levantar já que ao aumentar a sua velocidade aumentava a sustentação. No entanto isto não acontece. Pelo menos foi isso que me disse um piloto de aeromodelos. Assim tenho duas duvidas:

A sustentação depende mesmo da velocidade do avião?

Ao acelerar varia mais alguma coisa para alem da velocidade, como por exemplo o ângulo que a direcção do ar faz com a asa?

Obrigado
Pedro Carrilho
Irakian Monkey
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Nov 25, 2006 4:06 pm

Mensagempor manuelmarque em Terça Mar 06, 2007 9:30 pm

Pelo pouco que percebo de aeronaútica, creio que estás correcto... eu acho que existem mecanismos na própria aeronave que a impedem de ganhar altitude pela aceleração... tens os flaps (que não sei como funcionam :(), tens os lemes das asas.

Sei que a velocidade do ar é um dos parâmetros fulcrais do avião... e é outra aplicação importante da hidrodinâmica: o tubo de Pitot :)

Pelo menos eu tenho a experiência de, no Flight Simulator, quando desacelero, perco altitude... mas desço também os flaps, e ponho os lemes para baixo (claro, depois a velocidade do ar aumenta, porque ele vai picado, mas é diferente porque o ângulo de ataque é demasiado grande... e ele entra em perda (stall))

Espero q tenhas percebido... isto é +/- aquilo que eu sei, que é pouquinho... acho que há aqui gente de Eng. Aeronáutica, que te podem explicar melhor ;)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor fnbrandao em Terça Mar 06, 2007 9:54 pm

Sim! A sustentação varia com o quadrado da velocidade.
Sim! A aeronave sobe quando acelera se nada for feito. Provavelmente o piloto altera o ângulo de ataque da asa para ter menos sustentação, de modo a que o avião não suba, ou compensa com o leme de profundidade (o que me parece o mais provável).
Não tem nada a ver com os flaps (julgo eu :roll: ); os flaps fazem parte de um conjunto chamado "dispositivos hiper-sustentadores"...basicamente os flaps aumentam a área da asa (e o ângulo de ataque, devido à alteração no perfil da asa) para aumentar a sustentação quando o avião, por exemplo, aterra (operação que deve ser feita a baixas velocidades).

Quando a aeronave acelera também aumenta o arrasto (atrito com o ar), o que tem implicações ao nível do motor (é necessária mais potência para que o avião mantenha a velocidade).

Eu não vi o filme do Prof. Paixão porque o meu Windows Media Player está maluco e não quer reproduzir o som :XD . Foi esclarecedor? Se tiveres mais dúvidas diz qualquer coisa.

Cumprimentos,
Francisco Norton Brandão

P.S.:
Já agora...eu não estou em Eng.ª Aeronáutica, estou em Eng.ª Aeroespacial, mas vai dar ao mesmo :lol:
fnbrandao
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Fev 25, 2007 10:43 pm

Mensagempor jap em Terça Mar 06, 2007 10:21 pm

Obrigado, Francisco, pelos teus esclarecimentos! :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Andre França em Terça Mar 06, 2007 10:38 pm

Bem, daquilo que eu também me lembro do Flight Simulator, usava-se trim tabs.
Quanto maior a velocidade, maior a força aerodinâmica, e como o centro de pressão não coincide com o centro de gravidade, o momento das forças não é nulo, o que faz o nariz do avião levantar-se. Quando se ajusta o trim, aumenta-se o ângulo de ataque dos elevators, que estão no lado oposto do centro de gravidade, cancelando assim o momento das forças.
Espero não ter dito nenhuma asneira :D
IPhO 2006 - Singapura.
Andre França
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Nov 12, 2006 11:10 am

Mensagempor fnbrandao em Terça Mar 06, 2007 11:04 pm

Pelo que sei, a função dos trims não é causar momento de picada no avião (levantar ou baixar o nariz), mas sim fazer o avião rolar, utilizando-os de forma desigual. Eles estão localizados nas asas do avião, sendo por isso a distância ao centro de gravidade mais curta.
Julgo que o elevator (leme de profundidade) será mais indicado para isso.

Mas eu não sou piloto, por isso não prometo nada :lol:

Cumprimentos,
Francisco Norton Brandão
fnbrandao
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jap em Terça Mar 06, 2007 11:05 pm

fnbrandao Escreveu:
(...)

Cumprimentos,
Francisco Norton Brandão

Quando tiras o brevet? :roll: Ou não está nos teus planos?
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor fnbrandao em Terça Mar 06, 2007 11:07 pm

Já tenho o brevet de para-quedismo..."Grão a grão, enche a galinha o papo" 8)
fnbrandao
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor Andre França em Terça Mar 06, 2007 11:19 pm

fnbrandao Escreveu:Pelo que sei, a função dos trims não é causar momento de picada no avião (levantar ou baixar o nariz), mas sim fazer o avião rolar, utilizando-os de forma desigual. Eles estão localizados nas asas do avião, sendo por isso a distância ao centro de gravidade mais curta.
Julgo que o elevator (leme de profundidade) será mais indicado para isso.

Cumprimentos,
Francisco Norton Brandão

Ahh, obrigado pela explicação! É que segundo o que li na wikipedia eles coincidiam (ou seja, o trim era o próprio elevator), mas também não percebo o suficiente do assunto pra dizer algo mais :P

Elevator trim frees the pilot from constantly adjusting the pitch controls. A pitch trim wheel is adjusted by the pilot to cancel out control forces for a given airspeed. When the trim wheel is rolled forward the nose is held down.
IPhO 2006 - Singapura.
Andre França
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Nov 12, 2006 11:10 am

AnteriorPróximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante