Campos Magnéticos, Ondas, Blah Blah

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Campos Magnéticos, Ondas, Blah Blah

Mensagempor Tharis em Segunda Ago 31, 2009 10:34 pm

Tenho aqui umas dúvidas que não me saem da cabeça. Como temos aqui muito boa gente e até um Futuro Engº. Electrotécnico, espero que as consiga resolver.

Todos conhecem os proximity cards (RFID cards), aqueles cartões que se passam próximo do leitor e magia!!! Estes cartões (supostamente, se calhar até são fabricados pelo Potter e afins :S ) têm um pequeno circuito LC incorporado que (como circuito LC que é) é constituído por um indutor (bobine), um condensador com a adição de um microchip. Assumindo que é um cartão passivo (que não tem fonte de energia própria), o leitor gera um campo magnético e o circuito (do cartão) usa o campo magnético para alimentar o microchip que tem a informação do cartão.

A frequência de ressonância de um circuito LC (de acordo com a wikipedia) é

f = \frac{1}{2 \pi \sqrt{LC}}

onde L é a inductância e C a capacitância.

Dúvida 1.: A capacitância será a capacitância do condensador (que se sabe de antemão quando se compra), mas a inductância, como é que sei o seu valôr?

Dúvida 2.: Isto (o que está em \mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X} significa que, quando presente um campo magnético, passará corrente pelo circuito, este irá vibrar a essa frequência e irá ele próprio gerar um campo magnético, certo?

Dúvida 3.: Ao gerar um campo magnético, a carga irá percorrer o circuito, parar por falta de energia, voltar a correr, parar, em ciclo (alternando o sentido), certo (oscilador harmónico)? É este fenómeno que gera as ondas de rádio e a frequência das ondas geradas é a frequência de ressonância do circuito?

Dúvida 4.: Se assim for (se o que está em 3. for verdade), a onda precisa de ser modulada para conter a informação. Como é que o chip modifica a onda (modula) e esta é modulada por comprimento de pulso?

Regards
Tharis
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Re: Campos Magnéticos, Ondas, Blah Blah

Mensagempor jap em Segunda Ago 31, 2009 11:36 pm

Tharis Escreveu:(...)
A frequência de ressonância de um circuito LC (de acordo com a wikipedia) é

f = \frac{1}{2 \pi \sqrt{LC}}

onde L é a inductância e C a capacitância.

Dúvida 1.: A capacitância será a capacitância do condensador (que se sabe de antemão quando se compra), mas a inductância, como é que sei o seu valôr?

Dúvida 2.: Isto (o que está em \mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X} significa que, quando presente um campo magnético, o circuito irá vibrar a essa frequência e irá ele próprio gerar um campo magnético, certo?

Dúvida 3.: Ao gerar um campo magnético, o circuito emitirá ondas de rádio com frequência igual à frequência de ressonância do circuito?

Dúvida 4.: Se assim for (se o que está em 2. for verdade), a onda precisa de ser modulada para conter a informação. Como é que o chip modifica a onda (modula) e esta é modulada por comprimento de pulso?

Regards
Tharis

1. A inductância é ditada (suponho :roll: ) por uma bobina que existe algures no circuito - tipicamente umas espiras impressas no suporte.
2 . Ao entrar em ressonância o circuito absorve fortemente, e reemite em parte, a radiação electromagnética que sobre ele incide.
3. Sim.
4. Essa é a função do chip - mas não sei como isso funciona no detalhe. Esta é claramente uma questão para ser esclarecida por um engenheiro electrotécnico teórico! :lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Tharis em Terça Set 01, 2009 3:31 pm

Obrigado pela resposta. :)

Em relação à inductância eu sabia que era ditada pela bobina, mas não sabia calcular o seu valor, mas já encontrei:

L = \frac {\mu_0 N^2 A}{l}

onde N é o número de espiras, A é a área da secção da bobine e l é o comprimento da bobine.

Agora estou é mesmo curioso em relação à pergunta 4. :roll:
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Mensagempor hexphreak em Terça Set 01, 2009 6:28 pm

Na verdade, não te consigo responder por uma razão simples: uma vez que não há um standard para a tecnologia RFID, cada fabricante usa as suas especificações próprias. O esquema de modulação da onda e de codificação dos dados não é universal, pelo que talvez nem todos os modelos utilizem PWM, como sugeriste. Por outro lado, também não te sei adiantar muito mais do que isto, ainda não estou muito por dentro do assunto. Se encontrar alguma informação que te possa ajudar volto a postar aqui :wink:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor Tharis em Terça Set 01, 2009 7:50 pm

Pois...

Outra coisa, imagina que eras tu um fabricante. Como é que farias PWM com um LC Circuit?

EDIT

Bem, já descobri... Pensei, perguntei e foi-me confirmado... O Chip tem uma resistência e vai variando o seu valor para fazer os 1s e 0s. :)
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante