Microondas

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Microondas

Mensagempor robespierre em Quarta Jul 15, 2009 2:18 pm

Esta pergunta saiu no exame de ontem e fiquei com algumas dúvidas quanto à sua resolução. A pergunta é a 2.3 do exame, que está aqui http://www.gave.min-edu.pt/np3content/? ... _v1_09.pdf.

O sistema GPS utiliza, nas comunicações, radiações na gama das microondas, porque estas radiações:

a) se reflectem apreciavelmente na ionosfera

b) são facilmente absorvidas pela atmosfera

c) se propagam praticamente em linha recta, na atmosfera

d) se difractam apreciavelmente, junto à superfície terrestre

A a) e a b) são claramente falsas.
A resolução oficial indica a opção c).

Discordo desta resolução. É certo que as microondas se propagam praticamente em linha recta na atmosfera. No entanto, as radiações de todas as frequências se propagam em linha recta na atmosfera, isto é, têm uma trajectória rectilínea. Por exemplo, as radiações UV são absorvidas na atmosfera, no entanto, não dizemos que elas não se propagam em linha recta, pois se não se propagassem em linha recta teriam uma trajectória curvilínea, o que é falso. Penso que o objectivo era dizer que as microondas não são absorvidas na atmosfera, passam por lá incólumes. Mas não é isso que é dito. Sendo assim, o facto de as microondas se propagarem em linha recta na atmosfera, sendo verdadeiro, não é o que justifica a sua utilização no sistema GPS.

O que é que vocês acham disto? :?
João Pedro
robespierre
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 14, 2008 10:51 pm

Re: Microondas

Mensagempor Ângela Guerra em Quarta Jul 15, 2009 3:55 pm

Se rejeitaste a a) e a b) por serem claramente falsas, porque não rejeitas também a d), pelo mesmo motivo? A c) pode não ser o principal motivo, mas se é a única que faz sentido, tem de ser a correcta.
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Mensagempor robespierre em Quarta Jul 15, 2009 4:50 pm

Ângela, obrigado pela resposta.

Se rejeitaste a a) e a b) por serem claramente falsas, porque não rejeitas também a d), pelo mesmo motivo?

O comprimento de onda das microondas varia entre 1 milímetro e 1 metro. Logo, elas teriam facilidade em se difractar quando encontrassem corpos desse tamanho, ao passo que radiações de comprimentos de onda mais curtos não o conseguiriam.
Claro que esta razão não é muito boa: se fôssemos por aí, deveríamos escolher radiações de comprimentos de onda ainda mais longos, que se difractariam quando encontrassem corpos ainda maiores. Como disse, a verdadeira razão pela qual as microondas são usadas no sistema GPS é serem muito pouco absorvidas na atmosfera.

A c) pode não ser o principal motivo, mas se é a única que faz sentido, tem de ser a correcta.

Vamos experimentar escrever a frase completa: "O sistema GPS utiliza, nas comunicações, radiações na gama das microondas, porque estas radiações se propagam praticamente em linha recta, na atmosfera."

Não acho que isto faça sentido. É verdade que o sistema GPS utiliza microondas e também é verdade que elas se propagam praticamente em linha recta na atmosfera. No entanto, é falso que uma coisa cause a outra. Repara que, por esta ordem de ideias, também poderíamos escrever: "O sistema GPS utiliza, nas comunicações, radiações na gama das microondas, porque estas radiações têm uma frequência". Também é verdade que as microondas têm uma frequência. E isto é tão irrelevante para o caso como o facto de se propagarem em linha recta.
Se se prefere uma gama de radiações a outra, é porque as primeiras têm uma propriedade que as segundas não têm. Neste caso, a distinção é falaciosa: justifica-se a preferência por uma gama evocando uma propriedade comum a todas as outras gamas.

Repara que eu não argumento que a opção d) está correcta. Eu apenas quero dizer isto: a opção indicada nas soluções está incorrecta.
João Pedro
robespierre
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor pedrojustu em Quarta Jul 15, 2009 5:27 pm

O que eles queriam dizer era “porque estas radiações não se difractam, refractem nem são absorvidas em nenhuma das camadas da atmosfera de forma significativa” em vez de “ porque estas radiações se propagam em linha recta na atmosfera” que é uma linguagem ambígua. Vejamos, as ondas rádio não se difractam na troposfera (que faz parte da atmosfera) e propagam-se em linha recta na maior parte das vezes, mas não são usadas no GPS.

Quando eles dizem “sistema GPS” estão a ser um pouco redundantes porque isto equivale a “Sistema sistema de posicionamento global” :XD

Eu responderia C. No entanto faz todo o sentido o que disseste acerca do comprimento variar entre “1 milímetro e 1 metro”, eu cá não tenho portas em casa com 3 metros! :D “Apreciavelmente” também não é uma palavra muito clara e objectiva.

Se quisermos encontrar mais um erro recuemos ao Teste Intermédio de Março de 2009 – Teste A (só Química).
Realizei este teste para me preparar para o exame e qual não é o meu espanto quando o enunciado diz “Seleccione a alternativa correcta” e eu só encontro 4 alternativas incorrectas :shock: .
As soluções dizem que a alínea correcta da questão 1.2 é “Nas transições electrónicas entre estados excitados, não há emissão de radiações na zona do ultravioleta.”. Isto até poderia ser verdade se as transições, da série de Balmer, de n=7 para n=2, ou n=8 para n=2, e por aí adiante, não emitissem radiação UV – mas emitem (contradição!). Aparentemente nenhuma escola em que este Teste foi realizado notou este erro, se é que alguém chegou mesmo a notar. Mas o meu professor não me conseguiu convencer que esta era a menos incorrecta, porque se estão todas incorrectas “mais ou menos” depende apenas do ponto de vista, penso eu de que ...
Not that anyone cares what I say, but the Restaurant is on the other end of the universe

OIbF 2010, Panamá
Quark! 2009/2010
pedrojustu
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Jan 12, 2009 9:41 pm

Mensagempor Ângela Guerra em Quarta Jul 15, 2009 6:06 pm

Apreciavelmente pode não ser uma palavra rigorosa, mas com difracção, neste contexto, estamos a falar de montanhas, vales, edifícios, coisas muito maiores do que 1 metro, daí eu rejeitar a opção D. E nestas coisas a resposta dita "correcta" pode ser simplesmente a "mais correcta" ou a "menos incorrecta".
(Robespierre: vais detestar os testes de Código! :P)
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor pedrojustu em Quarta Jul 15, 2009 6:14 pm

Ângela Guerra Escreveu:(Robespierre: vais detestar os testes de Código! :P)

Agora já incluem perguntas sobre GPS? :XD

(sim, eu percebi :D )
Not that anyone cares what I say, but the Restaurant is on the other end of the universe

OIbF 2010, Panamá
Quark! 2009/2010
pedrojustu
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Jan 12, 2009 9:41 pm

Mensagempor robespierre em Quarta Jul 15, 2009 7:19 pm

Primeiro:

(Robespierre: vais detestar os testes de Código! :P)

Ângela, sou o João Pedro do Quark!. Se calhar não me reconheces: costumava estar à beira do Zé (aquele sujeito grande) nas aulas; um dia até adormeci e cheguei atrasado com o Marvin.

O que eles queriam dizer era “porque estas radiações não se difractam, refractem nem são absorvidas em nenhuma das camadas da atmosfera de forma significativa” em vez de “ porque estas radiações se propagam em linha recta na atmosfera”

Exacto.

“ porque estas radiações se propagam em linha recta na atmosfera” que é uma linguagem ambígua

Discordo. A linguagem é clara. Simplesmente, se completarmos a frase com a alínea c), ela é falsa.
Os átomos são tão pequenos que a difracção que provocam na radiação é desprezável. Todas as radiações se propagam em linha recta na atmosfera.

Não devemos pensar no que eles queriam dizer, mas no que está escrito, porque senão vale tudo: quando errar um exercício, digo que na verdade queria escrever outra coisa.

Quanto à resposta d), como já disse, também não me parece muito boa. Mas isto é acessório.

O que quero frisar é que a alínea c), tida como correcta, não o é.

Mais alguém quer dar a sua opinião? :wink:
João Pedro
robespierre
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor Ângela Guerra em Quarta Jul 15, 2009 7:25 pm

Robespierre (ou João Pedro): assim de repente não estou a ver quem és, desculpa. :oops:
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Jul 15, 2009 11:10 pm

É uma questão um pouco estranha. no mínimo. 8)
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes