Dúvida sobre quantização da energia

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Dúvida sobre quantização da energia

Mensagempor ampat em Terça Jul 14, 2009 4:14 pm

Queria colocar uma questão que saiu no exame nacional de Física e Química, mas que não encontro em lado nenhum a resposta a essa pergunta(excepto no site do Gave :) ).
Pergunta o seguinte:

"Considere que um átomo de hidrogénio se encontra no primeiro estado excitado (n = 2) e que, sobre
esse átomo, incide radiação de energia igual a 3,6 × 10–19 J.
Indique, justificando, se ocorrerá a transição do electrão para o nível energético seguinte."

Ora, a diferença de energia entre o nível 3 e o nível 2 é 3,0 * 10^{-19} J.
Nas soluções diz que para que um electrão passe de um nível inferior para outro superior, tem de incidir sobre o átomo radiação com energia igual à diferença de energia entre os níveis. Deve ser mesmo assim, mas eu nunca li isto nestes termos. Dizem sempre que as órbitas do electrão são quantizadas e que só podem ter um certo valor de energia e momentos angular, mas nunca li que para passarem de um nível para outro tem que se fazer incidir sobre eles energia com um valor exacto. Os electrões rejeitam toda a energia se não for igual à diferença de energias entre os níveis?
Agradecia se alguém me pudesse esclarecer. :D

edit: Ah, acho que já percebi! :mrgreen: . É de facto verdadeiro que não absorve essa radiação se ela não tiver um determinado nível de energia e é nisso que se baseia os espectros de absorção, certo?
ampat
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Dez 13, 2008 10:50 am

Re: Dúvida sobre quantização da energia

Mensagempor jap em Terça Jul 14, 2009 9:03 pm

ampat Escreveu:Queria colocar uma questão que saiu no exame nacional de Física e Química, mas que não encontro em lado nenhum a resposta a essa pergunta(excepto no site do Gave :) ).
Pergunta o seguinte:

"Considere que um átomo de hidrogénio se encontra no primeiro estado excitado (n = 2) e que, sobre
esse átomo, incide radiação de energia igual a 3,6 × 10–19 J.
Indique, justificando, se ocorrerá a transição do electrão para o nível energético seguinte."

Ora, a diferença de energia entre o nível 3 e o nível 2 é 3,0 * 10^{-19} J.
Nas soluções diz que para que um electrão passe de um nível inferior para outro superior, tem de incidir sobre o átomo radiação com energia igual à diferença de energia entre os níveis. Deve ser mesmo assim, mas eu nunca li isto nestes termos. Dizem sempre que as órbitas do electrão são quantizadas e que só podem ter um certo valor de energia e momentos angular, mas nunca li que para passarem de um nível para outro tem que se fazer incidir sobre eles energia com um valor exacto. Os electrões rejeitam toda a energia se não for igual à diferença de energias entre os níveis?
Agradecia se alguém me pudesse esclarecer. :D

edit: Ah, acho que já percebi! :mrgreen: . É de facto verdadeiro que não absorve essa radiação se ela não tiver um determinado nível de energia e é nisso que se baseia os espectros de absorção, certo?

Certo! :wink.
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Dúvida sobre quantização da energia

Mensagempor ampat em Quarta Jul 15, 2009 5:33 pm

Obrigado :D
ampat
bottom-Quark!