Velocidade da luz

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Velocidade da luz

Mensagempor fcouto em Sexta Mar 27, 2009 10:45 am

Desde ha muito tempo que tenho a noção que a velocidade da luz é a velocidade limite no universo, no entanto desde há um tempo pra cá tenho-me vindo a questionar o porquê de assim ser...
Aqui estam as minhas duvidas: em que é que os fisicos se baseiam para afirmar que a velocidade maxima do universo é a da luz, será que poderao estar errados e existir algo mais rapido do que a luz?
fcouto
gluão
gluão

Registado: Segunda Fev 09, 2009 5:14 pm

Re: Velocidade da luz

Mensagempor hexphreak em Domingo Mar 29, 2009 5:01 pm

É muito simples. Em concordância com a experiência, assumem-se (como Einstein fez, em 1905, no seu "Sobre a electrodinâmica dos corpos em movimento") dois postulados: as leis da Física não mudam entre dois referenciais que se movem com movimento de translação uniforme um em relação ao outro, e a velocidade da luz no vazio é a mesma para qualquer observador. A conclusão de que a velocidade da luz é a velocidade máxima no Universo deriva logicamente destas premissas, utilizando algumas experiências de pensamento ("gedankenexperiments") muito simples. Se quiseres ver os detalhes, podes ler o excelente artigo original de Einstein que citei no início.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes