Paradoxo Momento Linear/Energia Cinética

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Paradoxo Momento Linear/Energia Cinética

Mensagempor Simons em Quinta Fev 19, 2009 9:27 am

Penso que não estou a violar o código do fórum, mas de qualquer maneira...

Num caso que o professor apresentou nas aulas, o muro, durante o choque, deveria apresentar momento linear ao mesmo tempo que não possuia energia cinética, o que seria um paradoxo deveras interessante para mostrar a conservação do momento linear...

Mas depois de pensar sobre o assunto, porque é que o momento linear teria de se conservar? segundo a 2ª Lei de Newton, a resultante das forças exteriores que actuam sobre o sistema é igual à derivada do momento linear em ordem ao tempo, donde vem que se o momento linear for constante a força resultante tem de ser nula... Assim, a lei da conservação do momento linear só se adequa em casos em que a resultante das forças exteriores é nula...

Neste caso, aquando da colisão do corpo com a parede, existem forças exteriores (que mantêm a parede ligada ao chão). Por isso é que só para colisões muito intensas é que o corpo consegue continuar em frente, destruindo a parede... Assim, na minha opinião, estas forças exteriores não seriam desprezíveis no problema, não se podendo utilizar a lei da conservação do momento linear...

Mas será que o professor, ao dar esse problema, pretenderia desprezar estas forças simplesmente, ou é esta a resolução do problema sem eu saber? :lol:
Agradeço que respondam a comentar o meu raciocínio... (já agora, os trabalhos de casa serão para entregar numa folha à parte nesta próxima sessão ou são apenas para fazer e corrigir na aula???).
Sem a Física, de certeza que o mundo seria muito mais ridículo (só estaria cá a Medicina para compensar :D)...
Simons
gluão
gluão

Registado: Terça Dez 16, 2008 7:11 pm

Re: Paradoxo Momento Linear/Energia Cinética

Mensagempor hexphreak em Quinta Fev 19, 2009 2:46 pm

Penso que a ideia é considerares que a parede tem massa infinita (na verdade é a massa da Terra, que é em boa aproximação infinita :P), pelo que a velocidade e consequentemente a energia cinética serão nulas para qualquer momento linear que lhe seja transmitido.

Os trabalhos de casa não são TPC :wink: Ninguém os corrige a menos que perguntes (como aqui); a ideia é consolidarem a matéria dada nas aulas e fazerem-te pensar um bocado.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Re: Paradoxo Momento Linear/Energia Cinética

Mensagempor Simons em Quinta Fev 19, 2009 7:00 pm

Muito obrigado pela resposta...

Essa era a minha segunda resposta ao problema, no caso desse raciocínio estar incorrecto.
Na verdade, não pensei que, como a parede estava ligada à Terra, não se considerava só a parede mas sim todo o planeta Terra...
Agora, o smilie mais adequado a este problema:

:wall:
Sem a Física, de certeza que o mundo seria muito mais ridículo (só estaria cá a Medicina para compensar :D)...
Simons
gluão
gluão

Registado: Terça Dez 16, 2008 7:11 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes