Constante de Gravitação Universal

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Constante de Gravitação Universal

Mensagempor _JR_ em Sábado Jan 24, 2009 10:11 pm

Aqui há uns dias dei na aula o método como Cavendish calculou a constante de gravitação universal.

Pelo que a minha professora nos disse ele calculou o "ângulo de torção" do fio na sua experiência (penso que foram as palavras exactas).

Bem, eu não sai como se calcular o ângulo da torção de um fio. Alguém me sabe explicar isso? Gostava de ter uma melhor visão de como é Cavendish efectuou a experiência...
_JR_
gluão
gluão

Registado: Segunda Jan 19, 2009 5:10 pm

Re: Constante de Gravitação Universal

Mensagempor hexphreak em Sábado Jan 24, 2009 10:14 pm

Não é nada de complicado. Cavendish simplesmente tinha uma escala, como aquela num transferidor, com a posição inicial da barra no 0. O torque provocado pela atracção gravítica provocou uma rotação da barra em torno do ponto de suspensão, e o ângulo de rotação pode facilmente ser medido na escala. Esta balança de torsão foi, na realidade, inventada por Coulomb para medir a força electrostática entre cargas, o que levou à formulação da lei que hoje leva o seu nome.

No entanto, o objectivo de Cavendish não era medir G, ao contrário do que é frequentemente afirmado, mas sim medir a densidade da Terra! De facto, não há nenhuma menção à constante de gravitação universal nos seus trabalhos, que tinham uma importância principalmente astronómica: a densidade da Terra era um dado importante para conhecer melhor os outros planetas observados no Sistema Solar :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Re: Constante de Gravitação Universal

Mensagempor RicardoCampos em Domingo Jan 25, 2009 12:06 am

"O Homem que pesou a Terra"
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante