Distância de um objecto.

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Distância de um objecto.

Mensagempor Cynary em Terça Jan 13, 2009 10:17 pm

Eu há pouco tempo deparei-me com uma dúvida ... se calhar até é algo trivial, mas não gosto muito de ficar com dúvidas, e como até agora não encontrei nada que ma pudesse esclarecer, vou colocá-la aqui:
Como é que sabem as distâncias de um objecto em relação a outro, no astrofísica? Sei que é medida relativamente ao tempo que a luz demora a chegar até nós, mas como conseguimos conhecer este tempo?
Peço desculpa se for alguma coisa muito básica, mas agora fiquei com esta dúvida xD.
Cynary
gluão
gluão

Registado: Terça Jan 06, 2009 5:55 pm

Re: Distância de um objecto.

Mensagempor jap em Terça Jan 13, 2009 10:53 pm

Bem, há vários métodos...paralaxe, etc...

Vou pedir amanhã a um dos astrónomos do nosso departamento que prometeram colaborar aqui em questões de astronomia/astrofísica que comecem já a trabalhar e respondam à tua pergunta! :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Cynary em Quinta Jan 15, 2009 7:21 pm

Depois de descobrir o que é a paralaxe, senti-me meio estúpido sinceramente xD, porque utilizar os ângulos nunca me passou pela cabeça lol
De qualquer forma obrigado, e gostaria também de saber mais métodos, se possível, mas pelo menos parte da minha dúvida ficou esclarecida.
Cynary
gluão
gluão

Registado: Terça Jan 06, 2009 5:55 pm

Mensagempor mav em Domingo Jan 25, 2009 6:52 pm

O hyperphysics têm uma explicação muito boa sobre isso: http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/Hbase/astro/distance.html
"Reserve your right to think, for even to think wrongly is better than not to think at all." Hypatia
mav
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Fev 06, 2007 9:57 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes