Explicar o comportamento das rodas de um carro...

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Explicar o comportamento das rodas de um carro...

Mensagempor shiroyamacah em Segunda Nov 03, 2008 7:17 pm

em função da FORÇA APLICADA e da FORÇA DE ATRITO, quando ele tem:

a)tração dianteira
b)tração trazeira
c)tração nas 4 rodas

eu tinha que ver essa curiosidade com um engenheiro pelo que a professora disse, mas não conheço nenhum >.<
poderiam me ajudar?
só achei sobre as trações, mas nada falando de F.aplicada e F.atrito.
ah!
se souberem de alguma figura ou de algum lugar que tenha uma explicação boa que ajude a fazer o desenho das forças agindo nas rodas seria bom ^^"
aqui é o último lugar que posso ver ajuda T.T
shiroyamacah

Registado: Segunda Nov 03, 2008 3:22 pm

Re: Explicar o comportamento das rodas de um carro...

Mensagempor Dynamis em Terça Nov 04, 2008 9:34 am

Olá!

Esse tema entra na Dinâmica de veículos, um assunto muitíssimo interessante porém complexo quando se pretende chegar aos modelos matemáticos dinâmicos que estão por detrás das simulações e/ou das soluções para problemas sobre comportamento de veículos na via.

Se quiseres uma explicação simples sobre o comportamento dos veículos em superfícies em que há atrito, incluindo derrapagem e controlo da mesma, podes dar uma vista de olhos a este meu trabalho sobre a sinistralidade rodoviária que tem um capítulo que trata da dinâmica automíovel, embora não do ponto de vista das equações do movimento dos veículos.

http://dited.bn.pt/30676/1664/3109.pdf

Há derrapagem quando o atrito é menor que a Força aplicada. No limite do atrito, se houver aplicação de uma Força de tracção adicional, o veículo entrará em derrapagem. A forma como ele entra em derrapagem e a estabilidade variam conforme a configuração/posição da massa do veículo (massa, centro de gravidade de massa, e momento de inércia), o ponto de aplicação de Força de tracção, e a situação dinâmica (se em linha recta ou se em curva, aceleração radial).

Em aceleração radial centrípeta, no limite do atrito lateral, se houver aplicação de Força de tracção:

*se o veículo tiver tracção dianteira, entrará em subviragem;
*se o veículo tiver tracção traseira, entrará em sobreviragem;
*se o veículo tiver tracção 4WD, entrará em derrapagem neutra.

Estou a escrever isto assim muito à pressa neste momento, espero, porém, ter conseguido ajudar... ;)
Dynamis
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 21, 2008 8:41 pm

Re: Explicar o comportamento das rodas de um carro...

Mensagempor jap em Terça Nov 04, 2008 9:52 am

Olá Dynamis,

Muito obrigado por mais esta preciosa contribuição para o fórum. O teu trabalho é muito interessante, vou imprimir o ficheiro para poder ler mais logo, com tempo e atenção! :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes