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Coerência no Enunciado ou não?

MensagemEnviado: Sexta Out 31, 2008 9:40 pm
por Tharis
Hoje fiz um teste de FQ-A que me correu mal. Correu-me mal porque o enunciado não era bem redigido e porque o teste era extenso...

Eu não resolvi uma questão que era calcular o tempo que um sinal demora a percorrer a distância entre o satélite e o receptor GPS.

Entre parêntesis à frente de Zénite estava: "(direcção mesmo por cima do receptor)".

Li este parêntesis e fiquei confuso. Por cima?!? Que será por cima? E pensei que fosse o nível dos olhos. No entanto, pelo que me lembrava o Zénite não era nada disto... Mas continuei porque faltava-me ainda muito teste pela frente. Com o que é que tinha confundido? Com o Horizonte... Agora a minha questão é:

"direcção mesmo por cima do receptor" é conciso e objectivo?

http://img362.imageshack.us/my.php?image=imageij3.png <- esquema de várias direcções "por cima"

Vejamos:

eu não estou a dizer que o que eu pensei que era o Zénite estava certo. Eu sei que não é, só que fui induzido em erro por um enunciado, que para mim está mal redigido. Terei razão?

Gostava de ver as opiniões de todos.

Cumps

P.S.: Não sei se será a secção certa, mas foi a que me pareceu mais apropriada...

Re: Coerência no Enunciado ou não?

MensagemEnviado: Sexta Out 31, 2008 9:51 pm
por jap
Penso que o prof. ao redigir o enunciado pretendeu ajudar, receando que os alunos já não se lembrassem do que é o zénite. A redacção da frase da "dica" (direcção mesmo por cima do receptor) não é a mais feliz, pois pode de facto induzir em erro, mas a intenção era boa. :P Em geral penso que a maioria dos alunos entenderá a frase, ainda que não muito correcta, como significando a direcção que aponta para "cima"... :roll: Infelizmente, no teu caso, a frase só veio confundir! :?

Re: Coerência no Enunciado ou não?

MensagemEnviado: Sexta Out 31, 2008 9:54 pm
por hexphreak
Bem, não vou dizer que está bem redigido porque de facto é algo impreciso, mas parece-me que também te deixaste afectar pela situação :? Até porque essa é uma forma muito vulgar de se referir ao conceito de zénite, que pode ser mais formalmente definido como a direcção vertical local, com sentido contrário ao do da força gravítica naquele ponto. Para além disso, quando nos referimos a uma direcção em relação a um observador estamos a falar de um segmento de recta orientado com origem no observador, portanto o teu desenho também não está correcto.

Pessoalmente, não creio que devas tentar sacar pontos da situação, mas se quiseres podes de facto argumentar contra a exactidão do enunciado. Embora duvide bastante que o teu professor ou professora vá nisso...

Re: Coerência no Enunciado ou não?

MensagemEnviado: Sexta Out 31, 2008 10:05 pm
por Tharis
jap Escreveu:Penso que o prof. ao redigir o enunciado pretendeu ajudar, receando que os alunos já não se lembrassem do que é o zénite. A redacção da frase da "dica" (direcção mesmo por cima do receptor) não é a mais feliz, pois pode de facto induzir em erro, mas a intenção era boa. :P Em geral penso que a maioria dos alunos entenderá a frase, ainda que não muito correcta, como significando a direcção que aponta para "cima"... :roll: Infelizmente, no teu caso, a frase só veio confundir! :?


Pois, aí é que está, os meus colegas que nem percebem nada daquilo perceberam e eu não...

hexphreak Escreveu:Bem, não vou dizer que está bem redigido porque de facto é algo impreciso, mas parece-me que também te deixaste afectar pela situação :? Até porque essa é uma forma muito vulgar de se referir ao conceito de zénite, que pode ser mais formalmente definido como a direcção vertical local, com sentido contrário ao do da força gravítica naquele ponto. Para além disso, quando nos referimos a uma direcção em relação a um observador estamos a falar de um segmento de recta orientado com origem no observador, portanto o teu desenho também não está correcto.

Pessoalmente, não creio que devas tentar sacar pontos da situação, mas se quiseres podes de facto argumentar contra a exactidão do enunciado. Embora duvide bastante que o teu professor ou professora vá nisso...


Tens razão... O meu desenho não é grande coisa... (Estive a usar o gimp e como só uso aquilo para fazer rabiscos nao consegui exempleficar). Anyway, como tu disseste, é impreciso e preferiria milhares de vezes a tua definição.

O meu objectivo não é sacar pontos. A minha maior frustração é não ter conseguido resolver o problema porque fui induzido em erro! :\

Re: Coerência no Enunciado ou não?

MensagemEnviado: Sexta Out 31, 2008 10:30 pm
por hexphreak
Tharis Escreveu:(...)
O meu objectivo não é sacar pontos. A minha maior frustração é não ter conseguido resolver o problema porque fui induzido em erro! :\

Pois, realmente é bastante frustrante :?

Re: Coerência no Enunciado ou não?

MensagemEnviado: Sábado Nov 01, 2008 1:20 am
por sagardipak
Por um lado, apoio-te e acho que te deves preocupar com a correcção da linguagem e do pensamento. Por outro, não acho que devas deixar que isso te afecte a esse ponto. Se calhar o melhor que tinhas a fazer nessa altura era pensar para onde olhavas se alguém dissesse "Olha, o Sol está por cima de ti!". É mais intuitivo e imediato saber exactamente onde estava o Sol. E também tens as razões apresentadas pelo Henrique.

Agora, deve ser realmente chato que isto te impeça de resolver um exercício... Do meu ponto de vista, não te deves preocupar muito com isso. Não falhaste porque não sabias a matéria ou a maneira de resolver e, no final, é isso que conta. Claro que é sempre chato ter menos meio valor ou até 1, mas isso são coisas que ultrapassas certamente! :D

Re: Coerência no Enunciado ou não?

MensagemEnviado: Quinta Dez 25, 2008 4:02 pm
por Miro
coisas destas estão-me sempre a acontecer....e mesmo frustrante....tive um teste onde perdi 3,5 valores em coisas destes genero...

mas frustrante mesmo e eu ler um exercicio, escrever as 2 formulas que tenho de usar, e nao perceber a minha letra e confundir um "n" com um "m" numa das formulas de modo que tenho o exercicio totalmente errado ..... em 2 testes! ...é mesmo do piorio, estragou-me a media, era um "exercicio para ajudar", muito simples e a valer muito... em vez de 19,2 tive 16,7 :(