Apresentação - Filipe Matos

Os novos utilizadores do fórum deverão deixar aqui a sua primeira mensagem de apresentação!

Apresentação - Filipe Matos

Mensagempor filipematos em Sábado Jun 25, 2011 5:02 pm

Olá comunidade,
Chamo-me Filipe Matos, sou estudante do ensino secundário (passei para o 11ºano), frequento o curso de CCT e tenho especial interesse pela Física e pela Matemática.
No ano passado, participei nas olimpíadas da Física, onde fiquei classificado com o 3º lugar na etapa nacional juntamente com os restantes elementos da minha equipa.
Tenciono seguir o curso de Física no ensino superior e poder um dia trabalhar em investigação. Adoro a Física em geral, contudo, tenho especial interesse em Física de Partículas/Quântica, Cosmologia/Astrofísica e Relatividade, no entanto, sem deixar de parte Newton ou Galileu.
Conheci este Fórum após ter participado nas olimpíadas onde fui informado sobre o projecto Quark. Tenciono candidatar-me ao mesmo no ano que vêm.

Não sei o que dizer mais, qualquer pergunta ou questão, não hesitem em perguntar...

Um Abraço a toda a comunidade

Filipe Matos
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Re: Apresentação - Filipe Matos

Mensagempor jap em Sábado Jun 25, 2011 9:19 pm

Olá Filipe,

E bem vindo ao fórum! :D
Parabéns pelo teu resultado nas olimpíadas. :hands: Os primeiros 20 classificados nas olimpíadas nacionais de física têm automaticamente acesso à escola Quark!, nem precisas de te candidatar. Vais, com certeza, gostar da experiência!

Abraço,
jap
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor filipematos em Domingo Jun 26, 2011 5:50 pm

Ou seja, se eu for às olimpíadas para o ano (claro que vou) e ficar entre os 20 primeiros tenho logo entrada na Escola Quark?
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor josepedrocf em Domingo Jun 26, 2011 6:59 pm

Ora nem mais. Mas podes participar no projecto Quark! já no 11º, o que até seria uma vantagem para as olimpíadas, pois irias melhor preparado. :D
Quark! 2011

IPhO 2011 - Bangkok, Thailand
josepedrocf
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Jun 14, 2010 7:41 pm

Mensagempor filipematos em Domingo Jun 26, 2011 11:55 pm

Mas para tal iria ter que me candidatar naquele período de novembro a Janeiro correções? E as aulas quark são antes das olimpíadas ?

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor RicardoCampos em Segunda Jun 27, 2011 4:30 am

jap Escreveu:Olá Filipe,

E bem vindo ao fórum! :D
Parabéns pelo teu resultado nas olimpíadas. :hands: Os primeiros 20 classificados nas olimpíadas nacionais de física têm automaticamente acesso à escola Quark!, nem precisas de te candidatar. Vais, com certeza, gostar da experiência!

Abraço,
jap

Se eu percebi bem, ele ficou em terceiro lugar do 9º ano, logo não tem automaticamente o acesso ao Quark!, certo?
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor filipematos em Terça Jul 19, 2011 10:44 pm

Eu não sabia bem onde postar a minha pergunta, por isso posto aqui para não andar a criar mais tópicos.
A minha pergunta é sobre o próprio forum. Eu reparo que os diversos quarkianos têm uma espécie de classificação(as lâmpadas) e consoante as mesmas é lhes atribuído um nome ( um dos 6 quarks ou o mediador da força forte o gluão), eu não fiz uma pesquisa exaustiva no fórum para encontrar uma teoria para as classificações, mas será que têm alguma coisa haver com a massa dos quarks. Ou seja, os que têm uma classificação mais elevada é lhes atribuído um quark mais "pesado"? Visto o gluão ser o primeiro e o top o último, se não estou em erro(não olhei bem para os intermédios)?

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor Bruno Oliveira em Terça Jul 19, 2011 10:49 pm

Acho que tens uma explicação bem detalhada acerca da tua questão, aqui. :)
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor filipematos em Terça Jul 19, 2011 11:03 pm

Muito obrigado :)

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor adrianac em Domingo Jan 15, 2012 10:44 pm

Ola Filipe ;)

Bem-vindo também tu ao Quark :)

Vi a tua apresentaçao e vi que temos em comumo gosto pelos mesmos tópicos de física e até as mesmas ambições academicas e profissionais. O que na minha óptica é muito positivo ;)

Até dia 28!!

Adriana Correia
adrianac
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Jan 12, 2012 11:11 pm

Mensagempor filipematos em Domingo Jan 15, 2012 10:49 pm

Já começa a concorrência :p

Parece que já temos tema de conversa para dia 28 :)

Até coimbra :D

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ruifm em Segunda Jan 16, 2012 6:46 pm

Eu nunca percebi como é que se participa nas olímpiadas de física. Desde sempre que sei da sua existência mas sempre que pergunto aos meus professores por elas, eles fecham-se em copas... como se fosse tabu :? . Já as de matemática tou farto de participar sem problemas. Mistério. Acho que há um problema na divulgação pelo menos na minha escola, e na anterior.
De qualquer forma tens sorte em seres dos 20 1ºs classificados. Aproveita!
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor adrianac em Segunda Jan 16, 2012 7:21 pm

Concorrência saudável, eu espero ;)

E tenho a certeza que tópicos de conversa é o que não vai faltar ;)

Até dia 28!!

Adriana Correia
adrianac
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Jan 12, 2012 11:11 pm

Mensagempor filipematos em Segunda Jan 16, 2012 7:52 pm

Eu nunca percebi como é que se participa nas olímpiadas de física. Desde sempre que sei da sua existência mas sempre que pergunto aos meus professores por elas, eles fecham-se em copas... como se fosse tabu :?

Sim, há um grande problema na divulgação, mas pelo que sei é mais da parte dos professores do que da parte da spf. Para participares tens que insistir bastante com os teus professores :)

Concorrência saudável, eu espero

E tenho a certeza que tópicos de conversa é o que não vai faltar

Para mim, a concorrência é sempre saudável, leva-nos a melhorar, pois para ganharmos temos que ser melhores que a "concorrência", nos cafés eles fazem promoções, nós é a resolver problemas ahaha (Qual será o mais lucrativo?) :)

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor rafaelsantos em Segunda Jan 16, 2012 8:06 pm

Olá Filipe!

filipematos Escreveu:Para mim, a concorrência é sempre saudável, leva-nos a melhorar, pois para ganharmos temos que ser melhores que a "concorrência", nos cafés eles fazem promoções, nós é a resolver problemas ahaha (Qual será o mais lucrativo?) :)

Quanto a isto eu discordo, acho que na Física não devemos encarar a resolução dos problemas como algo competitivo, mas uma espécie de trabalho de equipa, onde podemos unir esforços (partilhando ideias, opiniões, teorias, etc.) para alcançar aquela máxima geral que é a Teoria do Tudo :D

Tal como tu, também me interesso pelos tópicos que disseste na Apresentação, do mesmo modo.

Bem... parece que a 1ª sessão será recheada de "brainstorming".

Até dia 28 :D
To confine our attention to terrestrial matters would be to limit the human spirit. - Stephen Hawking

rafaelsantos
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Out 09, 2010 5:04 pm

Próximo

Voltar para Apresentações

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 0 visitantes