Que empregos pode um físico exercer?

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Que empregos pode um físico exercer?

Mensagempor albertoalmeida em Terça Jul 07, 2015 7:44 pm

Boas,
tenciono estudar física na universidade de lisboa, já que é uma boa universidade relativamente próxima e com uma boa taxa de emprego(infocursos.mec.pt)
Tenho conhecimento da variedade de empregos que um físico (licenciado/mestrado) pode exercer:
Saídas Profissionais / Empregadores:"Instituições de ensino superior e institutos de investigação e desenvolvimento | Organizações internacionais de ciência e tecnologia | Infraestruturas científicas de grande porte | Organismos de acreditação e de regulação | Empresas industriais, comerciais e de serviços nas áreas de informática, saúde, finanças e consultoria".
Mas gostava que me ajudassem com exemplos de empregos prováveis para um graduado, com a excessão do ramo do ensino, já que não tenciono ser professor.
albertoalmeida

Registado: Terça Jul 07, 2015 11:51 am

Re: Que empregos pode um físico exercer?

Mensagempor jap em Terça Jul 07, 2015 11:37 pm

Caro Alberto,

Para além da saída profissional mais óbvia e mais provável para um Física que é exercer investigação nas Universidades, ou em laboratórios de diversa índole (incluindo industriais), existem algumas saídas mais "exóticas" mas que são prováveis, atendendo a que conheço exemplos de todas elas:

a) bolsa de valores - as empresas que trabalham nas grandes bolsas de valores valorizam os Físicos (para fazer modelos de analise, etc.) e são bons empregadores de Físicos. Há muitos na "city" de Londres incluindo alguns portugueses, por exemplo.

b) empresas do setor energético. Conheço alguns Físicos que trabalham no setor do mercado global de electricidade e do petróleo, por exemplo. Estou a falar de "big players" a nível mundial. Também conheço pessoalmente alguns Físicos doutorados portugueses a trabalhar neste setor, e estão a dar-se bem.

c) lançamento de empresas em nichos de mercado, algumas extremamente nem sucedidas. É o caso da Science4you, lançada e liderada por um Físico.

Isto são apenas alguns exemplos...

Abraço,
jap
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Re: Que empregos pode um físico exercer?

Mensagempor albertoalmeida em Quinta Jul 09, 2015 11:55 pm

Muito obrigado pela resposta. Para quem estiver interessado, encontrei mais exemplos de profissões pesquisando um pouco neste site http://utm.utoronto.ca/careers/careers-by-major-physics .
Tenho também uma outra pergunta, como já disse, gostava de estudar física, porém um amigo recomendou-me engenharia física (ele acha que tenho jeito para engenharia por algumas coisas que construí e por gostar de formula 1). Se possível, gostava de saber qual é a sua opinião a respeito de estudar física ou engenharia física (respetivas perspetivas de emprego, possíveis trabalhos, salário, etc.)

Realmente apreciava a sua ajuda, pois tenho de decidir o que estudar.
albertoalmeida

Registado: Terça Jul 07, 2015 11:51 am

Voltar para Comunidade Quarkiana

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 3 visitantes