Pois... Ele perguntou precisamente porque não sabe...
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Em relação ao cantor, eu de facto não o conheço, coloquei aqui para saber se alguém o conhecia pois tinha-me parecido que era famoso...
Em relação ao ultimo post do professor (apos ter clicado no video e aberto o youtube ) descobri que o grupo se chama Esbjorn Svensson Trio e que a musica se chama "from gagarin's point of view" logo, a relação entre a musica e o Quark! é obvia uma vez ter sido Gagarin o primeiro homem a orbitar a Terra... Existe ainda uma outra relação bem mais subtil que tem a ver com a musica em si... Uma vez que esta se apresenta calma e doce, como que um sonho e cedo se transforma em escura e tenebrosa, alternando estes dois estados ao longo da musica. Acho que esta é uma representação fiel do Quark! uma vez que nos pareceu a todos um sonho termos feito parte deste projecto mas também nos deixou bastante assustados de vez em quando, mais propriamente quando se sussurrava "Lobo Mau"
E hoje uma homenagem ao Brasil, país com uma grande tradição musical!
Não sei se sabem, mas 1959 foi um ano "mirabilis" para o Jazz - é incrível o número de excelentes discos que vieram a lume neste ano! Voltarei a este assunto um dia destes.
Também em 1959 um filme brasileiro ganhou a palma de ouro do festival de Cannes - "Orfeu Negro" - que teve bastante sucesso internacional e cuja banda sonora iniciou uma verdadeira febre musical que durou cerca de 4 anos, a "bossa nova mania". O que é giro, é que dois músicos de Jazz americanos (Charlie Bird e Stan Getz) encetaram colaborações com músicos brasileiros (Tom Jobim, Luis Bonfá), iniciando um movimento de entrosamento da música brasileira com o Jazz que ainda hoje, passados muitos anos sobre a "bossa nova mania", ainda tem alguma relevância. Algumas músicas de bossa nova são hoje standards de Jazz, servindo de mote para novas improvisações de músicos de todo o mundo.
Voltando ao filme, Orfeu Negro, vale a pena vê-lo - é muito interessante, e não apenas pela música! Em celebração aos 50 anos deste filme, e do início da "bossa nova craze", o canal Mezzo passou hoje o filme - alguém viu?
Ora aqui ficam alguns excertos para vos aguçar o apetite:
A famosíssima cena final do filme (que tem uma interpretação simbólica que não vou revelar...
Podem ver o filme completo (em 13 episódios no youtube, com qualidade de imagem bastante boa!) aqui: Orfeu Negro
E agora o desafio: quem me posta aqui uns vídeos (pesquisem no youtube) de bonitas interpretações jazzísticas de músicas deste filme (por músicos famosos ou amadores)? Encontrei algumas excelentes!
José António Paixão Departamento de Física da FCTUC
Para os nossos amigos brasileiros, fica aqui a informação de que os Clã estão em digressão pelo Brasil, e muito bem acompanhados pelos brasileiros Pato Fu com quem têm recentemente colaborado.
Aqui fica o interessante vídeo de Manuela Azevedo (Clã) e Fernanda Takai (Pato Fu), o tema "Amuo" do último álbum dos Clã:
Gostam?
José António Paixão Departamento de Física da FCTUC