Curso na faculdade

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Curso na faculdade

Mensagempor pferreira em Quarta Jan 11, 2012 7:58 pm

Ola,

não sei se este topico esta na secção correta e peço já desculpa se não esta.
Para o próximo ano vou para a universidade mas estou um pouco indeciso em qual curso entrar. Eu estava a pensar em ir para engenharia e como sei que a FEUP é das melhores do país estava a pensar em ir para lá. Relativamente ao curso estava a pensar em seguir algo relacionado com eletronica, computadores. Estive a ler umas coisas e aconselharam-me Engenharia Eletrotecnica e de Computadores mas não sei o que realmente se "aprende" neste curso e para tal gostava que me dessem umas dicas sobre que curso escolher ou se já estou com uma boa escolha.

Agradeço respostas,
Bom trabalho
Imagem
pferreira
gluão
gluão

Registado: Sábado Nov 05, 2011 4:40 pm

Re: Curso na faculdade

Mensagempor Bruno Oliveira em Quinta Jan 12, 2012 1:22 am

Vai e nem sequer penses em mudar!!

Além de ser um excelente curso, se já desenvolveste de forma independente, gosto por computadores, programação, electrónica, esse é O CURSO a seguir! Tem um plano curricular que se adequa bastante à realidade empresarial actual, e, sendo tão escassas as pessoas que sabem programar, sair de um curso qualquer dentro dessa área tem sempre emprego garantido...

Estou no 3º ano do meu curso (outro que não Electrotécnica...) e só te posso dizer que me arrependo todos os dias de não ter escolhido o teu curso/ter mudado quando tinha hipóteses... :roll:

Muito sinceramente, não hesistes!! :wink:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor pferreira em Quinta Jan 12, 2012 6:26 pm

Muito obrigado pela resposta. Agora estou mesmo decidido :D

Só mais uma coisa: a nível de faculdade qual sera a melhor entre a FEUP e a Universidade Nova de Lisboa? Eu sei que existem varios "problemas" para escolher a universidade mas se me podessem dar a vossa opinião ajudava imenso :)

Muito obrigado,
Bom trabalho
Imagem
pferreira
gluão
gluão

Mensagempor Bruno Oliveira em Quinta Jan 12, 2012 7:02 pm

Novamente, FEUP... e novamente sem dúvida nenhuma... :)

Além de ter reconhecidamente mais prestígio, creio que em termos de experiência académica será certamente muito mais giro e enriquecedor para ti, até porque estás perto de Coimbra... :wink:

Depois, e infelizmente, saem noticias como esta , o que fazem com que a tua escolha (pelo menos do meu ponto de vista) seja de uma facilidade tremenda... Mas por acaso, gostaria de ouvir mais opiniões a este respeito... :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor pferreira em Quinta Jan 12, 2012 7:08 pm

Muito obrigado.

A minha professora de quimica disse que falou com uma colega e ela disse que qualquer engenheiro que saia de Lisboa tinha emprego garantido, uma vez que a exigência que lá tinham faz com que qualquer pessoa formada lá seja boa. E no outro dia ouvi na rádio que a universidade de Lisboa era a universidade com maior taxa de emprego (era de 90 e tal %). Mas como estou mais proximo da FEUP, em principio irei para la.
Outro problema que tenho é que não queria ir sozinho para lá e pelo que vejo quase nenhum dos meus colegas está interessado em ir para o Porto. Mas também depois faço novos amigos :D

Bom trabalho
Imagem
pferreira
gluão
gluão

Mensagempor Bruno Oliveira em Quinta Jan 12, 2012 7:23 pm

pferreira Escreveu:qualquer engenheiro que saia de Lisboa tinha emprego garantido, uma vez que a exigência que lá tinham faz com que qualquer pessoa formada lá seja boa. E no outro dia ouvi na rádio que a universidade de Lisboa era a universidade com maior taxa de emprego (era de 90 e tal %).
(...)

Não deves nunca tomar isto como indicador para escolha de Faculdade/Curso... Em primeiro lugar, porque apesar de a taxa de emprego em Lisboa ser muito alta, isso não significa que o emprego que arranjes seja bem remunerado ou até dentro da tua área... Grande parte dos engenheiros que acabam os cursos hoje em dia, ou são excepcionais e arranjam emprego onde quiserem, ou são normais (maioria) e terão de começar a fazer algo geralmente relacionado com parte administrativa, para só mais tarde poderem fazer aquilo para o que andaram a estudar durante 3/5 anos...

E depois, não te esqueças, tens muito mais gente contra quem concorrer a um emprego em Lisboa, do que no Porto (acho eu) e isso também terá influência... :roll:

Em relação ao facto de qualquer pessoa ser boa devido à exigência da faculdade/curso, isso é simplesmente ridículo, pois há cadeiras que são tão "tornadas complicadas" que o conhecimento adquirido pela pessoa (mesmo depois de fazer a cadeira) é muito pouco ou sem nenhumas bases para o poder tornar útil (isto é recorrente actualmente acho eu, mas em parte, também tem que ver com Bolonha). A Faculdade não interessa (para termos de formação pessoal, o que interessa é aquilo em que és realmente bom e aquilo que sabes que farás bem) a não ser para ter o canudo...

pferreira Escreveu:Outro problema que tenho é que não queria ir sozinho para lá e pelo que vejo quase nenhum dos meus colegas está interessado em ir para o Porto. Mas também depois faço novos amigos :D

Os amigos que aí fizeres serão possivelmente os que te acompanharão ao longo dos teus 5 anos de curso e também, aqueles com quem irás contactar sempre para o resto da tua vida, não só pelos laços que se vão criar como pelas óbvias razões profissionais... Isso vai ser a melhor parte :D
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor pferreira em Quinta Jan 12, 2012 9:28 pm

Realmente tem razão. Cada vez estou mais inclinada para ir estudar para o Porto, que fica muito mais perto que Lisboa.

Muito obrigado pela ajuda :)
Imagem
pferreira
gluão
gluão

Mensagempor Bruno Oliveira em Quinta Jan 12, 2012 11:05 pm

Como já disse, desde que se faça o que se gosta, tudo se torna mais fácil (embora eu tivesse gostado de sair de Lisboa, sobretudo por uma questão de independência, mas isso já depende da pessoa..)

Desejo-te boa sorte no futuro!! :D

Mas, estando aqui interessado num fórum de Física e com gosto por programação, já estás bem mais à frente que a maioria das pessoas da tua idade! :wink:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor pferreira em Sábado Jan 14, 2012 11:16 am

Tem razão: fazer o que se gosta é um grande passo para se ser bom.

Muito obrigado

Bom trabalho
Imagem
pferreira
gluão
gluão

Voltar para Comunidade Quarkiana

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante