Viagem ao CERN

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Viagem ao CERN

Mensagempor rucazevedo em Quarta Dez 01, 2010 3:37 pm

Sugeri no mês passado ao Professor Paixão uma actividade que achava interessante realizar este ano no âmbito do Quark! e da Física: uma viagem a Genebra para visitar o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear. Os principais objectivos deste tópico é criar um sítio de discussão pública onde todos os membros do fórum possam dar a sua opinião sobre coisas relativas à viagem (transporte, alojamento, quem poderá ir, data, etc). A minha ideia era minimizar os custos ao máximo viajando em low-cost e ficando em pousadas de juventude. Por favor contribuam com o que acharem útil.
rucazevedo
gluão
gluão

Registado: Quinta Out 08, 2009 10:01 pm

Re: Viagem ao CERN

Mensagempor hexphreak em Quinta Dez 02, 2010 12:13 pm

Parece-me uma excelente ideia :D Eu fui ao CERN numa visita de estudo no 11º (podem ver a "reportagem" cá no fórum), e recomendo vivamente. Embora já não possam descer aos túneis, vão com certeza ver coisas extremamente interessantes.

Recomendo que vão na Primavera, enquanto não há muitos turistas e já está menos frio. Não se esqueçam que Genebra é uma cidade quase de montanha, pelo que mesmo nessa altura é fria... Não precisam de se preocupar com transportes: ao ficarem alojados na cidade, recebem um passe com validade para a duração da vossa estadia que serve para todos os transportes públicos, incluindo os barcos que atravessam o Rhône. Existe um autocarro directo para o CERN, se bem me lembro, pelo que não devem precisar de alugar transporte especial.

Aproveitem e reservem um ou dois dias para ver a cidade; a parte velha merece umas horas a pé só para ela. Se houver raparigas na entourage, não as deixem entrar nas lojas de luxo junto às margens :P
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jap em Quarta Dez 08, 2010 8:43 pm

hexphreak Escreveu:(...)
Se houver raparigas na entourage, não as deixem entrar nas lojas de luxo junto às margens :P

:lol:

Para os rapazes não há grande perigo, a menos que sejam amantes de relógios, não fosse Genebra uma cidade "luterana"... :lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor rucazevedo em Quarta Jan 05, 2011 9:06 pm

Pensava que iria haver mais interesse numa coisa destas...
rucazevedo
gluão
gluão

Registado: Quinta Out 08, 2009 10:01 pm

Mensagempor jap em Quarta Jan 05, 2011 9:42 pm

A conclusão a que chegámos é que a viagem teria de ser organizada por uma escola secundária (ou pelo menos por um professor do ensino secundário), por questões logísticas (por exemplo a questão de validação do seguro escolar para a dita viagem). Poderei explicar mais em detalhe porque é que o Quark! ou a UC não poderão organizar a viagem propriamente dita. No entanto, continuo a achar uma boa ideia a da viagem e a de a extender aos alunos do Quark! que nela tiverem interesse, desde que haja um professor do ensino secundário a liderar o processo. Nós podemos é ajudar nos contactos no CERN, no programa da visita, etc. Uma ideia seria o próprio Colégio Luso-Francês tomar a iniciativa (já organizou uma viagem deste género), podendo, é claro, ser tamém um outro qualquer professor do secundário com alunos envolvidos no Quark!. Este ano vai haver um conjunto de actividades para professores associadas à escola Quark!, essa viagem podia ser um bom projecto para esses professores porem em prática. Para já não posso adiantar muito mais, excepto que o assunto não ficou esquecido.
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Comunidade Quarkiana

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes