Hidrogerador Caseiro :)

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Hidrogerador Caseiro :)

Mensagempor fantunes em Sábado Fev 20, 2010 3:10 pm

Olá boa tarde a todos :)

Antes de ir estudar para a epoca especial, deixo aqui um problema muito pratico para me ajudarem:) (se poderem).
Isto é algo que não mesai da cabeça à algum tempo:)
Ca vai.
Quero criar um sistema de produção de energia electrica em casa sem recorrer a paineis fotovoltaicos e ao vento (ganda maluco) doideira ainda maior (ou não). Quero que o sistema seja tipo barragem com hidrogeradores. a questão é eu não tenho nehum rio com caudal significativo a passar junto de casa nem perto. E pressiso de pelo menos 30m de coluna de agua a passar num tubo a 5m/S para alimenta o gerador a minha melhor hipotese era ter um reservatório a 30 m de altura ou um poço com essa profundidade e o reservatorio cá em sima com um tubo de um diametro concideravel a decher esses 30 m. O problema é COMO É QUE EU REPONHO A ÁGUA NO DEPOSITO?????????????????????? :/
fantunes
gluão
gluão

Registado: Segunda Jan 11, 2010 11:50 pm

Re: Hidrogerador Caseiro :)

Mensagempor Tharis em Sábado Fev 20, 2010 5:17 pm

A produção de energia eléctrica devido ao fluxo de um rio deve-se à conversão de energia potencial em energia cinética (não estou a considerar o vento), ou seja, a água vai ganhando velocidade à medida que desce pelo terreno. Ao empurrar e consequentemente rodar as pás das barragens, produz-se energia eléctrica. Se tu quiseres que a água volte para cima, terás de fornecer energia à água. Energia igual à que ela ganhou quando desceu.

O que tu estás a pedir é um movimento perpétuo, que é impossível pela 2ª Lei da Termodinâmica.

Cumps ;)
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor fantunes em Sábado Fev 20, 2010 6:27 pm

Olá obrigado por pelo menos teres-te dado ao trabalho de ler :) melhor ainda respodeste :hands: .
Bem eu percebo o que me disseste osmeus conhecimentos limitados de fisica entem isso o que eu quero é uma maneira de contornar isso por exemplo o moovimentoo nas pas gerado pela agua poderia fazer trabalhar um veio que iria fazer trabalhar dois sistemas o gerador e uma bomba par repor caudias. O que achas????????????? :)
fantunes
gluão
gluão

Mensagempor Tharis em Sábado Fev 20, 2010 9:04 pm

No prob, só acho que postaste na secção errada.

É o que te estou a disse. :)

Imagina que a água vem com X de energia até embater nas pás. Quando as pás giram devido à força da água, a energia que a água tinha vai ser convertida em energia eléctrica. No entanto, apenas PARTE dessa energia é convertida, já que uma boa parte perde-se por dissipação e outros. Imagina que tens um rendimento muito bom de 90%. Então ficase com 0,90X de energia. Para a água voltar à altura necessária para cair e dar mais energia, precisavas de X energia de novo, algo que não tens. E mesmo que tivesses um rendimento perfeito, não te sobraria nada para a tua casa, apenas para repor a água à altura inicial. ;)
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Mensagempor fantunes em Sábado Fev 20, 2010 9:32 pm

Muito obrigadinho :) ta percebidissimo LOOOL...
Fica bem...
La tenho eu que imagicar outro sistema qualquer :P
Já agora qual é o sitio correcto para postar isto?????????????
fantunes
gluão
gluão

Mensagempor Tharis em Sábado Fev 20, 2010 9:50 pm

Motor perpétuo

A imagem que está aí mostra algo que tu estarias a tentar fazer... :)

A secção correcta seria Questões de Física ou Área de Projecto... Não sei ao certo. ;)
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Voltar para Comunidade Quarkiana

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes