Editor de texto

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Editor de texto

Mensagempor fantunes em Terça Fev 02, 2010 11:25 pm

Boas noites a todos.
Alguem pode-me esclarecer uma pequena duvida?
Sabem qual o editor de texto que o nosso onoravel orador mestre "JAP" tem :inocent: para editar o texto de forma a que as formulas e os calculos estejam sempre sertinhos e impecaveis. dava-me jeito ter um editor assim. Estudo à noite no ISEL "Engenharia Civil" :D .Mas a distancia a que me encontro deste, não me permite deslucar frequentemente ao mesmo, para estudar em conjunto com os colegas em epoca de exames. Nesta altura, um bom editor de texto que me permita colocar e esclarecer as duvidas com os colegas via net, (Messenger por exemplo), seria uma ENORME :D ajuda.
Aproveito tambem para disser que esta é a primeira vez que escrevo para vosses. E que apessar de seguir Engenharia Civil Sou um apaixonado por Fisica Frustrado, basicamente papo tudo o que posso sobre o assunto :D a inteligencia é que não me permite acompanhar LOOOL. e verdade seja dita sou mais pratico do que teorico :D. Bem... vamos ao que interessa...de todos os saites que tive opurtunidade de investigar (o tempo é curto) este é sem sobra de duvidas dos MAIS interessantes :D. Os meus sinceros PARBENS a todos os que constituem esta comunidade dos mais novos ao mais desgastados pelo tempo :D.

Francisco.
fantunes
gluão
gluão

Registado: Segunda Jan 11, 2010 11:50 pm

Re: Editor de texto

Mensagempor jap em Terça Fev 02, 2010 11:57 pm

Olá Francisco! :D

Referes-te ao \LaTeX? :roll:

Não é bem um edito de texto mas um processador de texto, com especial aptidão por matemática (e física). :lol:

É possível usá-lo em fóruns para processar as expressões matemáticas (como podes verificar aqui), mas no messenger não sei... :roll:
Alguém sabe se é possível acoplar o \LaTeX ao messenger? :?
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Fev 03, 2010 6:54 pm

A Maria Han Veiga (aka Gammapulsar aqui no forum) falou do que creio ser um plugin para Pidgin (um software do tipo messenger), chamado Pidgin-LaTeX, que permite fazer o render de expressões matemáticas para \LaTeX, embora eu não saiba como o instalar... O downside ou downsides é que a instalação pode ser complicada e a outra pessoa com quem estás em conversação também tem de ter o plugin (e o Pidgin) instalado... :P
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor Ângela Guerra em Sexta Fev 05, 2010 4:16 pm

Já há um novo plugin, que permite escrever as fórmulas no pidgin e serem bem vistas pela outra pessoa, mesmo que essa pessoa não o tenha instalado (nem o plugin nem o pidgin). No entanto, já tentei instalá-lo e nunca consegui que funcionasse... :oops:
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Fev 05, 2010 5:48 pm

Podias mandar-me o link desse plugin, caso não seja incómodo claro? :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor fantunes em Sábado Fev 06, 2010 10:23 am

Bom dia a todos...

Muito obrigado pelos esclarecimentos prestados até ao momento...
No entanto gostaria de colocar mais algumas questões...
O Latex só funciona em foruns como este? :?:
tentei instalalo no meu computador mas não consegui?
Depois de instalar algo semelhante. Penso eu :roll: tentei usar o "Aurora" mas não é muito facil de trabalhar?
Apartir deste forum como é que eu posso escrever as formulas utilizando o Latex? Ou seja estando em "conversação convosco" apartir do forum como é que activo o Latex e escrevo as formulas?
fantunes
gluão
gluão

Registado: Segunda Jan 11, 2010 11:50 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Sábado Fev 06, 2010 10:01 pm

Em relação à última questão posso ajudar:

Para escrever texto em \LaTeX, basta meteres a fórmula correspondente entre TeX tags:

Código: Seleccionar Todos
[tex]x^2[/tex]

Irá dar como resultado no ecrã:

x^2

:)
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor fantunes em Domingo Fev 07, 2010 10:46 am