Alunos seleccionados para a escola Quark! - edição 2008

Tópicos relacionados com a edição 2008 do projecto Quark!

Mensagempor manuelmarque em Segunda Jan 21, 2008 12:36 pm

Nuno Aguiar Escreveu:Quando tiverem Electromagnetismo é que vai ser, aquelas aulas são geniais.. :P são muito boas mesmo! o grau de interesse aumenta exponencialmente.. não desprezando as aulas do Prof Jap e do Prof Fnog claro :wink:

Eheh, tens toda a razão! Não sei se é por eu já gostar bastante de electromagnetismo... mas a profª Lucília sabe aumentar o grau de interesse nas temáticas, isso sabe! :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Segunda Jan 21, 2008 2:35 pm

quando chegámos aos osciladores foi quase como um murro na cabeça... mas o último dia é que foi de facto fascinante... preserva-se a energia mas o rendimento não é 1!!! :shock:

física é linda
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor manuelmarque em Segunda Jan 21, 2008 4:04 pm

Bem, relativamente aos apontamentos... é com grande pompa e circunstância (NOT! :P) que anuncio que terminei a digitalização da primeira sessão.

Link

Have fun! ;)
(pelos vistos o pobre do meu servidor sobreviveu a noite toda sem crashes... mas, se isto continua assim, vou ter de lhe pôr um disco maior... :lol: )

EDIT: post 700!! :hurra:
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor pmp em Segunda Jan 21, 2008 4:52 pm

Já percebi que passaram um belo fim-de-semana. :D

Vou tentar ir à próxima sessão. :)

Quem é o lobo mau?
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 3:35 pm

Mensagempor jap em Segunda Jan 21, 2008 4:57 pm

pmp Escreveu:
Vou tentar ir à próxima sessão. :)

Que bom! :D Gostaremos imenso de te rever e a quarkónia está com vontade de te conhecer pessoalmente! :wink:

pmp Escreveu:(...)

Quem é o lobo mau?

Shii, é segredo bem guardado na quarkónia. Só quem vem às sessões é que fica a saber! :lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor hexphreak em Segunda Jan 21, 2008 5:12 pm

manuelmarque Escreveu:EDIT: post 700!! :hurra:

Espera aí que eu já te apanho :lol: Parabéns! 300 to go...

Pedro, é verdade, até porque há lá mais alguém da terra das vacas inclinadas, e que insiste não ser açoriana :P Se tu fores lá ela muda de opinião num instante (nada de piadas).

P.S.: Somos nós os primeiros a ver o lobo mau?!
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor joana17 em Segunda Jan 21, 2008 6:37 pm

Nuno_Monteiro Escreveu:Foi gira esta primeira sessão, gostei de reviver o espírito olímpico, agora mais rico em elementos do sexo feminino : P

Foi giro ver as caras na plateia, quando o professor Fernando Nogueira provou que em física 90% das coisas que estudamos pode ser descrito por F=kx.

Foi um bom aquecimento este primeiro dia. Mas deve ter sido bem duro para os alunos de 11ºano.

Mais rico em elementos do sexo feminino?? Não me digas que o ano passado eram ainda menos.... Continuo sem perceber o porquê de não haver mais raparigas interessadas por esta ciência!
Fiquei com a ideia que estudavas em Lisboa. Já agora, onde e o quê?? (Simples curiosidade de quem para o ano gostaria de entrar em Engenharia Aeroespacial no Técnico =))
joana17
gluão
gluão

Registado: Segunda Jan 14, 2008 6:57 pm

Mensagempor joana17 em Segunda Jan 21, 2008 6:39 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:quando chegámos aos osciladores foi quase como um murro na cabeça... mas o último dia é que foi de facto fascinante... preserva-se a energia mas o rendimento não é 1!!! :shock:

física é linda

De facto a parte dos osciladores foi a mais complicada, pelo menos para mim! Mas estou como tu, a Física é linda, e cada vez mais gosto desta Ciência!
Adorei o fim de semana! :)
joana17
gluão
gluão

Registado: Segunda Jan 14, 2008 6:57 pm

Mensagempor manuelmarque em Segunda Jan 21, 2008 7:07 pm

joana17 Escreveu:
Nuno_Monteiro Escreveu:Foi gira esta primeira sessão, gostei de reviver o espírito olímpico, agora mais rico em elementos do sexo feminino : P

Foi giro ver as caras na plateia, quando o professor Fernando Nogueira provou que em física 90% das coisas que estudamos pode ser descrito por F=kx.

Foi um bom aquecimento este primeiro dia. Mas deve ter sido bem duro para os alunos de 11ºano.

Mais rico em elementos do sexo feminino?? Não me digas que o ano passado eram ainda menos.... Continuo sem perceber o porquê de não haver mais raparigas interessadas por esta ciência!
Fiquei com a ideia que estudavas em Lisboa. Já agora, onde e o quê?? (Simples curiosidade de quem para o ano gostaria de entrar em Engenharia Aeroespacial no Técnico =))

Bem... no ano passado... houve apenas UMA rapariga durante as preparações (a Salomé). Portanto, é normal que quem tenha estado no ano passado note uma diferença substancial! :lol:
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor Nuno_Monteiro em Segunda Jan 21, 2008 7:49 pm

joana17 Escreveu:

Sim estudo em Lisboa, no Técnico, mas não estou em Aero. Estou em MEEC, electro.

Como a Manuel disse o ano passado era so uma rapariga, mas também só eramos 22.
Nuno_Monteiro
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 9:39 pm

Mensagempor jmgb em Segunda Jan 21, 2008 7:50 pm

Só 22

LOL? :lol:
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 1:10 am

Mensagempor manuelmarque em Segunda Jan 21, 2008 9:09 pm

jmgb Escreveu:

Só 22

LOL? :lol:

Sim, o número de participantes vai aumentando exponencialmente, de ano para ano... (não sei se é exponencial, mas está perto disso! :P)

Ora vejamos: ano anterior ao nosso, 10 alunos, nosso ano, 22, este ano, 50! :shock:
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor jmgb em Segunda Jan 21, 2008 11:16 pm

Atacado de repente por pensamentos estranhos, vindos directos do meu caderno de Matemática Computacional (aka Análise Numérica), diria que podemos fazer um polinómio interpolador para esses pontos e prever mais ou menos o número de alunos na próxima edição. Mas Análise Numérica é uma coisa doente, pelo que será também esta ideia. Logo, não lhe liguem. :wink:
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor Zé Teixeira em Segunda Jan 21, 2008 11:41 pm

jmgb Escreveu:Atacado de repente por pensamentos estranhos, vindos directos do meu caderno de Matemática Computacional (aka Análise Numérica), diria que podemos fazer um polinómio interpolador para esses pontos e prever mais ou menos o número de alunos na próxima edição. Mas Análise Numérica é uma coisa doente, pelo que será também esta ideia. Logo, não lhe liguem. :wink:

O próximo ano está fora do intervalo onde podemos garantir que o polinómio é bem comportado, pelo que o valor de alunos calculado é uma extrapolação e pode ter um erro tão grande que se torne inútil enquanto estimativa.
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor jmgb em Segunda Jan 21, 2008 11:54 pm

Atenta no "mais ou menos", Zezinho. :P
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!