1ª Sessão do projecto Quark!

Tópicos relacionados com a edição 2008 do projecto Quark!

Mensagempor manuelmarque em Segunda Jan 14, 2008 7:17 pm

hexphreak Escreveu:Excelente analogia, e esperemos que seja um bom presságio do futuro do Quark! :wink: Por culpa do Prof., já fui ouvindo alguns álbuns do Miles Davis, John Coltrane e Pharoah Sanders, devo dizer que gostei bastante :D

Hehe... hoje também pus as mãos (melhor dizendo, os ouvidos) em alguns álbuns, e gostei! Já tinha aqui algum Jazz... mas este complementa agradavelmente a minha colecção! :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Segunda Jan 14, 2008 7:19 pm

Amanhã (ou hoje à noite) irei colocar aqui detalhes logísticos (alojamento, ponto de encontro, refeições, etc) para os participantes no projecto/Escola Quark!

Stay tuned.

Até lá, boa audição do "Kind of Blue"! :lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor RicardoCampos em Segunda Jan 14, 2008 7:51 pm

So apareço no sabado... Nao vou aí dormir de sexta para sabado vivendo na figueira :P
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor fnog em Segunda Jan 14, 2008 10:56 pm

Como tem havido alguma confusão recordo que na escola Quark!, ao contrário do que acontecia nas sessões de preparação para as olimpíadas de anos anteriores, NÃO há professores orientadores. Nenhuma escola foi contactada para nomear um professor orientador, ao contrário do que aconteceu no passado. Apesar de muitos dos professores "quarkianos" serem os mesmos do passado, a filosofia desta escola é diferente: é uma escola para alunos muito motivados e não parte de um processo de preparação para as olimpíadas internacionais que envolvia também as escolas.
Fernando Nogueira
(Comissão Nacional das Olimpíadas)
fnog
Co-Administrator
Co-Administrator

Registado: Sexta Nov 10, 2006 7:47 am

Mensagempor Real em Sexta Jan 18, 2008 10:08 pm

jap Escreveu:Sim, a 1ª sessão é já no próximo fim de semana. :D

Seria óptimo rever alguns ex-olímpicos! :wink:

Infelizmente não vou poder aparecer :cry:
Segunda-feira tenho exame de álgebra de matemáticos e tenho de estudar aquilo...[é tão tão chato] :x

Fico à espera da data da segunda sessão! :wink:
Diogo Fernandes
(IPhO 2005 - Salamanca)
Real
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 7:52 pm

Mensagempor jap em Sexta Jan 18, 2008 10:11 pm

Real Escreveu:Segunda-feira tenho exame de álgebra de matemáticos e tenho de estudar aquilo...(é tão tão chato) :x
(...)

O prometido fausto almoço ou jantar ficará então para a próxima! :wink:

E como é que um físico se dá no meio da álgebra dos matemáticos? (eu também fiz algumas cadeiras de matemática, como opção, do curso de matemática...éramos 2 infiltrados, foi engraçado!) :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Real em Sexta Jan 18, 2008 10:18 pm

Bem somos N físicos naquela cadeira. O flávio e leonardo também lá andam. Em geral, os físicos tiveram melhores notas nos testes que os matemáticos :lol:
Quanto a mim, quero despachar o exame para ver aquilo longe. Foi um bocado decepcionante porque a professora esteve mais preocupada em explorar todos os detalhes [aka minhoquices]. Ficou de fora teoria de representações, álgebra de Lie, etc. etc. :?
Enfim lá tenho eu de regressar aos anéis... :x
Diogo Fernandes
(IPhO 2005 - Salamanca)
Real
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 7:52 pm

Mensagempor JCaldeira em Sexta Jan 18, 2008 10:20 pm

Eu também estou a fazer a primeira cadeira de álgebra de matemáticos do IST. Também não tive disso, mas isso é possível que venha na segunda cadeira de álgebra... E eu gosto desta :P
última vez editado por JCaldeira s Sexta Jan 18, 2008 11:07 pm, editado 1 vez no total
JCaldeira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 4:43 pm

Mensagempor jap em Sexta Jan 18, 2008 10:24 pm

Real Escreveu:Bem somos N físicos naquela cadeira. O flávio e leonardo também lá andam. Em geral, os físicos tiveram melhores notas nos testes que os matemáticos :lol:
Quanto a mim, quero despachar o exame para ver aquilo longe. Foi um bocado decepcionante porque a professora esteve mais preocupada em explorar todos os detalhes [aka minhoquices]. Ficou de fora teoria de representações, álgebra de Lie, etc. etc. :?
Enfim lá tenho eu de regressar aos anéis... :x

Lembro-me da minha disciplina de Análise Complexa do 3º ano do curso de Matemática onde os dois físicos infiltrados também tinham excelentes resultados ... sobretudo nos problemas, era um show!
O pior era a parte teórica, cheia de demonstrações carregadas de topologia - e pediam sempre várias demonstrações nos exames. Por causa de toda esta linguagem pesada, avançava-se muito devagar e, como tu, cheguei ao fim a saber-me a pouco.

Deu-me mais trabalho perceber a linguagem topológica do que tudo o resto e a maioria da topologia que aprendi esvaiu-se rapidamente com o passar do tempo! :?
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Domingo Jan 20, 2008 10:42 pm

E já se passou a 1ª sessão da Escola Quark! - foi um fim de semana muito preenchido mas que nos deixou muito satisfeitos - espero que vocês também tenham gostado! :D

Deixo aqui a minha selecção de fotos - infelizmente, com a azáfama, esqueci-me da máquina fotográfica no 1º dia e só tenho fotos da sessão de termodinâmica. :?

Se tiverem mais fotos, podem postar aqui também. Mas parece que o lobo-mau vai ter de permanecer incógnito! :lol:

Imagem

E lá vai a quarkónia para a foto de grupo da 1ª sessão do Quark!

Imagem

Isto aqui ao Sol está bem agradável!

Imagem

Hum, será que na lição de termodinâmica também vai aparecer o lobo mau?

Imagem

Será que vamos ter de aturar mais uma dose de Miles Davis?

Imagem

Tirem essa foto depressa que estamos de frente para o Sol!

Imagem

Seria impossível resolver as equações da mecânica para todas as moléculas de ar desta sala - mesmo na Milipeia!
Mas a Temodinâmica permite estudar o comportamento dos gases e muitos outros sistemas!

Imagem

Isto com integrais até fica bem mais fixe!

Imagem

Quando se comprime o êmbolo, o trabalho é positivo ou negativo?

Imagem

Afinal existem duas capacidades térmicas...

Imagem

Deixa-me cá tomar nota deste diagrama de Clapeyron...

Imagem

Em coro: Falta ali um parêntesis!

Imagem

E agora vamos passar aos ciclos termodinâmicos!
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor manuelmarque em Domingo Jan 20, 2008 10:47 pm

Eheheh... estou a ver que se divertiram imenso, e também aprenderam bastante! Essa aula de Termodinâmica deve ter sido engraçada... ;)

E que aconteceu à mítica sala de Conferências do piso 3? Eu não gosto lá muito desse anfiteatro... pouco espaço para as pernas. :roll:
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Domingo Jan 20, 2008 10:50 pm

manuelmarque Escreveu:Eheheh... estou a ver que se divertiram imenso, e também aprenderam bastante! Essa aula de Termodinâmica deve ter sido engraçada... ;)

E que aconteceu à mítica sala de Conferências do piso 3? Eu não gosto lá muito desse anfiteatro... pouco espaço para as pernas. :roll:

A mítica sala de conferências estava ocupada com outro evento - e nem pudemos utilizar a igualmente mítica sala dos "lanchinhos":?... fica para uma próxima sessão. :wink:

Embora o anfiteatro grande seja um pouco desconfortável (e frio), tem duas vantagens: muito espaço e uma boa bancada para demonstrações (houve muitas este ano!) e um excelente sistema de som para a música do nosso patrono... :lol:
última vez editado por jap s Domingo Jan 20, 2008 11:01 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor hexphreak em Domingo Jan 20, 2008 10:52 pm

manuelmarque Escreveu:E que aconteceu à mítica sala de Conferências do piso 3? Eu não gosto lá muito desse anfiteatro... pouco espaço para as pernas. :roll:

Ocupada :roll: Saí de lá com o joelho esquerdo a doer do frio e de ter estado dobrado...

Acho que sorri inconscientemente com os integrais :oops: Mas é que o Prof. Fiolhais explicou aquilo tão intuitivamente, é impressionante.

P.S.: É verdade, o Miles Davis teve ali um sistema de som (e uma acústica) à altura!
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jap em Domingo Jan 20, 2008 10:55 pm

hexphreak Escreveu:
manuelmarque Escreveu:E que aconteceu à mítica sala de Conferências do piso 3? Eu não gosto lá muito desse anfiteatro... pouco espaço para as pernas. :roll:

Ocupada :roll: Saí de lá com o joelho esquerdo a doer do frio e de ter estado dobrado...
.

Havia lá uma actividade qualquer ligada à faculdade de direito no sábado e já não me apeteceu mudar a tralha toda para lá no final de sábado - até porque terminámos por volta da meia-noite! :lol:

Para a próxima talvez possamos utilizar de novo a sala de conferências ou então um dos anfiteatros mais pequenos - bem mais confortáveis, estes. :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor RicardoCampos em Domingo Jan 20, 2008 11:02 pm

Muito giras as fotografias :P

Quero postar uma certa fotografia!

Vou por uma pergunta da aula de termodinamica e assim quem não foi, nao sabe responder à pergunta e nao pode ver a fotografia :P

Ah, a sessão correu muito bem, é gratificante chegar cansado a casa, mas a pensar que foi um fim de semana mesmo bem passado. (E depois caír na realidade e lembrar que amanha tenho aulas normais ;) )
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

AnteriorPróximo

Voltar para Edição 2008

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante