Choques em cadeia

Neste arquivo iremos colocar os problemas já resolvidos (não são problemas "mortos" porque a discussão pode continuar a qualquer altura!)

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Terça Dez 11, 2007 8:49 pm

primeiro que tudo... muito obrigado salomé... muito sucinta e elucidativa... obrigado... eu duvidas duvidas não tenho... era mais curiosidade... na altura quando perguntei ainda não tinha dado esta materia... dei hoje e amanhã devo dar as colisões mas eu já andava de volta disto com a expressão da conservação do momento linear, aquela da soma dos momentos lineares é sempre igual antes e depois da colisão...

\vec F=m\vec a é a expressão geral da segunda lei...

a menos que a variação da velocidade não seja uma função de 1º grau mas sim de segundo (ou mais), mas isso significa que o módulo da força está a aumentar com o tempo... não estou a dizer uma barbaridade do tamanho de um elefante pois não?

algo que me diz que a resposta não é esta mas agora é esperar para ver (sim eu reparei no acento):P
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor hexphreak em Terça Dez 11, 2007 8:57 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:\vec F=m\vec a é a expressão geral da segunda lei...

Não, essa é a expressão tradicional! :wink: A expressão geral é a da variação do momento linear, como a Salomé mostrou: \vec F = \frac{d\vec p}{dt} = \frac{d(m\vec v)}{dt}. Quando passamos para \vec F=m\vec a, estamos a assumir um conceito que foi destruído em 1905...
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Terça Dez 11, 2007 8:59 pm

que a derivada de V(t)=Vi + at é a?
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor hexphreak em Terça Dez 11, 2007 9:06 pm

Não, a aceleração por definição é \frac{d\vec v}{dt}. Mas é assumido que uma certa grandeza é constante... :roll:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Terça Dez 11, 2007 9:09 pm

que é que tem a massa? se é à massa perdida devido ao atrito que te referes essa é desprezável
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor hexphreak em Terça Dez 11, 2007 9:14 pm

A massa, exactamente! :D A massa, ao contrário do que dizia Newton, não é constante, mas depende antes da velocidade - essa foi a brilhante conclusão de Einstein na teoria de relatividade restrita, que

m &=& \frac{m_0}{\sqrt{1-v^2/c^2}}

em que m_0 é a massa em repouso, v a velocidade do corpo e c a velocidade da luz no vazio. Como é fácil de ver, o denominador é irrelevante para quase todas as velocidades com que lidamos nestes problemas - embora afecte, por exemplo, o sistema GPS :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Terça Dez 11, 2007 9:15 pm

essa é nova para mim... a massa varia? não é constante com a velocidade? como? sabes a dedução ou algum site que a tenha?
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor hexphreak em Terça Dez 11, 2007 9:29 pm

Bem, eu conheço a dedução, que vem do "Sobre a electrodinâmica dos corpos em movimento" (que podes encontrar aqui). Ainda é um bocado longa, mas é muito bonita e de certeza que vais gostar :D A matemática mais avançada que tem é derivadas parciais, mas muito simples, e não deves ter problemas nenhuns a perceber o artigo.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Terça Dez 11, 2007 9:49 pm

tenho que ler isso com atençao... eu é que não gosto muito de usar assim a velocidade da luz a torto e a direito como se fosse a "velocidade limite"... eu não percebo muito de relatividade mas não me agrada muito essa ideia... cai-me mal no estomago...

isso de ser linguagem complexa ou não a mim nunca me disse nada... o que quero saber sei... sempre foi assim e sempre será (espero)
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor sagardipak em Terça Dez 11, 2007 10:03 pm

Ah grande espírito! :D Custa a entrar não é? Mas também se ninguém provou contrário... acho que tens de dar um crédito à ideia... Mas esse espírito crítico é altamente :wink: (filosofia!)

Eu nunca tentei perceber, mas há realmente casos esquisitos. Se nada ultrapassa a velocidade da luz, imaginemos dois feixes de luz virados um para o outro. Como a velocidade depende do referencial, seleccionemos um em que a velocidade de um feixe seja zero. Supostamente, a velocidade do outro feixe nesse referencial seria o dobro da velocidade da luz, não?
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor hexphreak em Terça Dez 11, 2007 10:14 pm

sagardipak Escreveu:Eu nunca tentei perceber, mas há realmente casos esquisitos. Se nada ultrapassa a velocidade da luz, imaginemos dois feixes de luz virados um para o outro. Como a velocidade depende do referencial, seleccionemos um em que a velocidade de um feixe seja zero. Supostamente, a velocidade do outro feixe nesse referencial seria o dobro da velocidade da luz, não?

Ai ai, andou o Einstein a escrever para tu vires dizer bacoradas :wink: Citando do artigo:

Einstein Escreveu:2. Todo o raio luminoso se move num sistema de coordenadas «em repouso» com uma velocidade fixa V, quer esse raio luminoso seja emitido por um corpo em movimento quer por um corpo em repouso.

Mas atenção, há um conceito muito importante a desmistificar: o que é impossível na teoria da relatividade restrita é [b]transmitir informação a uma velocidade superior à da luz[b], e não ultrapassar essa velocidade! Aliás, já em várias experiências foi ultrapassada a velocidade da luz, mas nunca transmitida informação alguma. A Wikipedia deve ter alguma coisa sobre isso :roll:

P.S.: Acho que fomos um bocado demais OT :oops:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Terça Dez 11, 2007 10:16 pm

tamos na mesma onda :lol:

e tal como tu não quero retirar credito a uma das maiores mentes que já existiu... quem sou eu!!!!

epa mas cai-me mal lol
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor sagardipak em Terça Dez 11, 2007 10:16 pm

Ah, não li... My Bad! Então o Einstein era a favor de um referencial absoluto...

Essa já tinha ouvido falar! Aliás, quem lê José Rodrigo dos Santos sabe isso :D

IPhO 2009, México
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Terça Dez 11, 2007 10:17 pm

hexphreak Escreveu:P.S.: Acho que fomos um bocado demais OT :oops:

off-topic já percebi :lol:

velocidades limite tem tudo a ver com o nosso problema... epa... coiso lol

vá eu prometo que me controlo :D temos que abrir um tópico sobre isto... e eu tenho que estudar a matéria para não maltratar o einstein ainda mais...
última vez editado por MiguelReisOrcinha s Terça Dez 11, 2007 10:19 pm, editado 1 vez no total
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor sagardipak em Terça Dez 11, 2007 10:18 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:tamos na mesma onda :lol:

Não, estamos no mesmo referencial :lol:

(Que piadinha seca... perdoem-me!)

IPhO 2009, México
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

AnteriorPróximo

Voltar para Problemas resolvidos

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante