jmgb Escreveu:Prof. Nogueira! Tenho saudades das aulas de mecânica diabólicas
Sim, planeio fazer as contecas amanhã durante a viagem para Braga. Hoje tenho mesmo de me concentrar na mecânica... quântica!
Abraço.
Andre França Escreveu:Em iniciação a física. Temos o Gustavo Castelo Branco como professor...
Fernando, vamos passar a dar Teoria Quântica de Campos e Problemas de Muitos Corpos no 1º ano, não vamos ficar atrás do IST!
jmgb Escreveu:Fernando, vamos passar a dar Teoria Quântica de Campos e Problemas de Muitos Corpos no 1º ano, não vamos ficar atrás do IST!
Teoria Quântica de Campos... que ironia...![]()
Mas concordo plenamente, isto é a loucura total! Quando 99,9% dos alunos (todos excepto os olímpicos) nunca ouviram falar das maravilhas mais engraçadas da Mecânica newtoniana do corpo rígido (a beleza da precessão e nutação giroscópica por exemplo), parece-me um bocado idiota começar o curso de Física com algo tão pouco intuitivo como a Quântica... Sem conceitos basilares de Álgebra Linear (espaços de Hilbert? Matrizes de dimensão infinita? Operadores hermíticos? Bras e Quets?...) e sem saber sequer o que realmente é o Hamiltoniano, torna-se verdadeiramente complicado...
Há que ver no entanto a vantagem de estar a desenvolver (embora talvez de modo algo rudimentar) uma área da Física que até ao momento estava na escuridão (quase) completa!
Abraço.
Real Escreveu:Venho aqui apresentar alguns cálculos da autoria do Leonardo!
(introduzi apenas algumas simplificações)
http://www.alunos.fc.up.pt/~c0521021/policia.jpg
Se tiverem problemas em decifrar a minha letra por favor não exitem em falar comigo!!![]()
Temos que resolver isto até sábado!!! Publiquem as vossas sugestões!
Mesmo o Feynman dava os volumes I e II antes do III.
PS - Também tenho colecções de problemas "tricky" envolvendo o operador momento angular
Voltar para Problemas resolvidos
Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes