ora, ja agora fica aqui o codigo da simples apresentação do nosso projecto para a fisica@uc, mas isto num windows é feio, usem um mac!!!! no windows texturas nao aparecem
o sistema solar e mesmo pa enfeitar, nao liguem a tonelada de imperfeiçoes, o objecto que roda e fixe para ver as difrenças no brilho dependendo da nossa posição que era todo o nosso objectivo
alguem me consegue por isto a dar? não consigo ver qual é o erro..... estava a dar....e deixou de dar.....sem razao aparente
from __future__ import division from visual import *
def make_time_string(t): "Accept a number of seconds, return a relative string." if t < 60: return "%02i seconds"%t mins,secs = divmod(t, 60) if mins < 60: return "%02i minutes %02i seconds"%(mins,secs) hours, mins = divmod(mins,60) if hours < 24: return "%02i hours %02i minutes"%(hours,mins) days,hours = divmod(hours,24) return "%02i days %02i hours"%(days,hours)
Estou agora a mexer no Vpython, e gostava de criar uma animação simples, de um edíficio de 1 piso, com 4 pilares a oscilar sem estar sujeito à acção de forças externas.
Estou a usar 5 objectos, box, para simularem os pilares e a laje de piso.
Já consegui simular a oscilação da laje de piso resolvendo a eq. diferencial que rege o seu movimento oscilatório, e gostava de saber como posso associar à laje, alguns dos pontos das caixas que simulam os pilares... Será possível?
#!/usr/bin/env python2.6.2 # # Solar.py v0.1 (following the rule "if it doesn't work, name it v0.1") # # # Created by Francisco Huhn on 6/8/09 # Should mention Satelite.py by Joao Casimiro # Copyright (c) 2009. All rights reserved. #
""" This is a script that simulates the solar system planet's orbits. It takes the first of Kepler's laws of planetary motion which calculates the orbit's radius in a given moment for a given angle. If you don't know much of the subject I suggest you read and calculate wikipedia's page on the subject: http://en.wikipedia.org/wiki/Kepler's_laws_of_planetary_motion """
# TODO: # # - An abstract way of putting bodies in scene # - Clean that mess down there (aka find a pythonic and clean way to do the job) # - Planet sattelite support # - A decent stat shower (in rt) # - Clean the code up # - User interaction # - Maybe a shell and stuff # - And lots of other stuff
######## MODULES ########
import visual as v from math import * from time import sleep from thread import start_new_thread as nthread
#########################
####### CONSTANTS #######
G = 6.67e-11 # Univertial Gravitational Constant pi = 3.141592653589793238462643 # pi | I could import it from math, but ...
""" data is a dictionary of lists of the following form [(semi-major axis, 0, 0), radius, color, aphelion, eccentricity, period (in days)] 0 = pos 1 = radius 2 = color 3 = aphelion 4 = eccentricity 5 = period """
""" ps is a list with the values of p which is the semi-lactus rectum (what a weird name) of the ellipses """
ps = {} for planet in data.keys(): ps[planet] = data[planet]["aphelion"] * (1 - data[planet]["eccentricity"]**2)
""" bodies is a list with vpython's spheres (the planets) """
bodies = {} for planet in data.keys(): bodies[planet] = v.sphere(pos = (data[planet]["aphelion"],0,0) , radius = data[planet]["radius"] * 500, color = data[planet]["color"])
""" trails is a list with vpython's curves (trails of the planets) """
trails = {} for planet in data.keys(): # trails[planet] = v.curve(color = data[planet]["color"]) trails[planet] = v.curve(color = (1,1,1))
""" tetas is a list with the values of teta which is the angle between the aphelion and r, the radius vector """
tetas = {} alphas = {} for planet in data.keys(): alphas[planet] = 0 tetas[planet] = 0
""" sun sphere object from vpython """ sun = v.sphere(pos = (0,0,0), radius = 109 * 6371 * 10, color = v.color.red)
""" xx and yy axis """ xx = v.curve( x = (-800000000, 800000000) ) yy = v.curve( y = (-800000000, 800000000) ) v.label(pos = (800000000,0,0), text = "x") v.label(pos = (0,800000000,0), text = "y")
## """ a new frame with the data of each planet """ ## data_frame = v.display(title = "Stats", width = 600, height = 200) ## data_text = "" ## ## ############## LAME NOT SO PYTHONIC CODE ############## ## # When I find a pythonic way to do it, I'll change it # ## ####################################################### ## ## words = ["planet", "sm-axis", "radius", "aphelion", "eccentricity", "period (in days)"] ## ## datas = [planets, [data[k][0][0] for k in data.keys()]] ## for i in [1,3,4,5]: ## datas.append( [ data[k][i] for k in data.keys() ] ) ## ## for i in range(len(words)): ## data_text += words[i] + " " ## data_text += "\n" ## ## for i in range(len(datas[0])): ## for j in range(len(datas)): ## data_text += str(datas[j][i]) + " " ## data_text += "\n" ## ## ####################################################### ## ####################################################### ## ## v.label( display = data_frame, text = data_text )
eu tambem tive a ideia de fazer um sistema solar em vpython, e ja o consegui usando apenas a 1ª Lei de Kepler e dados astronomicos que se encontram na net.
Mas achei mais interessante criar um programa que usasse APENAS as Leis de Newton para criar o sistema solar, e assim confirmar que as orbitas sao elipticas como Kepler afirmou. E consegui, em pequena escala, com 2 esferas. Se desse uma determinada velocidade o corpo atingia um MCU, caso contrario a orbita seria uma elipse com o seu eixo constantemente a variar. Se a velocidade fosse muito baixa, como é de esperar o corpo iria de encontro ao corpo de maior massa. Como tudo funcionou na perfeiçao na micro escala, resolvi colocar valores reais. Eu tenho consciencia que desta forma seria dificil ver a Terra em comparaçao com o Sol, e que o movimento de Translacao seria praticamente invisivel porque demora 1 ano xD. Para adicionar um pouco mais de realismo, criei ainda movimento de rotaçao na Terra, com esta declinada 23.4º. O movimento começa no afelio. Por essa razao achei interessante obter dados relativamente a diminuicao da distancia, e ao aumento de velocidade. Por isso vao aparecer 2 graficos espetaculares em pop up. Espero que gostem!!
from visual.graph import * #importar graficos tambem import math #este programa permite exprimir o movimento da Terra dado o seu raio, a sua distancia ao sol, e a as massas dos mesmos. a partir dai e possivel controlar e prever o movimento de qualquer outro corpor com qualquer outra velocidade
#janela scene.autoscale=0 #tirar o zoom irritante scene.title='Earth orbit by Newton' scene.width=1680 #resolucao do meu PC scene.height=1050 scene.range=(2*10**11,2*10**11,2*10**11) scene.lights=[] #importante...desligar luzes iniciais scene.show_rendertime=True #mostrar velocidade dos ciclos (opcional, para controlo)
#corpos scene.select() sun=sphere(pos=(0,0,0), radius=6.96*10**8, color=color.yellow, mass=1.99*10**30, material=materials.emissive) earth=ellipsoid(pos=(0,0,152098233000), size=(2*6378137,2*6356752.3,2*6378137), mass=5.98*10**24, material=materials.earth, make_trail=True, trail_type="points", interval=100, retain=999999) lamp=local_light(pos=sun.pos, color=color.white) #luz vinda do sol earth.trail_object.color=color.blue #deixar rasto da terra azul em vez de branco #graficos gd1=gdisplay(title='Distance(t)', xtitle='time(s)', ytitle='distance(m)') # 1a janela de grafico f1=gcurve(color=color.red, display=gd1.display) value1=label(display=gd1.display) #mostrador de valor gd2=gdisplay(title='Speed(t)', xtitle='time(s)', ytitle='speed(m/s)') # 2a janela de grafico f2=gcurve(color=color.green, display=gd2.display) value2=label(display=gd2.display) #mostrador de valor
#constantes G=6.67*10**(-11) sun.vel=vector(0,0,0) earth.vel=vector(29291,0,) # velocidade inicial no afelio earth.rotate(angle=0.408407045, axis=(0,0,1)) # declinacao da Terra t=0. speed='Earth speed: ' #para mostradores de resultados... soon distance='Distance: '
#motion while True: rate(100) scene.center=earth.pos #melhor perspectiva d=math.sqrt((earth.pos.x-sun.pos.x)**2 + (earth.pos.y-sun.pos.y)**2 + (earth.pos.z-sun.pos.z)**2) #distancia sol-terra F=(G*sun.mass*earth.mass)/(d**2) #lei da gravitacao universal a=F/earth.mass # 2a lei de newton a2=F/sun.mass # para o sol accelaration=vector(sun.pos.x-earth.pos.x,sun.pos.y-earth.pos.y,sun.pos.z-earth.pos.z) #vector direcional da normal k=a/math.sqrt((accelaration.x**2)+(accelaration.y**2)+(accelaration.z**2)) # k que ajusta o modulo da aceleracao centripeta=vector(accelaration.x*k,accelaration.y*k,accelaration.z*k) # ajuste do modulo para ter a verdadeira aceleracao centripeta earth.vel+=centripeta earth.pos+=earth.vel earth.rotate(angle=((math.pi*2)/(24*360000)), axis=(0,1,0)) # movimento de rotacao da Terra, so visivel se o rate for aumentado, ou mesmo tirado accelaration2=vector(earth.pos.x-sun.pos.x,earth.pos.y-sun.pos.y,earth.pos.z-sun.pos.z) # repetir tudo para o sol (nao e desprezavel) k2=a2/math.sqrt((accelaration2.x**2)+(accelaration2.y**2)+(accelaration2.z**2)) centripeta2=vector(accelaration2.x*k2,accelaration2.y*k2,accelaration2.z*k2) sun.vel+=centripeta2 sun.pos+=sun.vel lamp.pos=sun.pos f1.plot(pos=(t,d-152098233000)) #grafico distancia-tempo value1.text=distance+str(d) value1.pos=(t,d-152098233000) f2.plot(pos=(t,mag(earth.vel)-29291)) #grafico velocidade-tempo value2.text=speed+str(mag(earth.vel)) value2.pos=(t,mag(earth.vel)-29291) t+=0.01 #gerador
só há um problema. O modo visual fica muito lento passado cerca de 300 segundos e eu não uso recursao nem nada. Precisava de uma granda ajuda nesta parte, pelos experts da memoria
última vez editado por ruifm s Terça Fev 21, 2012 5:07 pm, editado 1 vez no total
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
filipematos Escreveu:Estou a analisar o teu trabalho geocentrista
não está geocentrista! é puro newton... o ponto de vista é que é da Terra, para ser mais familiar.
A Terra não está com uma forma estranha, está 'oval' (o tal ellipsoid) que é a forma mais realista. Tem um raio equatorial diferente do raio polar. eu quero é mesmo perceber porque razao o modo visual fica lento após uns minutos
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
Experimenta alterar o teu argumento do rate, para ver que tipo de alteração ele provoca na simulação
Ou então pode estar relacionado com o t. Tu começas em 0, e incrementas 0.01 por iteração, mas quando é que acaba a contagem do tempo? Por outras palavras, não faria mais sentido correres a simulação durante um tempo t previamente fixado? Assim o teu while true mudaria para while t < tmax...
Isto foi o que me saltou mais à vista ao ler o teu código na diagonal... Espero ter tempo de o ler a sério, quando o puder fazer, avisarei!
Bruno Oliveira Escreveu:Experimenta alterar o teu argumento do rate, para ver que tipo de alteração ele provoca na simulação
Ou então pode estar relacionado com o t. Tu começas em 0, e incrementas 0.01 por iteração, mas quando é que acaba a contagem do tempo? Por outras palavras, não faria mais sentido correres a simulação durante um tempo t previamente fixado? Assim o teu while true mudaria para while t < tmax...
Isto foi o que me saltou mais à vista ao ler o teu código na diagonal... Espero ter tempo de o ler a sério, quando o puder fazer, avisarei!
Bruno
o programa corre bem nos primeiros minutos. Se limitasse o tempo eu tenho a certeza que o problema desaparecia... Mas após uns 10 minutos o render time, que tenho a ideia de ser o intrevalo de tempo entre cada ciclo, é muito grande (500 ms) comparativamente com o mesmo no inicio (30 ms, que é o minimo). mas eu queria mesmo que o programa durasse o tempo que me apetecesse. A variavel t so existe mesmo para o grafico, eu poderia retira la e corria tudo bem. Terera alguma coisa a ver com o trail? Se eu o retirar ou colocar um intrevalo maior... Sera que é da textura da Terra que ocupa memoria? Ou é a quantidade de movimentos e interaçoes que são demais para um ciclo? E se assim for, porque é que tudo corre bem no inicio?