Olimpíada Ibero-americana de Física 2007 (Argentina)

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Mensagempor Ivo_Timóteo em Quarta Out 03, 2007 3:43 pm

Só para informar que as aves se comportaram como verdadeiros heróis! O casal tinha um trabalho de equipa fenomenal, tudo para defender o ninho.

As suas estratégias eram faseadas de acordo com a ameaça mas as principais eram:

1- Piar ruidosamente como que a demonstrar que já me tinham visto pelo que não valia a pena eu tentar o que quer que fosse contra eles. No entanto, foi isto que me fez perceber que existia ali um ninho, caso contrário elas não se iriam expôr assim tanto.

2- A fêmea começava a fugir de mim, a piar e sem levantar vôo, como se estivesse aleijada, mantendo uma distância razoável que lhe permitia fugir mas ao mesmo tempo manter-me interessado (vá, vamos lá pensar que sou um dos seus predadores, pouco inteligente e demasiado ambicioso).

3- O desespero - estava a menos de 4 metros do ninho deles. O macho ataca (simula). Vôos directos a mim com o bico aberto e desvia-se sempre no último metro.

4 - Estou a menos de 3 metros - o limite de tolerância, ambos levantam vôo para me atacar e o macho praticamente não se desvia, desviei-me eu! (quinta fotografia) Nesta altura já não pousavam, iam voando em círculos com ataques sucessivos e mantinham-se diametralmente opostos comigo no centro, tentando que eu ficasse de costas para um deles. Afastei-me, porque ou eu ou um deles se ia aleijar :)

Como sou mauzinho voltei lá :twisted: , a fêmea agachou-se no ninho e o pai pôs-se de guarda, novamente no chão. À ida embora apercebemo-nos que o sítio onde a fêmea estava não era o ninho (ela depois foi para o verdadeiro ninho). Logo a quinta e última estratégia é:

5- Induzir o predador em erro, fingindo um ninho numa localização falsa.

Bem, um bocadinho de BBC Vida Selvagem! :D E gostava de salientar que tenho a certeza de que, para chegar mais perto do ninho, teria que aleijá-los caso contrário, eram eles quem me aleijavam! Mas foi divertido estar a esquivar-me deles (para eles é que deve ter sido muito stressante e por isso lhes presto este tributo!) Grandes Pássaros, verdadeiros Samurai :D
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor manuelmarque em Quinta Out 04, 2007 7:58 am

Sim senhor! Estou a ver que a vida não é dura para todos... e os professores/observadores divertem-se bastante :D

E tu, Ivo, pareces mesmo um repórter da BBC Vida Selvagem... gostei muito da descrição, e do processo científico associado ;)

Já sabem alguma coisa dos "nossos" olímpicos? :roll:
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Quinta Out 04, 2007 1:55 pm

manuelmarque Escreveu:(...)
Já sabem alguma coisa dos "nossos" olímpicos? :roll:

Está a decorrer nesta altura a correcção das provas, e os resultados só serão divulgados no sábado :?

Contudo, pode ser que até lá haja alguma "fuga de informação":.. se for o caso, darei notícias rapidamente. :P

Agora que acabaram as provas, o Ivo deixou o "bem-bom" do hotel dos "Team-leaders" e juntou-se aos concorrentes. Por lá há mais animação: festas, jogos de futebol, campeonato de matraquilhos... :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor jap em Quinta Out 04, 2007 3:37 pm

E a continuação da reportagem fotográfica... :D

Imagem

Um personagem do "matrix" :P a guardar a porta da sala dos capelos cá do sítio...

Imagem

A boa e tradicional vaquinha assada das pampas...

Imagem

A visita à CONAE :shock: (Comissão Nacional da Aeronáutica Espacial), patrocinadora da OIbF'07 - estação de rastreio de satélites

Imagem

Sala de controle dos satélites - é a Houston cá do sítio...

Imagem

O satélite argentino SAC-C que serviu de inspiração à questão 2 da prova teórica :D

Imagem

As entranhas do "modelo de ingenieria" do SAC-C (um duplo do original que está em terra para testes)

Imagem

O Ivo e o seu elegante cachecol com as parabólicas por fundo...
última vez editado por jap s Quinta Out 04, 2007 7:22 pm, editado 5 vezes no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor RicardoCampos em Quinta Out 04, 2007 7:08 pm

Quando é suposto sairem os resultados? (Tenho delficos a questionar-me!)
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor fnog em Quinta Out 04, 2007 7:11 pm

Daqui a duas horas ficaremos a saber o número de medalhas e a distribuição de notas. Mas os nomes dos medalhados só serão conhecidos no sábado :?
Fernando Nogueira
(Comissão Nacional das Olimpíadas)
fnog
Co-Administrator
Co-Administrator

Registado: Sexta Nov 10, 2006 7:47 am

Mensagempor manuelmarque em Quinta Out 04, 2007 7:13 pm

Creio que foi sábado que o prof. Paixão disse.... ;)

De qualquer modo, devemos saber notícias pelos team-leaders, já que o site nem sequer foi ainda actualizado... :roll:
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor jap em Quinta Out 04, 2007 11:10 pm

Bem, já acabou a reunião do secretariado onde foram apresentadas as notas dos estudantes (sem nomes, apenas com número codificado) e as estatísticas dos problemas.

O número de medalhas está confirmado: 6 de ouro, 10 de prata e 14 de bronze.

Quanto à estatística, posso dizer-vos que o problema experimental tem uma distribuição gaussiana de notas, centrada no valor médio expectável (10 pontos), a questão teórica 1 foi de longe a mais difícil, com muitos alunos claramente acumulados nas notas mais baixas. :? Ninguém resolveu completamente este problema, mas um estudante esteve muito perto com nota 9,75 em 10. :shock:
O problema 2 foi já resolvido por bastantes alunos (alguns com pontuação máxima), embora haja ainda um pico de alunos com notas baixas. O terceiro problema, o mais fácil, tem uma gaussiana com um máximo deslocado para notas acima da média (alguns alunos tiveram 100% neste problema).

Como os nomes dos alunos não foram disponibilizados mas apenas os seus códigos, não podemos (nem devemos!) dizer mais sobre as notas dos tugas. :P

No entanto, o fernando acha que conseguiu crackar a codificação da organização :shock: (e nem foi preciso usar a Milipeia) ...mas infelizmente não estamos autorizados a divulgar esses resultados, pelo que vão mesmo ter de esperar pela noite de Sábado! 8)
última vez editado por jap s Sábado Out 13, 2007 11:02 am, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Sábado Out 06, 2007 1:32 am

Hoje, sexta-feira e penultimo dia da OIbF, decorreu a excursão comum dos estudantes e professores às centrais hidroeléctrica e nuclear da Córdoba.
Não tenho fotografias da central nuclear (não nos deram autorização para fotografar :? ), mas deixo-vos aqui uma amostra da minha reportagem fotográfica deste dia de passeio.

O sistema combinado de central nuclear + hidroeléctrica é muito engenhoso. Existem duas barragens desniveladas, na mais alta construiram a central hidroeléctrica, na mais baixa (usando a água para regrigeração) a nuclear. A central nuclear de 670 MW funciona a potência constante. No verão e no inverno, onde há maiores consumos devido à climatização, toda a potência da central nuclear é injectada na rede; quando há potência em excesso, essa potência é usada para bombear água da barragem baixa para a alta, sendo depois usada pela central hidroeléctrica quando der mais jeito. A bombagem é feita pelas turbinas da própria central hidroeléctrica, que funcionam de forma reversível - podendo girar sob a acção da água que desce produzindo energia ou fazendo subir a água, consumindo energia.

Outra peculiaridade desta central é que as turbinas foram instaladas no subsolo a 180 m de profundidade; para o efeito escavaram 1,8 km de rocha granítica massiça. A rocha extraída foi partida em pedaços e colocada à mão, nos diques, construídos de puros empilhamentos de pedaços de rocha sem qualquer cimento. É único no mundo! :shock:

Imagem

A barragem alta, onde opera a central hidroeléctrica.

Imagem

Detalhe do dique construído de pedra solta! :shock:

Imagem

A sala das máquinas, vendo-se ao centro o topo de uma das duas grandes turbinas.

Imagem

A segunda sala de turbinas.

Imagem

Os detalhes "físicos" da hidroeléctrica.

Imagem

A descida ao fundo das cavernas - os túneis escavados na rocha são impressionantes!

Imagem

Elevadores de acesso - mas nós descemos pelo túnel, bem mais interessante!

Imagem

As condutas de água...

Imagem

Os luso-brasileiros em confraternização após o almoço onde nos serviram o tradicional assado argentino! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor vbmaster em Sábado Out 06, 2007 12:47 pm

Epah, nunca mais sai o raio dos resultados!
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 11:49 pm

Mensagempor jap em Sábado Out 06, 2007 3:36 pm

vbmaster Escreveu:Epah, nunca mais sai o raio dos resultados!

Os resultados só serão divulgados durante a cerimóna de encerramente e entrega dos prémios (para manter o suspense!) :? que se inicia hoje às 19h00 locais (23h00 em Portugal continental). Atendendo a que a cerimónia durará pelo menos uma hora, e que durante a cerimónia não terei acesso à net, só lá para a meia-noite - uma da manhã (hora portuguesa) é que poderei colocar os resultados aqui no Quark! :P
última vez editado por jap s Sábado Out 06, 2007 8:56 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor RicardoCampos em Sábado Out 06, 2007 8:45 pm

Fico ansiosamente à espera! :P
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jmgb em Sábado Out 06, 2007 10:52 pm

Tudo à espera... :)
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 1:10 am

Mensagempor RicardoCampos em Sábado Out 06, 2007 11:06 pm

Ja sairam os resultados! E nos nao sabemos nada... A pagina oficial diz que so da os resultados dia 8... Nao me obriguem a telefonar para aí!
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor manuelmarque em Sábado Out 06, 2007 11:14 pm

Grrr... vou-me deitar. (fartei-me, não contem comigo para fazer greves de fome e afins :lol: )

É bom que amanhã haja boas notícias!! :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

AnteriorPróximo

Voltar para Olimpíadas Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante