Cancelamento da participação portuguesa na IPhO'07 - Irão

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Mensagempor jap em Sexta Jun 22, 2007 12:37 am

rui.b Escreveu:Caros amigos,

(...)

uma vez olímpico, sempre olímpico !!!

:D, lembraste-te do nosso lema!
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor rui.b em Sexta Jun 22, 2007 11:48 pm

claro.....:D:D:D

nunca se esquece!!!!!

(ja agora uma corecção: mandamos aos 6 grupos
parlamentares, nao vá alguém pensar que foi esquecido.:lol:)

espero que as cartas já tenham chegado ao destino!
rui.b
gluão
gluão

Registado: Segunda Nov 13, 2006 2:49 pm

Mensagempor jap em Sexta Jun 22, 2007 11:49 pm

rui.b Escreveu:

claro.....:D:D:D

nunca se esquece!!!!!

espero que as cartas já tenham chegado ao destino!

A cópia que enviaram para o Presidente da Comissão Nacional das Olimpíadas de Física chegou.
última vez editado por jap s Sábado Jun 23, 2007 8:32 am, editado 2 vezes no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jvstorres em Sábado Jun 23, 2007 2:16 am

As cartas já produziram algum efeito? :roll:

Acho que foi uma excelente ideia por parte dos Olímpicos de 2006! :D
Aguardar até terça-feira por uma resposta é (mais ou menos) razoável... Caso não haja novidades, penso que devemos partir para outras formas de luta!

Rui, enviaste uma cópia da carta para os órgãos de Comunicação Social?

Abraço!
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Nov 12, 2006 2:41 am

Mensagempor jvstorres em Sábado Jun 23, 2007 2:48 am

rui.b Escreveu:

Muito bem! Acho que os deputados dos Verdes são muito humanos, por isso pode ser que tenham mais sensibilidade para abordar este assunto... :wink:
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor vbmaster em Sábado Jun 23, 2007 11:17 am

jvstorres Escreveu:Caso não haja novidades, penso que devemos partir para outras formas de luta!

Eu recomendava chamarem o JEL e os homens da LUTA:

http://www.youtube.com/watch?v=CIJ_fP2OhCQ

(o homem claro, não é aluno, é so um comendiante que já esteve na Revolta dos Pastéis de Nata e agora no programa Vai tudo Abaixo da Sic Radical)
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 11:49 pm

Mensagempor jvstorres em Sábado Jun 23, 2007 5:13 pm

O humor nunca fez mal a ninguém! :lol:

A Bela e o Mestre - Versão Governo, com dois ministros especialmente caros às Olimpíadas de Física: http://bp1.blogger.com/_DgFqhf-Kbbc/RfrEGzei65I/AAAAAAAAAmE/wD4wYJBi_X0/s1600-h/a+bela+e+o+mestre.jpg

Entre outras imagens do fantástico http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com :D
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jvstorres em Sábado Jun 23, 2007 5:14 pm

Ministros "especialmente caros" com a devida ironia... :evil:
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jvstorres em Quinta Jun 28, 2007 4:12 am

Caros amigos,

Na edição de hoje do Correio da Manhã, vem uma notícia sobre a (não) participação de Portugal na IPhO 2007!!!

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=248136&idselect=10&idCanal=10&p=200

1) A posição do Governo :evil:

" (...) fonte do gabinete de Maria de Lurdes Rodrigues garantiu que 'o Ministério da Educação não recusou qualquer convite', afirmando que este 'é alheio à organização ou autorização deste tipo de deslocações ao estrangeiro.' "

Em que país estamos? Então o Governo é alheio a uma representação oficial do seu país no estrangeiro? Isto não cabe na cabeça de ninguém!

2) A posição da SPF :evil:

" Augusto Barroso, presidente da SPF, garantiu que desde o início do ano está contra a ida dos alunos. 'Escrevi uma carta à ministra da Educação, que é quem tem de aceitar o convite, a dizer que só íamos ao Irão se houvesse uma indicação expressa do Governo. Admito que os alunos gostassem de ir ao Irão, mas a posição da Sociedade é a mesma desde o início.' "

Se a posição da SPF é a mesma desde o início, era sua obrigação ter comunicado aos alunos a possibilidade de não competirem nas Internacionais!

Mas também não era de esperar que o Governo - caso assumisse o seu papel neste processo, coisa que lamentavelmente não fez! - autorizasse o envio de uma delegação portuguesa à IPhO 2007 quando o próprio Presidente da SPF, indo contra os estatutos das Olimpíadas, alega que o regime vigente no Irão impõe códigos de comportamento que "não são razoáveis".

Enfim...

Que vos parece a notícia?

Abraço,
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor RicardoCampos em Quinta Jun 28, 2007 8:34 am

Oh meu deus! Agora ao ler esta noticia consegui ficar com as voltas todas trocadas!
Afinal quem é que fez o que a dizer que foi o outro que coiso e tal e eles nao têm culpa?

Bah, que treta que isto é!
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor jmgb em Quinta Jun 28, 2007 10:55 am

Não tenho conhecimento de qualquer carta da SPF para o Ministério da Educação (ME) pedindo que o ME declinasse o convite para a participação de Portugal na IPhO. Seria muito estranho tal pedido, uma vez que é de todo o interesse da SPF a concretização cabal do projecto "olimpíadas" a que está obrigada por contrato com o Ciência Viva - e também pelo interesse, óbvio, desta actividade para a SPF.

"Augusto Barroso, presidente da SPF, garantiu que desde o início do ano está contra a ida dos alunos. 'Escrevi uma carta à ministra da Educação, que é quem tem de aceitar o convite, a dizer que só íamos ao Irão se houvesse uma indicação expressa do Governo. Admito que os alunos gostassem de ir ao Irão, mas a posição da Sociedade é a mesma desde o início.' "

Preto no branco. Infelizmente.

Abraço.
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 1:10 am

Mensagempor Ilúvatar em Quinta Jun 28, 2007 11:14 am

confirmam-se as suspeitas, então....parece que está tudo esclarecido, contudo nem de longe justificado ou compreendido. continuemos....não pode ficar assim
Flávio Coelho
37th IPhO 2006 Bronze Medal
Ilúvatar
gluão
gluão

Registado: Terça Nov 14, 2006 9:22 pm

Mensagempor Andre França em Quinta Jun 28, 2007 12:22 pm

Escrevi uma carta à ministra da Educação, que é quem tem de aceitar o convite, a dizer que só íamos ao Irão se houvesse uma indicação expressa do Governo.

[o governo] é alheio à organização ou autorização deste tipo de deslocações ao estrangeiro

Se bem entendi então, a posição da SPF era: "Não vamos ao Irão até que o governo diga o contrário". E o gabinete da ministra diz: "isto não é nossa responsabilidade, por isso a decisão não cabe a nós"

o Irão “tem um regime especial onde impera uma lei que impõe um tratamento diferencial entre alunos e impõe uma vestimenta e um código de comportamento que não são razoáveis”

Então como é que quantificamos isto? Ou seja, num ano vamos ao país que tem o maior número de sentenças de morte e oferece penas de chibatadas e multas gigantescas para as transgressões mais ínfimas, mas ainda é razoável; ir ao Irão, hmm, vestir-se de forma adequada e não blasfemizar a religião, isto já não parece razoável.
Então agora sugiro que criemos um quadro onde, numa escala de 1 a 10, classifiquemos os países segundo o nível de razoabilidade para a presença dos nossos alunos.
Tratamento diferencial? Então também vão beneficiar alunos islâmicos na correcção das provas? Ah, mas só os xiitas, claro. Tal como nós, ocidentais, obviamente, também oferecemos tratamento diferencial para todos os não-ocidentais, e por causa disso nunca temos cá iranianos nem paquistaneses nas nossas competições, até porque seria um ultraje obriga-los a acostumar a vista aos nossos códigos de vestimenta claramente não-razoáveis :roll:

“houve a indicação de que, por razões orçamentais, Portugal não iria participar”

Não, não nos vamos dar ao trabalho de apresentar uma justificação razoável, até porque nem as temos. Vamos alegar a desculpa mais óbvia, e que sempre é engolida, dado que neste ano tivemos gastos extras para contratar super-professores que conseguissem fazer exames nacionais sem erros científicos.

A situação é realmente revoltante, e se para mim o é, imagino para os nossos olímpicos. E pior de tudo é ver a indiferença com que os órgãos envolvidos tratam do assunto, tirando crédito a todo o trabalho que tiveram durante este ano. Não desanimem, e agora é prepararem-se para as Ibero como se fosse uma IPhO na China! E este ano de aprendizagem, é algo que vos vai marcar por toda a vida (ou ao menos durante o 1º ano da faculdade, que é a minha breve experiência :P)
IPhO 2006 - Singapura.
Andre França
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Nov 12, 2006 11:10 am

Mensagempor rui.b em Quinta Jun 28, 2007 5:30 pm

a situação parece-me cada vez mais inaceitável.

se já era grave o governo declinar o convite para participar nas IPhO, ainda mais grave é o facto de esta recusa partir da própria SPF, que é a organização responsável pela promoção das olimpíadas de Física a nível nacional e portanto, seria de esperar, interessada na representação de Portugal internacionalmente.

jap Escreveu:(...)
Seria muito estranho tal pedido, uma vez que é de todo o interesse da SPF a concretização cabal do projecto "olimpíadas" a que está obrigada por contrato com o Ciência Viva - e também pelo interesse, óbvio, desta actividade para a SPF.

Para além disto, as razões apresentadas pelo Presidente da SPF são perfeitamente risíveis:

André França Escreveu:Ou seja, num ano vamos ao país que tem o maior número de sentenças de morte e oferece penas de chibatadas e multas gigantescas para as transgressões mais ínfimas, mas ainda é razoável; ir ao Irão, hmm, vestir-se de forma adequada e não blasfemizar a religião, isto já não parece razoável.

De facto, esta situação não tem precedentes e Portugal já enviou delegações a países como Taiwan em 2003 (que não é reconhecido pela ONU e não mantém relações diplomáticas com quase nenhum país do mundo), Singapura em 2006 (recordista mundial nas condenações à morte e com códigos de conduta "nada" rígidos), e Indonésia em 2002 (somente 3 anos após a libertação de Timor-Leste). Porém, ao que parece, estas razões diplomáticas e estes "códigos de conduta" não ofendem tanto a SPF quanto o respeito das tradições culturais e religiosas do Irão.

E se, desde o início, o presidente da SPF defende esta posição, como se pode explicar que as pessoas envolvidas, em particular os alunos e os treinadores (que julgo serem sócios da SPF), a desconhecessem por completo?

jap Escreveu:Não tenho conhecimento de qualquer carta da SPF para o Ministério da Educação (ME) pedindo que o ME declinasse o convite para a participação de Portugal na IPhO.

Não é, de forma alguma, tolerável que o presidente da SPF tome decisões sem o conhecimento dos sócios e, ao que parece, enganando os próprios treinadores da equipa olímpica:

jap Escreveu:Sei que a SPF sugeriu ao ME que houvesse um apoio à delegação portuguesa no Irão por parte da embaixada - o que já aconteceu noutros anos.

Estas atitudes e declarações do presidente da SPF são perfeitamente desadequadas ao cargo que ocupa e descredibilizam totalmente a Sociedade Portuguesa de Física, pelo que me parece necessário que este senhor seja confrontado com a situação.

No meio de tudo isto, também a posição do ME me parece estranha. A que propósito se invocam razões financeiras quando se poderia simplesmente dizer a verdade sobre a carta da SPF? O que levou o ME a "encobrir" toda esta situação? Continuo à espera de resposta para a carta que enviámos.

Entretanto, não devemos de modo algum resignar-nos. É necessário continuar a agir até que esta situação seja resolvida.

Ilúvatar Escreveu:contudo nem de longe justificado ou compreendido. continuemos....não pode ficar assim

um abraço!

-----------------------
Uma vez olímpico, sempre olímpico!!!
rui.b
gluão
gluão

Registado: Segunda Nov 13, 2006 2:49 pm

Mensagempor jap em Quinta Jun 28, 2007 5:55 pm

Caros olímpicos,

Estou pasmo. Nem sei o que dizer. :shock:

Se a SPF (ou o seu Presidente?) está desde o início do ano contra a ida dos alunos ao Irão, porque é que fez e assinou um projecto de financiamento com o Ciência Viva onde explicitamente estava contemplada a ida da nossa equipa ao Irão? E porque não assumiu essa posição com as devidas consequências na altura própria? A operação deveria ter sido abortada logo no início do ano e não andavamos todos a fazer figura de parvos (ou a ser tomados por isso). Já não percebo nada. :evil:

Isto está a ficar surreal. A opinião pessoal do Presidente da SPF (ou a minha, ou a vossa) sobre o regime político do Irão não pode (não deve) imiscuír-se com a decisão de Portugal se fazer representar num evento como as Olimpíadas de Física. Repito: Olimpíadas - este nome tem um peso a que devemos ser sensíveis. Nem percebo como é que o Governo pode consentir tal coisa. Também fomos à China quando o massacre de Tianamen estava bem vivo, e ninguém, SPF ou Governo de Portugal, colocou questões desta natureza.

Vou reflectir sobre tudo isto. Estamos todos muito chocados. :cry:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

AnteriorPróximo

Voltar para Olimpíadas Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante