jmgb Escreveu:Tomei conhecimento (por fonte segura próxima do Ministério da Educação) que foi enviada uma carta ao Ministério da Educação, por parte da SPF, a pedir que se declinasse o convite para a participação portuguesa na 38º olimpíada internacional de Física.
Tal informação é perfeitamente coerente com a que foi obtida junto do Secretário de Estado da Educação (Valter Lemos).
(...)
Abraço.
João,
Não tenho conhecimento de qualquer carta da SPF para o Ministério da Educação (ME) pedindo que o ME declinasse o convite para a participação de Portugal na IPhO. Seria muito estranho tal pedido, uma vez que é de todo o interesse da SPF a concretização cabal do projecto "olimpíadas" a que está obrigada por contrato com o Ciência Viva - e também pelo interesse, óbvio, desta actividade para a SPF.
O que certamente aconteceu foi que a SPF contactou o ME explicando-lhe a situação particular deste ano - as olimpíadas decorriam no Irão, país que na altura em que foi feito o contacto SPF/ME tinha "raptado" e em captura vários soldados ingleses. Lembram-se? Para além disso, é natural que a SPF tenha ainda informado o ME das restrições legais no que respeita à conduta (obrigatoriedade de véu para participantes femininos, etc.) que nos foram transmitidas nas circulares que recebemos da organização da IPhO. E certamente insistiu na necessidade de uma decisão por parte do Ministério da Educação sobre a aceitação do convite entretanto endereçado formalmente à Sra. Ministra da Educação. Sei que a SPF sugeriu ao ME que houvesse um apoio à delegação portuguesa no Irão por parte da embaixada - o que já aconteceu noutros anos.
Foi-me transmitido que, na sequência deste contacto, o ME informou-se junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre a ida ao Irão da delegação portuguesa e que este Ministério teria desaconselhado fortemente a nossa ida. Com base nesta informação, o ME decidiu não apoiar a participação de Portugal na IPhO, tendo transmitido à SPF a "declinação do convite", tal como afirmou o Prof. Agusto Barroso na RTP, invocando uma (falsa) justificação "financeira".
Isto são os factos de que eu tenho conhecimento. Agora, poderá o ME interpretar o contacto inicial da SPF, com as reservas que lhe foram transmitidas da necessidade de um apoio institucional do Governo português para que estivessem asseguradas as condições para irmos ao Irão, como um pedido de declinação de convite - mas isto é abusivo. Aliás, como bem disse o João Gama, o ME é soberano na decisão: e repito, como se trata em qualquer dos casos de uma representação de Portugal e não da SPF, independentemente da situação, só poderíamos ir ao Irão
se o ME aceitasse o convite. O facto é que não o fez e também não me consta que tenha havido qualquer desmentido do ME relativamente às declarações do presidente da SPF que foi muito claro: o ME
declinou o convite. E não tendo sido aceite o convite, não é possível participarmos numa olimpíada internacional à revelia do ME!
Agora perguntam vocês: mas afinal, a SPF é a culpada de não irmos ao Irão? Não me parece que a SPF se tenha recusado a ir ao Irão! Nós, os alunos e os team-leaders deixámos claro que queríamos ir, desde que em representação oficial, naturalmente, e desde que estivessem asseguradas as condições de segurança necessárias. Está fora de questão ir à revelia da vontade do Governo!
A minha posição, a partir da altura em que ficou claro (para mim!) que a maioria dos países ocidentais ia participar no evento é a que podem (re) consultar no 1º post desta thread.
Acho que não podia ser mais claro: pessoalmente acho que devíamos ir e que há condições para ir. Acho inclusivé que a nossa não participação, se a maioria dos países participar, pode ser interpretada com um boicote violador do espírito olímpico. Mas não sou eu que posso tomar essa decisão! E a responsabilidade é de quem tem de decidir: o Ministério da Educação e a SPF, por esta ordem.
Foram feitos muitos contactos nos últimas semanas com o ME e com a SPF para reverter a situação, mas tal não foi possível. Dizem-me vocês que o ME afinal acha que temos condições para ir mas que a SPF não quer: sinceramente, nesse caso o ME devia simplesmente aceitar o convite (não o fez) e "ordenar" à SPF para levar uma delegação (também não o fez).
Pessoalmente, sabem qual é a minha posição: assumo, a priori, que todos estão de boa fé neste processo. Portanto, o ME acha, com base na informação que tem, que não é recomendável a participação de portugal no Irão. Eu ajuizarei da justeza desta decisão quando em Julho verificar quais os países que participam, afinal, na competição. E daí tirarei consequências, como já anunciei.
Quanto aos protestos que vocês queiram fazer, para a SPF e/ou ME têm toda a legitimidade para isso, desde que o façam de forma elegante- mas sei que vocês não fariam nada que não fosse elegante! E acho que têm até direito a uma explicação, aliás acho que todos temos direito a uma BOA EXPLICAÇÃO, sobretudo nesta situação em que se levantaram dúvidas sobre a posição do ME e da SPF. Não é, aliás, a primeira vez que digo isso.
Claro que estou muito, mesmo muito aborrecido com toda esta situação. Infelizmente, mesmo que o ME decidisse agora mandar-nos para a IPhO, tal já não seria possível - o Raul vai à Olimpíada Internacional de Química em Moscovo (na mesma semana da IPhO), o Pedro Ponte vai ter um exame (2ª fase) nessa semana, etc, e as reservas de viagem caducaram recentemente. Infelizmente perdemos a janela de oportunidade para reverter a situação. Não foi por falta de iniciativas, muitas iniciativas, ... incluindo as do João Torres e da embaixada do Irão!
Abraço,
jap.