Cancelamento da participação portuguesa na IPhO'07 - Irão

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Mensagempor pmp em Terça Jun 05, 2007 9:44 pm

Caso as condições a que acima me referi não venham a ser satisfeitas, fica desde já anunciada a minha despedida destas funções de treinador e, naturalmente, do Quark!.

Subscrevo as palavras do Diogo, o professor tem sido impecável e acho que representa o tal "espírito olímpico", posso dizer que o até hoje aprendi de Física muito se deveu aos problemas que durante este tempo de Quark! nos foi colocando. Por isso, obrigado! :D Se perdemos as pessoas de valor pelas decisões dos mediocres, não vamos sair nunca da cepa torta.

Não há mesmo nada que possamos fazer para reverter esta situação? Do género sequestrar a ministra ou um familiar, é só uma ideia.
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 3:35 pm

Mensagempor jap em Terça Jun 05, 2007 9:47 pm

pmp Escreveu:
Caso as condições a que acima me referi não venham a ser satisfeitas, fica desde já anunciada a minha despedida destas funções de treinador e, naturalmente, do Quark!.

(...)
Não há mesmo nada que possamos fazer para reverter esta situação? Do género sequestrar a ministra ou um familiar, é só uma ideia.

Pedro, não tinha pensado nisso, e o teu post claramente melhorou o meu estado de espírito :D . Kelker, não se arranja aí um buraco negro ou um "wormhole" para mandar quem nós sabemos para a outra dimensão? :twisted:
Quarkianos, vamos vingar-nos! :P
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor RicardoCampos em Terça Jun 05, 2007 9:57 pm

Mas nao deve ser deixado à responsabilidade dos alunos (ou encarregados de educaçao, se os houver) a escolha de ir ou nao ir?

Se nao, porque é que nao pode ser deixada à responsabilidade da SPF?
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor jap em Terça Jun 05, 2007 10:04 pm

RicardoCampos Escreveu:Mas nao deve ser deixado à responsabilidade dos alunos (ou encarregados de educaçao, se os houver) a escolha de ir ou nao ir?

Se nao, porque é que nao pode ser deixada à responsabilidade da SPF?

Ricardo, isso eu posso explicar.
Em primeiro lugar, havendo uma declinação do convite por parte de Portugal só poderíamos ir à IPhO por convite a título individual, como está previsto nos estatutos da competição. Mas isso impedia-nos de representar oficialmente Portugal e, por exemplo, de desfilar com a bandeira. Este tipo de situação só ocorre muito excepcionalmente no caso de países em guerra ou com os quais há conflitos diplomáticos declarados - o que não é o caso de Portugal e Irão, que eu saiba :?

Por outro lado, tendo sido levantada a questão da segurança pelo Governo, que nos diz que não há condições para irmos, como é que a SPF pode carregar esse fardo de assegurar que sim senhor vamos, e não há problemas? Temos de tomar a informação do governo como boa, e verificar a posteriori se esta posição se justificava ou não. Não estou sequer a ver os pais dos olímpicos a deixarem os filhos viajar para o Irão quando o nosso governo diz que não estão reunidas as condições de segurança...

É por isso que, tendo sido levantada a questão, a nossa não ida ao Irão se torna, na prática, irreversível... :?
última vez editado por jap s Quinta Jun 07, 2007 1:54 am, editado 3 vezes no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor fnog em Terça Jun 05, 2007 10:04 pm

Ricardo, nem a SPF nem nós próprios (os team-leaders) fomos convidados a participar. O convite foi endereçado à ministra da educação, que o declinou. É tão simples como isso...
Fernando Nogueira
(Comissão Nacional das Olimpíadas)
fnog
Co-Administrator
Co-Administrator

Registado: Sexta Nov 10, 2006 7:47 am

Mensagempor pmp em Terça Jun 05, 2007 10:10 pm

Vistas as coisas assim, parece que não há nada a fazer. A OIbF também não é o fim do mundo e ir ao CERN também é um prémio fixe. Acho que aquela semaninha de preparação se deve manter... :wink:
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 3:35 pm

Mensagempor jap em Terça Jun 05, 2007 10:14 pm

Vejam esta notícia que saiu esta semana (passado sábado) na contracapa do Jornal Expresso - não sei se alguém leu. :roll:

É elucidativo do desastre das nossas relações externas! :shock: Alguém consegue perceber que raio de política externa é esta? :twisted:

Imagem
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Real em Terça Jun 05, 2007 10:31 pm

Bem, não quero de maneira nenhuma apoiar a (muito) má actuação do governo, mas vejam isto, é assustador :? :

http://education.guardian.co.uk/higher/worldwide/story/0,,2091909,00.html
Diogo Fernandes
(IPhO 2005 - Salamanca)
Real
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 7:52 pm

Mensagempor jap em Terça Jun 05, 2007 10:37 pm

Real Escreveu:Bem, não quero de maneira nenhuma apoiar a (muito) má actuação do governo, mas vejam isto, é assustador :? :

http://education.guardian.co.uk/higher/worldwide/story/0,,2091909,00.html

Às tantas os serviços secretos portugueses ou a CIA descobriram que está previsto um rapto em massa dos olímpicos para uma lavagem ao cérebro e conversão ao Islão :lol: ou que o Stephen Hawking vai ser tomado como refém para desanuviar a crise entre o Irão e os USA, nesse caso estaremos cá para ver e serei o primeiro a dar a mão à palmatória... 8)

Mas é claro que não tenho simpatia pelo governo do Irão :evil:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Ivo_Timóteo em Terça Jun 05, 2007 10:53 pm

Não posso dizer que não fiquei triste com esta situação e concordo com praticamente tudo o que foi dito anteriormente.

Agora que fiquei "fora de prova" gostava de dizer a todos que gostei muito da experiência olímpica. Um reconhecimento para os Olímpicos, ex-Olímpicos, Professores e, com especial destaque, o Professor Paixão e o Professor Nogueira.

No entanto, antes que fique com demasiado tom de despedida, gostava de dizer que acho que a semana em Coimbra se deve realizar normalmente para honrar o nosso Espírito Olímpico e porque, acima de tudo, fazemos isto porque gostamos de Física e porque gostamos de representar o nosso País (embora ele não pareça querer ser representado).

Gostava ainda de agradecer a possibilidade que me poderá vir ser a dada, de acompanhar a comitiva à Argentina ou a outra viagem, possivelmente ao CERN.

Finalmente uma mensaqem de boa sorte aos meus colegas Raul, Pedro Ponte, Pedro Carrilho e João Guerreiro e um pedido: Mostrem o que é o Espírito Olímpico de que nós tanto falamos e tragam várias e douradas Medalhas.
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor Ivo_Timóteo em Terça Jun 05, 2007 10:55 pm

Gostava de saber a vossa opinião sobre um pedido de esclarecimento ao ME...
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor jap em Terça Jun 05, 2007 10:57 pm

Ivo_Timóteo Escreveu:(...)
Gostava ainda de agradecer a possibilidade que me poderá vir ser a dada, de acompanhar a comitiva à Argentina ou a outra viagem, possivelmente ao CERN.
(...)

Ivo, agradeço-te as palavras amigas e também toda a tua dedicação entusiástica às olimpíadas. É realmente com muita pena nossa que ficas afastado da competição :cry:

Se houver alternativa entre a ida à Argentina (como observador ou "acompanhante" da delegação portuguesas) ou ao CERN, qual preferes?
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Terça Jun 05, 2007 11:01 pm

Ivo_Timóteo Escreveu:Gostava de saber a vossa opinião sobre um pedido de esclarecimento ao ME...

Isso já a SPF fez e não conseguiu sacar nada, tendo sido alegado (oficiosamente) "razões de estado" para não prestar mais esclarecimentos.

Podem tentar a vossa sorte, mas receio que não tenham sequer resposta...
última vez editado por jap s Quarta Jun 06, 2007 6:07 pm, editado 2 vezes no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Ivo_Timóteo em Terça Jun 05, 2007 11:03 pm

Teria de saber os programas com maior exactidão...

Já estive no CERN (à porta) e tenho alguns conhecimentos (ainda que indirectos) no interior. E julgo que está para breve a inauguração do Large Hadron Colider.

Nunca estive na Argentina e sem dúvida que era um País que gostaria de adicionar ao meu "Passaporte" e julgo que como acompanhante viajaria com os team-leaders e não com os outros Olímpicos(?)...

Efectivamente não consigo decidir neste momento, gostaria de mais informação sobre ambos os possíveis programas...
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor jap em Terça Jun 05, 2007 11:07 pm

Ivo_Timóteo Escreveu:Teria de saber os programas com maior exactidão...

(...)
Nunca estive na Argentina e sem dúvida que era um País que gostaria de adicionar ao meu "Passaporte" e julgo que como acompanhante viajaria com os team-leaders e não com os outros Olímpicos(?)...
(...)

Faremos a viajem para a argentina todos juntos e a ser possível ficarias alojado e farias todo o programa dos restantes "muchachos" à excepção das provas, evidentemente. :D Acho que seria mais interessante para ti, sobretudo se já conheces Genebra e é bem mais fácil visitar o CERN mais tarde do que a Argentina. Por outro lado, pensei que os cinco "ex-iranianos" gostariam de participar juntos na aventura argentina, e não serem agora separados, por isso sugeri ao Presidente da SPF a hipótese de ires como "pendura", e ele achou bem a ideia, isto se for autorizado pela organização da OIbF, mas não creio que haja aí um problema maior...

Também ainda não sei nada do Raul, João Guerreiro e do Pedro Carrilho, espero que eles possam ir à OIbF, caso contrário serás chamado a competir!

Rapazes, manifestem-se, por favor!
última vez editado por jap s Terça Jun 05, 2007 11:13 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

AnteriorPróximo

Voltar para Olimpíadas Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante