Cancelamento da participação portuguesa na IPhO'07 - Irão

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Mensagempor manuelmarque em Domingo Jul 01, 2007 3:07 pm

jmgb Escreveu:E mais locais em que a triste notícia ganha destaque:

2) Wikipedia

Esse último é da minha autoria :P Coloquei a notícia na Wikinews mal a "bomba" rebentou :(
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Domingo Jul 01, 2007 3:48 pm

Bom, talvez não fiquemos isolados com os US ao não participarmos na IPhO2007, talvez fiquemos simplesmente...isolados. :?
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor jap em Domingo Jul 01, 2007 4:11 pm

Ilúvatar Escreveu:peço desculpa pela linguagem (...)

Flávio, por muito grande que seja a tua indignação, peço-te que alteres a "linguagem" que usaste no post por forma a mantermos um nível elevado neste fórum. Podemos fazer valer os nossos pontos de vista sem ofender ninguém. Não te esqueças que o Prof. Augusto Barroso é um físico respeitado e que está de forma altruísta à frente da SPF - não ganha um "tostão" com isso. Uma coisa é defendermos os nossos pontos de vista com frontalidade; outra é insultar as pessoas.

Ilúvatar Escreveu:"O que está em causa são decisões de saída individual [do país]. Não é o ministério que os impede", afirmou. A Sra. Ministra também não está a ver bem a coisa...o que está em causa não são saídas individuais, é uma delegação Nacional!

Será que ninguém entende??...

Infelizmente, chegamos à triste conclusão que todo este problema residiu num acumular de equívocos. Por parte da direcção da SPF, ao misturar as questões da "vestimenta e segregação dos sexos", que não são uma preversão da organização da IPhO, mas que resultam apenas da aplicação das leis do país, por muito criticáveis que sejam, com a da nossa representação no evento - que não sanciona o regime político ou as suas práticas, mas que tem de se entender no espírito da verdadeira natureza do ideal olímpico.

Por parte do ME, insistem e voltam a insistir que não têm nada a ver com o assunto, não percebendo a diferença entre uma excursão ao Irão e a representação oficial de um país numa competição olímpica. É claro que não percebem porque, dadas as circunstâncias, dá jeito não perceber. :?

É uma pena tudo isto.
última vez editado por jap s Segunda Jul 02, 2007 11:08 am, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Ilúvatar em Domingo Jul 01, 2007 9:57 pm

Estamos a preparar uma nova missiva, que colocaremos à subscrição de toda a comunidade olímpica, em especial os (não)-participantes deste ano. Gostaríamos de ter uma cópia da carta que a SPF vos enviou. Se algum de vocês puder digitalizá-la ou assim e enviar por e-mail.... enviem por favor para eragon@clix.pt.

Obrigado e Abraço e todos
Flávio Coelho
37th IPhO 2006 Bronze Medal
Ilúvatar
gluão
gluão

Registado: Terça Nov 14, 2006 9:22 pm

Mensagempor vbmaster em Domingo Jul 01, 2007 11:13 pm

jmgb Escreveu:E mais locais em que a triste notícia ganha destaque:

1) Portugal a Programar
2) Wikipedia

O primeiro link é o blog da minha pessoa conjuntamente com mais uma série de colegas fanáticos do "GNU". Publicitei a notícia logo que dela soube, quem sabe, à espera que a solideriedade dos elementos e utilizadores do famoso agregador de blogs Planet Geek, ao qual o blog pertence, levantasse alguma onda, o que, infelizmente, não aconteceu.
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 11:49 pm

Mensagempor jmgb em Segunda Jul 02, 2007 2:22 am

Infelizmente, chegamos à triste conclusão que todo este problema residiu num acumular de equívocos. Por parte da direcção da SPF, ao misturar as questões da "vestimenta e segregação dos sexos", que não são uma preversão da organização da IPhO, mas que resultam apenas da aplicação das leis do país, por muito criticáveis que sejam, com a da nossa representação no evento - que não sanciona o regime político ou as suas práticas, mas que tem de se entender no espírito da verdadeira natureza do ideal olímpico.

Parece-me má altura para amolecer o discurso, Prof. Paixão. Não foram só equívocos: no mínimo (dos mínimos), tratou-se de uma terrível falta de frontalidade da parte dos organismos da SPF e do executivo do ME. Sempre com o devido respeito, apelo a que se continue a revolta. Até onde fôr possível. Até ao fim.

Abraço.
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 1:10 am

Mensagempor rui.b em Segunda Jul 02, 2007 2:58 am

já temos um rascunho da carta aberta a ser enviada à comunicação social dirigida
ao Sr Presidente da SPF. Se os olimpicos deste ano (e de outros)
estiverem interessados em assinar a carta,
contactem-nos (rui.b.3044@gmail.com) e nós enviamos a versão actual.

abraço

rui

----------
Uma vez olímpico, sempre olímpico!!!
rui.b
gluão
gluão

Registado: Segunda Nov 13, 2006 2:49 pm

Mensagempor jap em Segunda Jul 02, 2007 9:08 am

jmgb Escreveu:(...)
Parece-me má altura para amolecer o discurso, Prof. Paixão. Não foram só equívocos: no mínimo (dos mínimos), tratou-se de uma terrível falta de frontalidade da parte dos organismos da SPF e do executivo do ME. Sempre com o devido respeito, apelo a que se continue a revolta. Até onde fôr possível. Até ao fim.

Abraço.

Pois é, mas o respeito está a faltar e isso não pode acontecer aqui no Quark!. :cry: Vejam a forma como o Flávio tratou no penúltimo post o Presidente da SPF. Esse tipo de linguagem é intolerável e se ele não editar o post vou ter de ser eu a fazê-lo. Aliás, se vocês não se derem ao respeito, perdem toda a eficácia nos vossos protestos. É imperativo que mantenham as vossas intervenções ao nível do vosso estatuto. Não precisam de ser agressivos ou desrespeitosos. Para fazer valer o vosso ponto de vista, neste ou em qualquer outro assunto, devem ser afirmativos, argumentativos (explicando as vossas razões e estando disponível para ser contraditado) e, sobretudo, educados.

Desculpem o "chá", mas se reflectirem um pouco verão que tenho razão. :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Ivo_Timóteo em Segunda Jul 02, 2007 10:03 am

Concordo.
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor jmgb em Segunda Jul 02, 2007 1:24 pm

jap Escreveu:
Pois é, mas o respeito está a faltar e isso não pode acontecer aqui no Quark!. :cry: Vejam a forma como o Flávio tratou no penúltimo post o Presidente da SPF. Esse tipo de linguagem é intolerável e se ele não editar o post vou ter de ser eu a fazê-lo. Aliás, se vocês não se derem ao respeito, perdem toda a eficácia nos vossos protestos.

Desculpem o "chá", mas se reflectirem um pouco verão que tenho razão. :roll:

Sim, tem toda a razão. No entanto, alerto para o facto de eu não ter a possibilidade (depois de loggado) de alterar os meus posts... Acho que tem mesmo de ser o administrador do fórum a fazê-lo.

Somos civilizados. E vamos vencer :)
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Segunda Jul 02, 2007 7:07 pm

jmgb Escreveu: (...)No entanto, alerto para o facto de eu não ter a possibilidade (depois de loggado) de alterar os meus posts... Acho que tem mesmo de ser o administrador do fórum a fazê-lo.
(...)

João, já alterei as permissões do fórum para ser possível ao autor de uma mensagem editar essa mensagem. Verifica, por favor, se já consegues editar um post teu nesta thread. Já tentei fazer isto antes, mas não funcionou, deve haver algum problema estranho com os settings do phpb. :cry:

Abraço,
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor kelker em Segunda Jul 02, 2007 7:38 pm

jap Escreveu:
jmgb Escreveu: (...)No entanto, alerto para o facto de eu não ter a possibilidade (depois de loggado) de alterar os meus posts... Acho que tem mesmo de ser o administrador do fórum a fazê-lo.
(...)

João, já alterei as permissões do fórum para ser possível ao autor de uma mensagem editar essa mensagem. Verifica, por favor, se já consegues editar um post teu nesta thread. Já tentei fazer isto antes, mas não funcionou, deve haver algum problema estranho com os settings do phpb. :cry:

Abraço,

Agora já dá.
kelker
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Mar 13, 2007 10:56 pm

Mensagempor jmgb em Terça Jul 03, 2007 12:56 am

João, já alterei as permissões do fórum para ser possível ao autor de uma mensagem editar essa mensagem. Verifica, por favor, se já consegues editar um post teu nesta thread. Já tentei fazer isto antes, mas não funcionou, deve haver algum problema estranho com os settings do phpb.

Já está a funcionar. O Flávio já editou o conteúdo da mensagem que tinha submetido atrás. :)
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor rui.b em Terça Jul 03, 2007 11:32 pm

olá!

Preparamos uma carta aberta para ser publicada na comunicação social
dirigida ao Presidente da SPF. o primeiro paragrafo ta imcompleto, pois não sabemos ainda quem
está interessado em assiná-la (nós os 9 de 2006, o joão torres está a contactar os de de 2004
e seria bom se pelo menos os de 2005 e principalmente os deste ano também assinassem.
façam comentários, sugestões e digam se estão interessados em assinar a carta.

um abraço.

rui

uma vez olímpico, sempre olímpico!!

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE FÍSICA

Senhor Professor Augusto Barroso,

Os signatários desta carta foram os representantes de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO) 2006, realizadas em Singapura, e nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física OIbF) 2006, que decorreram em Coimbra. ETC ETC....
A participação nas Olimpíadas constituiu uma experiência importante para cada um de nós quer a nível científico, quer no contacto cultural com imensos colegas de outros países.

Nesta condição, ficamos deveras surpreendidos com as suas declarações ao Correio da Manhã e à Agência Lusa, publicadas nos dias 28 e 29 de Junho. Delas se conclui que afinal, desde o início do ano que a SPF se opõe à representação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO 2007), a realizar este mês no Irão. Porém, nem alunos, nem treinadores, nem escolas, foram devidamente informados dessa posição. As provas de selecção e sessões de preparação decorreram normalmente. Na verdade, até ao dia 5 de Junho, nada fazia prever o triste desfecho que esta questão veio a ter: Portugal tornava-se o único país ocidental a não participar nas IPhO 2007. A verdadeira surpresa, porém, chegou no dia 28 quando, através da comunicação social, soubemos que a responsabilidade da decisão fora essencialmente sua.

Decisão certamente polémica, que, de resto, contradiz o plano trienal da direcção a que o Senhor Professor preside e que aponta o fortalecimento das Olimpíadas como um dos principais objectivos. Decisão, sobretudo, que merecia explicação mais circunstanciada, discutida e feita a tempo, com o respeito pelo esforço, dedicação e entusiasmo de todos. Digamo-lo claramente: a forma como este assunto foi conduzido é perfeitamente inaceitável. Alunos e treinadores merecem certamente da sua parte um pedido de desculpas.

Para além disto, as duas justificações que o Senhor Professor apresenta são francamente débeis. Vejamos cada uma delas.

A primeira, e aparentemente a mais consistente, relaciona-se com a alegada falta de segurança na região. Mas não é surpreendente que todos os outros países ocidentais, incluindo o Reino Unido e os EUA, não tenham revelado preocupações idênticas e tenham já confirmado a sua participação? Não são diversas as personalidades ocidentais, como Stephen Hawking, o reputado físico de Cambridge, que asseguraram a sua presença? E não lhe parece que o Governo iraniano tudo fará, no seu próprio interesse, para criar condições de segurança para este evento? Não concorda que, em todo o caso, a decisão final de ir ou não ao Irão deveria ser tomada por cada um dos alunos selecionados e seus pais?

Se a primeira razão invocada é dificilmente aceitável, a segunda é de todo, e desculpará a franqueza, ridícula. Invoca o Senhor Professor os "códigos de conduta" impostos aos participantes em nome das normas culturais islâmicas. Não ignora, por certo, não se deverem estas à organização da IPhO, mas antes à exigência de serem respeitadas as leis do país onde é organizada a competição. Devemos recordar-lhe que Portugal participa nas IPhO desde 1993. esse ano, pouco tempo depois do massacre de Tiananmen, enviou uma delegação à China, país cujos "códigos de conduta" incluem um notório desrespeito pelos direitos humanos. Em 2006, de novo com o apoio da SPF, fomos a Singapura, o país com maior taxa de aplicação da pena de morte per capita. Concordemos que quem, em nome do ideal olímpico, pôde conviver com ``códigos'' tão bizarros, suportaria agora com mediano esforço umas calças compridas, um lenço na cabeça e a proibição de consumir álcool. A verdade, Senhor Professor, é que a não participação portuguesa, ao arrepio do que fizeram todos os países ocidentais, constitui um atentado ao espírito olímpico e aos próprios estatutos das IPhO, que visam, como sabe, promover o respeito e a convivência entre povos e culturas.

Como sabe, antes ainda de termos ficado estupefactos com as sua declarações, tomámos a iniciativa de protestar junto da Senhora Ministra da Educação que, na altura, julgávamos a principal responsável por esta tristeza. Pensamos que esse protesto junto do Estado português permanece válido: é o Governo quem, em última análise, aceita ou declina o convite. Mas lamentamos profundamente que na gênese desta decisão possa estar o Presidente da Sociedade Portuguesa de Física.

Com os melhores cumprimentos,

.......
rui.b
gluão
gluão

Registado: Segunda Nov 13, 2006 2:49 pm

Mensagempor RicardoCampos em Terça Jul 03, 2007 11:52 pm

Não concorda que, em todo o caso, a decisão final de ir ou não ao Irão deveria ser tomada por cada um dos alunos selecionados e seus pais?

Nao concordo propriamente com esta parte... A decisao tem de ser tomada pelos responsaveis (SPF e ministerio)

Agora... Na final deste ano, parte do discurso precedente à entrega dos premios, foi sobre a possibilidade de ir as tais olimpiadas iberoamericanas e IPhO, em que portugal iria participar de certo.
No ano passado, suponho que tenha sido a mesma coisa, entao, porque é que nao foi dito nada desde entao sobre a hipotese de nao se poder ir?

Mesmo nao podendo ir, podiam ter a decencia de avisar antes do final das provas de selecçao. Quando um aluno vê que ficou em 7º, por exemplo, pensa "bem, da argentina ja ninguem me tira! Era aquilo com que eu sonhava e agora consegui!"... Para depois, quase em cima da hora dizerem "olha, aquilo que tu ja tinhas garantido, afinal nao é".

Até tenho medo de para o ano frequentar os estagios, se puder vir a sofrer uma desfeita destas...
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

AnteriorPróximo

Voltar para Olimpíadas Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes