Área de projecto 2008/2009

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Re: Área de projecto 2008/2009

Mensagempor hexphreak em Segunda Set 22, 2008 4:56 pm

Isso também é uma excelente ideia :)

Quanto ao projecto em que estou envolvido, vamos construir um sistema de laser tag. É um jogo do género paintball ou airsoft, mas que em vez de projécteis utiliza um sinal modulado IV, apresentando várias vantagens em relação a esses dois desportos. Se algum quarkiano quiser utilizar esta ideia, podemos trocar ideias e informações e, no caso de um quarkonium, sincronizar os protocolos de comunicação para podermos jogar numa sessão :D
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor FF em Segunda Set 22, 2008 7:15 pm

hexphreak Escreveu:Isso também é uma excelente ideia :)

Quanto ao projecto em que estou envolvido, vamos construir um sistema de laser tag. É um jogo do género paintball ou airsoft, mas que em vez de projécteis utiliza um sinal modulado IV, apresentando várias vantagens em relação a esses dois desportos. Se algum quarkiano quiser utilizar esta ideia, podemos trocar ideias e informações e, no caso de um quarkonium, sincronizar os protocolos de comunicação para podermos jogar numa sessão :D

Jogos de guerra na área projecto? :shock: E eu que pensei duas vezes antes de pôr o link para um dispositivo feito com o Mindstorms que atirava mísseis de Lego para proteger os canteiros do jardim dos esquilos e outros roedores! :oops:
A tua ideia é muito interessante, mas o hardware (emissores IV, sistemas ópticos e receptores) deve ser caro. Muitos sistemas de segurança dos portões de garagem têm sistemas desses, mas de alcance limitado.
última vez editado por FF s Segunda Set 22, 2008 10:48 pm, editado 1 vez no total
Francisco Fraga
Departamento de Física da FCTUC
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor jap em Segunda Set 22, 2008 7:22 pm

Oh, lá se vai a minha teoria de que na área projecto as escolas só desenvolvem projectos politicamente correctos... :inocent:

Isso não tem de ir à aprovação do conselho de escola, pedagógico e das outras instâncias? E vai passar? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor hexphreak em Segunda Set 22, 2008 7:42 pm

Pois, não tenho exactamente a certeza sobre isso. Mas vou esclarecer a questão amanhã, espero que o possamos concretizar :D

Prof. Fraga, essa é também uma das minhas preocupações, especialmente considerando a necessidade de lentes e LEDs IV de alta potência :? Esperamos diluir os custos reutilizando alguns materiais, como por exemplo armas de airsoft para os corpos, e também possivelmente estabelecendo uma parceria com a FEUP (a nossa escola já teve algumas). Ainda estamos em fase de planeamento, claro :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor xicomh1 em Terça Set 23, 2008 5:40 pm

Boa tarde! É a primeira vez que estou a escrever neste forum e estou impressionado com os projectos que estão para ser feitos. Sou aluno do 12º ano. Se fosse eu o unico a escolher o tema, muito possivelmente escolheria um tema do tipo aerogeradores e tentava construir uma miniatura de um. Mas o resto do grupo está virado para um tema mais teórico mas não menos problemático: "Biodiversidade vs Tecnologia". Gostava alguem com mais experiencia me desse uma opinião acerca deste tema. Obrigado.
xicomh1
gluão
gluão

Registado: Segunda Set 22, 2008 7:21 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Terça Set 23, 2008 6:21 pm

Olá Xicomh1, sê bem-vindo, não sei se percebi bem o teu tema :?.

Queres saber em que é que a tecnologia ajuda a biodiversidade, é isso? :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor xicomh1 em Terça Set 23, 2008 6:35 pm

Não, não é bem isso. Estamos a tentar fazer um trabalho sobre as fronteiras da evolução da tecnologia e até que ponto esta evolução poderá afectar a biodiversidade.
xicomh1
gluão
gluão

Mensagempor JoãoAbílio em Terça Set 23, 2008 7:35 pm

Que frete de Tema para AP( não par Filosofia).

Andar um ano inteiro a a debater esse tema entre o grupo.

Acho que a tua opção - aerogeradores - é muito mais interessante. Tenta levar isso para a frente, a disciplina tornar-se-á muito mais entusiasmante.

:wink:
"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo." - Galileu Galilei
JoãoAbílio
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Ago 12, 2008 10:58 pm

Mensagempor xicomh1 em Terça Set 23, 2008 7:47 pm

Eu acho que tens razão. Mas agora´só mais uma pergunta: achas que é possivel construir um mini aerogerador? Eu já vi alguns projectos na net, mas não tenho a certeza se é possivel algum dar certo...
xicomh1
gluão
gluão

Mensagempor Bruno Oliveira em Terça Set 23, 2008 8:15 pm

Disso também não tenho a certeza, mas um que sei ser muito fixe é um carrinho movido a energia solar, até gostava de pensar nisso, mas o pior se calhar é o orçamento :roll:.

Ricardo, se me puderes informar, sabes o custo médio de um destes "brinquedos"? Ou não foste tu que fizeste o carro? :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor pretomix em Terça Set 23, 2008 9:09 pm

na minha escola uns rapazes no ano passado fizeram um carro mini telecomandado a energia solar

eu se fosse a ti pensava em algo mais inesperado, para não ser repetitivo
pretomix
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Ago 15, 2007 6:12 pm

Mensagempor xicomh1 em Quarta Set 24, 2008 1:47 pm

Um carrinho movido a energia solar também é uma boa ideia. Mas nesse caso estás a esquecer-te que também tens de fazer um trabalho teórico. Eu já consegui convencer o meu grupo e o tema do nosso projecto será: "O vento como fonte de energia", o que nos permite trabalhar na parte teórica e na parte prática. Se alguem tiver um projecto de um mini aerojerador que me possa mostrar, agradecia. Senão teremos que fazer tudo de raiz.
xicomh1
gluão
gluão

Mensagempor DWBH em Quarta Set 24, 2008 6:02 pm

Bem, este ano é a minha vez de fazer algo em AP.
O pior é que, e isto acontece e aconteceu a toda a gente, ninguém sabe o que fazer.
No meu grupo decidimos que não íamos fazer o típico trabalho de pesquisar, pôr no Word, fazer um livro todo bonito, e pronto. Para além de não dar gozo nenhum, é um tipo de trabalho medíocre, e que não mostra originalidade nenhuma, IMO.
Decidimos fazer alguma coisa, e quando digo 'coisa', é mesmo no sentido de 'objecto', algo palpável.
No grupo somos todos alunos de Física, e se pudéssemos aliar AP com Física, melhor.
Pensámos em várias coisas: um barco telecomandado (não gosto desta); um planador com um objecto, que cairia, e através dessa mesma queda poderíamos verificar e estudar (duvido muito) o movimento em parábola registado na queda.
Contudo, existem outros projectos, que envolvem energias eólicas, painéis solares, robóticas, que poderão vir a ser tidos em conta.

Pessoal do Quark, pessoal do 12º e que já fez o 12º, pessoal que tem ideias malucas, que projectos acham vocês que iriam ser fixes para se fazer? :D
DWBH

Registado: Terça Set 23, 2008 5:23 pm

Mensagempor jap em Quarta Set 24, 2008 6:52 pm

Olá,

Dá uma olhadela aqui pelo fórum à secção experimental e de área projecto, pode ser que algum tema te desperte interesse. Nós estamos sempre dispostos a apoiar grupos de alunos que desenvolvam áreas de projecto em assuntos relacionados com a Física. Em particular se forem "imaginativos", ambiciosos ou :crazy: , desde que fazíveis, está claro.

O DF da UC tem uma lista de temas em que pode oferecer ajuda - desde radioactividade (pode emprestar material), robótica, CSI-Física, etc.

Já agora em que escola andas? Não queres fazer um post de apresentação na área de apresentações? :wink:

Abraço,
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor nemesis266 em Quarta Set 24, 2008 7:39 pm

O meu tema já está. Vai ser um lego Mindstorms( ainda estamos a decidir que brinquedo faremos :twisted: ) com uma aplicação de um painel fotovoltaíco ,construído através de células fotovoltaícas , para fornecer energia ao brinquedo.

PS: Fiquei fascinado com os mindstorms que vi no YOutube. Deixo aqui o meu preferido:

nemesis266
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Mar 12, 2008 11:42 am

AnteriorPróximo

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante