Área de projecto 2008/2009

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Re: área de projecto 2008/2009

Mensagempor curiousforscience em Sexta Set 19, 2008 1:26 pm

Obrigado pela resposta!
Pode demorar um pouco mas quando puder eu faço isso das apresentações.

Quanto ao balão meteorológico esqueçam. O tema do grupo foi definido e o titulo é "veículos do futuro" (inventado no momento :D ). Pelo que vamos fazer um hovercraft. Alguns estão pessimistas quanto a isso poder ser feito. Somos só quatro mas temos o ano todo. Poderiam então ajudar-nos nisto?? Já li noutro tópico sobre um grupo de alunos que o fizeram. Será que eles nos poderiam ajudar?? Tipo precisamos de uma ideia dos custos, dos conhecimentos e recursos necessários e essencialmente precisamos de saber como se constrói senão nunca mais...
curiousforscience
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Set 18, 2008 2:10 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Set 19, 2008 1:38 pm

Acho que foi o miguel que construiu um ele poderá ajudar-te :D
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Set 19, 2008 1:43 pm

Bolas, após uma pesquisa pelo fórum, já não tenho a certeza de quem o construiu, de qualquer maneira foi a Ana Rita a.k.a. Phy_Chem que disponibilizou o vídeo do hovercraft no quark!, aqui está o post:

phy_chem Escreveu:Olá!
Bem, aqui vai um filmezito do meu (da minha turma) hovercraft!
Que tal??

http://www.youtube.com/watch?v=ICran-aa-RA

Espero que te possa ajudar curious :wink:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor hexphreak em Sexta Set 19, 2008 4:59 pm

O Miguel fez um motor de Stirling, que eu nunca cheguei a ver :P

"Apenas" quatro? Já são demasiados :lol:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor Bicheichane em Sábado Set 20, 2008 3:24 pm

Boas pessoal! Enquanto pesquisava por ideias no site descobri o motor de stirling e ocorreu-me uma ideia.. será que é viável fazer um carro com 1 motor desses? :D E se sim, será que um aluno de 12º ano tem os recursos/conhecimentos para adicionar "mariquices" como sensor de obstáculos e coisas do género? :shock:
Bicheichane

Registado: Sexta Set 19, 2008 9:51 pm

Mensagempor hexphreak em Sábado Set 20, 2008 8:18 pm

Não me parece totalmente impossível, mas o Prof. Paixão pode esclarecer-te melhor que eu. Quanto aos sensores, muito facilmente :) Se decidires levar esse projecto avante, posso fornecer-te alguns materiais que tenho "em stock", que não requerem conhecimentos demasiadamente avançados, ou técnicas práticas complexas.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor pretomix em Sábado Set 20, 2008 10:46 pm

olá
no outro dia deixei aqui uma mensagem falando de um robot usando o efeito coanda, algo deste género:
http://jlnlabs.online.fr/gfsuav/index.htm

mas mais desenvolvido

mas não sei se isto é demasiadamente ambicioso, o que acham?

e estive a ver as formas aerodinâmicas do "bicho" e nos locais onde se situam as palas, que o fazem se mover pa frete pa trás e pós lados, não há muito efeito coanda, e também me pareceu, que ele para se equilibrar tem de estar constantemente a ser controlado, e o "piloto" tem de estar constantemente a movimentar as palas, não as podendo fechar, e no sitio das palas não haverá então tanto efeito coanda.

Será melhor pensar é algumas modificações na aerodinâmica?

pensei também em controlar o robot com recurso a um computador, em vez de controle remoto por radio, penso que existe maneira de ligar uma placa que abra e interrompa ligações eléctricas, comunicando com um computador talvez por wireless, da mesma maneira queria também colocar uma webcam no robot ligada ao pc, assim poderíamos controlar o robot pelo pc e ver o que ele vê além da grande vantagem de podermos criar programas no pc, como um autómato, e até com recurso á imagem da webcam o robot através da ligação feita com o pc e com o pc programado para isso, poderia processar o que via e agindo em resposta á imagem, poderia perseguir alguma coisa, sendo uma maquina quase automota, e operando sem precisar de vigilância, etc.....

esta tecnologia podería ser adaptada a uma espécie de robot bombeiro, ou robot de prevenção, utilizado em florestas propicias a fogos e cujos acessos são complicados para veículos terrestres e dispendiosos para veículos aéreos como helicópteros, o robot poderia vigiar a floresta sem precisar de controlo, e quando detectasse alguma anomalia ex: fumo, clarão de chamas..., aproximar-se-ía e estudaria o fenómeno enviando as suas pesquisas para o controlo, e ai só quando soado o alarmo, entidades humanas e competentes, iriam analisar com mais cuidado e controlar o robot para remediar a situação ou chamar assistência.

Enfim isto seria um pouco mais trabalhoso, mas poderíamos em AP desenvolver algo do género que possibilitasse ao menos fazer uma demonstração, e a prevenção seria uma aplicação do prototipo

Este robot, eficaz, rentável, autómato e ecológico (Hidrogenio + oxigenio produzido através de celulas fotovoltaicas e de água numa maquina que tambem teríamos de fazer que carregaria de hidrogenio a bateria utilizada no robot)

O que acham destas ideias? e das formas aerodinâmicas :hands: ?
pretomix
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Ago 15, 2007 6:12 pm

Mensagempor Bicheichane em Sábado Set 20, 2008 11:39 pm

hexphreak Escreveu:Não me parece totalmente impossível, mas o Prof. Paixão pode esclarecer-te melhor que eu. Quanto aos sensores, muito facilmente :) Se decidires levar esse projecto avante, posso fornecer-te alguns materiais que tenho "em stock", que não requerem conhecimentos demasiadamente avançados, ou técnicas práticas complexas.

Claro hex toda a ajuda seria extremamente agradecida e realmente estou bastante inclinado a seguir este projecto, mas acho que falta aqui uma componente essencial.. utilidade! Fazer simplesmente um carro a andar às voltinhas pode parecer muito giro nos primeiros 5 minutos mas quando depois realmente pensarmos no que fizermos, descobriremos que não passou de algo supérfluo. Acrescentar-lhe alguma utilidade seria óptimo... Ideias não faltam agora quanto à viabilidade é que as coisas são diferentes, mas não tenho a certeza. Não sei se estarei a sonhar demasiado alto, mas será que é possível alimentar um aspirador a partir de motores de stirling? É que isso eliminaria o problema desse tipo de motores no que toca ao facto de não poderem variar a velocidade de rotação rapidamente, pois teria de ser algo que fornecesse a mesma quantidade de energia ao longo do tempo (pelo menos enquanto o aspirador estivesse ligado). Depois montar dito aspirador num carro automatizado a passar por uma série de "checkpoints" ou simplesmente seguir uma linha enquanto tinha o aspirador ligado já lhe adicionava alguma utilidade.

O que acham? Possível? E se sim, dentro das capacidades de um aluno de secundário?

Off-topic: Parabéns pelo site a sério que está mesmo espectacular vou tentar divulgá-lo a td a gent que puder não têm noção do quanto me estão a ajudar =D
Bicheichane

Registado: Sexta Set 19, 2008 9:51 pm

Mensagempor hexphreak em Domingo Set 21, 2008 1:15 pm

Sim, é sempre gratificante ver um projecto desenhado e construído por nós ter alguma utilidade, mas por outro lado nem sempre é fácil atingi-lo! Já pensaste em fazer um carro que descubra como sair de um labirinto? É um problema matematicamente trivial, fácil de programar, mas é giro ver o carro descobrir a saída de qualquer labirinto que construas. Podes também "apimentá-lo" dando-lhe as capacidades do rato de Shannon.

Se realmente estiveres interessado no aspirador, faz uma análise dos componentes básicos de uma máquina desse género, e vê se te parece um projecto atingível até Maio :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor nemesis266 em Domingo Set 21, 2008 3:48 pm

hexphreak Escreveu:Sim, é sempre gratificante ver um projecto desenhado e construído por nós ter alguma utilidade, mas por outro lado nem sempre é fácil atingi-lo! Já pensaste em fazer um carro que descubra como sair de um labirinto? É um problema matematicamente trivial, fácil de programar, mas é giro ver o carro descobrir a saída de qualquer labirinto que construas. Podes também "apimentá-lo" dando-lhe as capacidades do rato de Shannon.

Se realmente estiveres interessado no aspirador, faz uma análise dos componentes básicos de uma máquina desse género, e vê se te parece um projecto atingível até Maio :)

Esse carro que descobre a saída de labirintos é possível faezr com os lego mindstorms?
nemesis266
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Mar 12, 2008 11:42 am

Mensagempor hexphreak em Domingo Set 21, 2008 3:59 pm

Sim, e nem me parece um projecto complicado, com as facilidades de programação e construção da plataforma.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor tribo em Domingo Set 21, 2008 6:42 pm

ola.. este ano (12 ano) também tenho área de projecto e estou com alguma dificuldade em decidir que projecto fazer..eu gostava de algo relacionado com física ou informática..
se alguém me pudesse ajudar agradecia...
cumprimentos
tribo

Registado: Domingo Set 21, 2008 10:10 am

Mensagempor FF em Domingo Set 21, 2008 6:51 pm

nemesis266 Escreveu:
hexphreak Escreveu:Sim, é sempre gratificante ver um projecto desenhado e construído por nós ter alguma utilidade, mas por outro lado nem sempre é fácil atingi-lo! Já pensaste em fazer um carro que descubra como sair de um labirinto? É um problema matematicamente trivial, fácil de programar, mas é giro ver o carro descobrir a saída de qualquer labirinto que construas. Podes também "apimentá-lo" dando-lhe as capacidades do rato de Shannon.

Esse carro que descobre a saída de labirintos é possível faezr com os lego mindstorms?

Encontrar a saída ou um objecto num labirinto é uma prova clássica dos Minstorms e está na lista de propostas que vão ser feitas nesta actividade de apoio à área projecto. Mas ainda ando à procura de um enquadramento para esta actividade facultar "a aproximação ao mundo do trabalho e sociedade envolvente, de uma forma geral". :wall: como diz o documento de trabalho do ME. Da última vez que fizémos esta prova escondemos uma fonte de infravermelhos num túnel e a a tarefa passou a ser encontrar uma perigosa fonte radioctiva num túnel - socialmente útil! :D
Francisco Fraga
Departamento de Física da FCTUC
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor hexphreak em Domingo Set 21, 2008 7:20 pm

Sempre podem dizer que é um primeiro passo no desenho de robôs de salvamento, que têm de se orientar e muitas vezes sair de sítios desconhecidos :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor Ivo_Timóteo em Domingo Set 21, 2008 10:02 pm

Porquê não fazer um robô de Busca e Salvamento que depois pudesse participar num festival de robótica?

Aqui está o de 2008, podem ver o regulamento, o estilo das provas, etc...

Eu participei quando estava no 11º ano :) Se bem que a minha participação foi só a parte de programação dado que o resto foi feito por alunos dos cursos profissionais :) Eu como que entrei um bocado como salva-vidas a cerca de 1,5 semanas da competição :lol: Era suposto ser um projecto dos alunos dos cursos profissionalizantes...
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante