João Duarte Escreveu:(...)
eu li neste forum que era possivel construir um painel fotovoltaico a partir de papel de aluminio, espinafres e pasta de dentes... mas nao percebo como...
alguem me pode explicar???
jap há para aí um ano atrás! Ui, já estou velho Escreveu:Aqui vai então alguma informação sobre células fotovoltaicas.
As células fotovoltaicas convencionais, que se encontram no mercado, são fabricadas em Silício. Este tipo de células é o mais comum, e as que têm o melhor rendimento. São fáceis de adquirir no mercado, individuais, ou em módulos chamados de painéis fotovoltaicos que agrupam várias destas células. No entanto, a tecnologia envolvida no fabrico destas células não é acessível a uma escola, pelo que vocês não poderão fabricar células deste tipo, embora possam montar painéis, estudá-los e optimizá-los para uma dada aplicação.
Recentemente foi inventado um novo tipo de células fotovoltaicas baseadas numa tecnologia muito diferente - as chamadas células de Graetzel. Estas são pouco eficientes, e pouco duradouras (frágeis e deterioram-se com facilidade) mas são de fabrico simples, em casa ou na escola. E envolvem materiais simples!
Aqui vão dois artigos (sorry, em inglês) que dão "receitas" para o fabrico de células de Graetzel:
Pasta de dentes e espinafres
Creme solar e aguardente
Aviso desde já que a produção de energia é baixíssima.
João Duarte Escreveu:Ah ok!!! é pens nao gerar energia suficiente para acender uma lampada!!!mas paciencia...
Axu k vou mesmo para o colector solar...
João Duarte Escreveu:Pois, é capaz de acender um LED.
Eu li numa página na net que como o vidro ITO é bastante complicado de arranjar poderia utilizar lamelas (daquelas que se utilizam nas preparaçoes para o microscopio). Mas eles utilizavam mesme TiO2!!!! Como o arranjo????![]()
Axa que seguindo este projecto consigo acender um LED???
http://www.cienciaviva.pt/docs/celulafotovoltaica.pdf
jap Escreveu: Difícil de arranjar é mesmo o vidro ITO.
João Duarte Escreveu:jap Escreveu: Difícil de arranjar é mesmo o vidro ITO.
E as tais lamelas??? nao podem substituir os vidros ITO????
Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante