1ª Sessão do projecto Quark!- 2012

Actividades do projecto Quark!

Re: 1ª Sessão do projecto Quark!- 2012

Mensagempor Tharis em Terça Jan 31, 2012 9:07 pm

O Gonçalo (gnmandrade) deu bons conselhos de como aprender as bases de cálculo.

Em relação à sugestão de pedir a um prof de FQ, não sei muito bem como são as vossas escolas, mas na minha o único que sabia integrar era o de Física de 12º e já não se lembrava de alguma coisa, por isso, vai depender da vossa sorte.

Em relação aos livros, dos que o Gonçalo falou tenho 2 e o Apostol é o que mais gosto e que me parece melhor explicado. O único senão é que a approach é Matemática, no sentido em que tem como intuito aprenderem Cálculo de forma rigorosa. Eu não acho isto mau, apenas que não é o 100% o recomendado para vocês.

Outra forma que têm de aprender cálculo é em aulas de Universidades (tipo MIT, Yale, ...) que podem encontrar facilmente na net. Se quiserem (e sem querer fazer qualquer tipo de pub. ao Técnico) posso deixar links para uns textos de apoio às aulas dos profs. que tive. ;)
Tharis
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quinta Out 23, 2008 4:26 pm

Mensagempor gnmandrade em Terça Jan 31, 2012 11:28 pm

Em termos de integrais a minha professora também só me deu os conceitos base... só tive uma sessão com ela sobre isso. Depois comecei a ler sobre e as técnicas mais aprofundadas vi no Piskunov e naquele canal de youtube que disse (mais tarde descobri mais professores que sabiam integrar, se souberem de professores recém licenciados perguntem-lhes, normalmente as coisas estão mais "frescas").

De qualquer forma quando fui para a segunda sessão ainda só tinha a explicação da professora e já deu para perceber muito melhor as coisas... atenção, quando digo que dava para perceber muito melhor não significa perceber tudo... é uma situação análoga a, sabendo apenas Português, deixar de ver as coisas escritas em Chinês e passar a ver em Italiano ou Francês. De qualquer maneira vão ver que quando voltarem no 12º vai ser tudo muito mais fácil.

As aulas de Yale nunca vi, mas já vi umas do MIT e é muito bom... se não se entenderem com o Inglês é que é mais complicado... mas regra geral é fácil perceber.
Talvez fosse boa ideia criarmos uma secção aqui no fórum com coisas destas dedicada aos alunos mais novos. Isto é, se não existir já :P Sei que há uma secção de técnicas matemáticas mas não sei se tem informação deste nível... :?
Gonçalo Andrade
IPhO 2011 Thailand
"O papa guardanapos da Tailândia" :P
gnmandrade
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Jan 22, 2010 12:30 am

Mensagempor ruifm em Quarta Fev 01, 2012 8:14 pm

por falar em investigar...
alguem me podia dar alguma referencia do livro oferecido aos olimpicos (e sim tou a cobiça-lo :twisted: ), precisava de saber autores, etc, ou mesmo um link no Amazon (seria o melhor). Ja pesquisei por Physics mas não reconheci a capa em lado nenhum.
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor marianafns29 em Quarta Fev 01, 2012 8:25 pm

ruifm Escreveu:por falar em investigar...
alguem me podia dar alguma referencia do livro oferecido aos olimpicos (e sim tou a cobiça-lo :twisted: ), precisava de saber autores, etc, ou mesmo um link no Amazon (seria o melhor). Ja pesquisei por Physics mas não reconheci a capa em lado nenhum.

Rui o livro é este:

Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics and Mastering Physics, 4th edition
Douglas C. Giancoli
Pearson Education (2008)
ISBN: 978-0136074809
http://www.amazon.co.uk/Physics-Scienti ... 047&sr=8-1

Tens o link no Amazon como querias.

Espero ter ajudado.
marianafns29

Registado: Quinta Jan 12, 2012 11:54 pm

Mensagempor afpg1 em Quarta Fev 01, 2012 9:34 pm

Eu tenho o livro que ofereceram aos olimpicos em PDF, embora eles tenham a 4ª edição, se não me engano, e eu tenho a 8ª edição. É de outro autor e outra editora, mas parece-me ser muito semelhante, pelos menos do que vi daquele que deram aos olimpicos, e tem o mesmo nome.
Não sei se dá para por aqui o ficheiro, se der, diz-me como, que eu ponho.

Se nao der dá-me o teu email que eu envio-to.
afpg1
gluão
gluão

Registado: Sexta Jan 13, 2012 10:35 pm

Mensagempor ruifm em Quinta Fev 02, 2012 12:15 am

afpg1 Escreveu:

Eu tenho o livro que ofereceram aos olimpicos em PDF, embora eles tenham a 4ª edição, se não me engano, e eu tenho a 8ª edição. É de outro autor e outra editora, mas parece-me ser muito semelhante, pelos menos do que vi daquele que deram aos olimpicos, e tem o mesmo nome.
Não sei se dá para por aqui o ficheiro, se der, diz-me como, que eu ponho.

Se nao der dá-me o teu email que eu envio-to.

ja o tenho (em pdf), obrigado na mesma
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Anterior

Voltar para Projecto Quark!

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes