Metro do Porto

Problemas onde não se procura um resultado exacto mas uma estimativa razoável baseada em ordens de grandeza...

Metro do Porto

Mensagempor Ivo_Timóteo em Quinta Jan 24, 2008 7:12 pm

Considerem que o metal dos carris é o mesmo que o metal das rodas do Metro.

Qual é o coeficiente de atrito máximo entre uma avelã e esse mesmo metal para que, se se colocar uma avelã em cima de um carril, no início do cais, ela não ficar esmagada? (ou seja, ser pontapeada pelo Metro :))
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Mensagempor Ivo_Timóteo em Quinta Jan 24, 2008 7:12 pm

Este é dedicado ao Henrique, Hexphreak!
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Mensagempor hexphreak em Quinta Jan 24, 2008 7:45 pm

Ivo_Timóteo Escreveu:Este é dedicado ao Henrique, Hexphreak!

Só me dás os difíceis... Vindo de ti estava à espera de alguma coisa do género "Durante quanto tempo tem o Ivo que impedir o fecho das portas do Metro até o condutor se chatear?" :D (Ao que a resposta seria "Mais do que o tempo necessário para o Ivo se cansar")

Se a força de atrito estático entre a avelã e os carris for inferior à força de colisão exercida pela roda no instante do impacto, a avelã sobrevive. Não tenho a certeza se é necessário considerar uma situação em que a roda começa a "trepar" pela avelã acima e só aí ela se desloca, porque a força horizontal estaria a diminuir :roll: Em qualquer dos casos, o coeficiente deve ser elevado, porque a força de impacto é bastante grande.
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Re: Metro do Porto

Mensagempor vbmaster em Quinta Jan 24, 2008 8:29 pm

Ivo_Timóteo Escreveu:Considerem que o metal dos carris é o mesmo que o metal das rodas do Metro.

Qual é o coeficiente de atrito máximo entre uma avelã e esse mesmo metal para que, se se colocar uma avelã em cima de um carril, no início do cais, ela não ficar esmagada? (ou seja, ser pontapeada pelo Metro :))


Essa pergunta não se põe no Metro de Lisboa... provavelmente o Metro capotava...
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Mensagempor Ivo_Timóteo em Quinta Jan 24, 2008 9:01 pm

Em qualquer dos casos, o coeficiente deve ser elevado, porque a força de impacto é bastante grande.


Será? Se reparares na diferença de tamanho entre a avelã e a roda vês que a maior parte da força da roda é transmitida pela sua componente vertical...
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Mensagempor hexphreak em Quinta Jan 24, 2008 9:14 pm

Humm realmente tens razão... é o que dar fazer desenhos sem escala relativa :oops:
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