Já alguma vez ouviram rádio em onda curta (SW) ou onda longa (LW)? Estas emissões de rádio têm má qualidade, são transmitidas em modulação de amplitude, mas permitem a comunicação a longa distância, transcontinental, mais antiga e mais fiável. Eu bem sei que hoje há internet, TV e rádio por satélite cobrindo praticamente todos os cantos do globo mas:
* nenhum regime consegue "parar" ou censurar as ondas de rádio nestas bandas, ao contrário do que acontece com a internet (vários países têm sistemas de censura bastante eficazes) e um rádio de bolso é bem mais discreto do que uma antena satélite - e as frequências emitidas por estes são muito mais facilmente "scrambled".
* não é fantástico que as ondas de rádio, transportando a informação de uma forma tão simples como AM, sejam reflectidas na ionosfera e deiam a volta ao globo?
Bom, hoje estou nostálgico - praticamente todas as grandes emissoras de SW do mundo estão a ser abatidas a um ritmo alucinante - internet oblige.
Peguem hoje mesmo num velho receptor de rádio e escutem, enquanto puderem, as exóticas rádio do oriente, de áfrica ou dos nossos antípodas - antes que seja tarde.
E não se esqueçam de pedir o vosso cartão QSL! É quase certo que ele chegará a vossa casa...

Ouvindo rádio em LW
Sintonizando em onda curta