Experiências a NÃO fazer!

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Mensagempor sagardipak em Quinta Nov 08, 2007 8:28 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:
sagardipak Escreveu:
hexphreak Escreveu:A luz tem umas histórias engraçadas... Na Grécia Antiga, pensava-se que os olhos emitiam raios e que era assim que as pessoas viam. Claro que isto não tem muita lógica, não é?

tem imensa lógica... tu não ves porque radiação electromagnética do espectro visível (também conhecida como luz) se reflecte nos objectos e vem para os teus olhos? não sabia que eles pensavam isso mas se o dizes eu confio, mas nunca te esqueças de uma coisa... os gregos são os pais da lógica formal, eles burros é que não eram...

a única diferença entre a ideia deles sobre a visão e a nossa é ligada apenas ao seu funcionamento... nós vemos o olho como um receptor, eles viam-no como um emissor e receptor...

eles não tinham TAC's nem ressonancias magnéticas e muito menos conhecimento da diversidade do espectro luminosos... menos lógica dizes tu... para o conhecimento que tinham (maioritariamente empírico) eu acho que nem se safaram muito mal... segundo as tuas fontes até inseriram o conceitos de que há coisas que o olho humano não vê, raios invisíveis... isso é muito avançado para um período histórico tão dogmático e religioso... nada mau mesmo...

Claro que era uma visão inteligente, não há dúvida! Só que acho que ficavam umas poucas coisas por explicar como, por exemplo, como é que alguém não vê no escuro?

Mas, no fundo, era uma boa teoria. Se não fosse, não tinha sobrevivido durante muito tempo. Descartes também acreditava nisto e lá inteligente era ele :!:
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor hexphreak em Quinta Nov 08, 2007 8:36 pm

Cá está! http://www.metacafe.com/watch/601280/make_instant_hot_ice/

GAH! Lógica aristotélica! :P
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor sagardipak em Quinta Nov 08, 2007 9:09 pm

hexphreak Escreveu:Cá está! http://www.metacafe.com/watch/601280/make_instant_hot_ice/

GAH! Lógica aristotélica! :P

Também estás metido na lógica aristotélica? Eu bem que tentei persuadir a stora para a lógica proposicional, mas o grupo de filosofia da Esca lá decidiu a aristotélica... Termos maiores, menores e silogismos da 2ª figura... Bom bom era os p => q :D

O video está muito fixe! Principalmente a parte me que ele toca e aquilo alastra e as esculturas! Sabes como funciona?

IPhO 2009, México
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor hexphreak em Quinta Nov 08, 2007 9:41 pm

Nem me fales, eu também queria lógica proposicional mas duvido que o meu professor sequer saiba dar essa matéria. Faz muito mais sentido que a validade do argumento seja decidida pela forma e não pelo conteúdo (e claro, a notação matemática :D ). But I digress :wink:

Tanto quanto sei, e isto é mais Química que Física, a solução está supersaturada, há mais acetato de sódio do que o que pode normalmente ser dissolvido. Então quando lhe tocas, ele precipita-se porque os teus dedos são superfícies irregulares onde se podem formar cristais (o que não acontece com as paredes do recipiente).
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Nov 08, 2007 9:48 pm

nao menosprezem a logica aristotélica... coerência de conteudo é importante, tanto é que a lógica aristótélica atenta na coerência de fora para dentro... mantém o contéudo coerente para estabelecer relações reais e recíprocas... ora relações lógicas conseguem ser muito marotas quando não nos importamos com aquilo que trabalhamos... mas pronto isto é um fórum da física não filosofia e não tenciono dar-vos uma aula de filosofia... daqui a uns meses já vêem do que estou a falar :wink:

basta que pensem nisto: 2 x 2 = 2^2 = 4

raiz(4) = 2 OU = -2 se o contéudo não importar de que me serve saber a resposta de raiz de 2? :roll:
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor hexphreak em Quinta Nov 08, 2007 10:09 pm

A coerência de conteúdo pode ser assegurada pela coerência de forma. O conteúdo, obviamente, importa para a interpretação, mas parece-me algo limitado basear o conceito de validade no conteúdo - de facto, a lógica valida os argumentos de acordo com a sua forma, e a lógica proposicional estende significativamente essa capacidade. Aliás, a utilização do formalismo matemático não é mera coincidência: a teoria de conjuntos de Zermelo-Frankel (é assim que se escreve não é?) baseia-se numa extensão da lógica proposicional, a lógica de primeira ordem.

Para não tornar isto numa discussão de Filosofia, deixo-vos um vídeo que não sei se será verdadeiro ou não, para saber a vossa opinião. Laser espionage how to
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Nov 08, 2007 10:14 pm

talvez seja possivel... sei que há microfones-canhao que podem ouvir a vários metros de distância (não sei bem precisar quanto mas à vontade uns 50 metros)
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor JCaldeira em Quinta Nov 08, 2007 10:23 pm

Ainda sobre água, claro que para aquecer água ser perigoso é preciso aquecê-la para lá dos 100 graus...
JCaldeira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 4:43 pm

Mensagempor jap em Quinta Nov 08, 2007 11:25 pm

hexphreak Escreveu:Nem me fales, eu também queria lógica proposicional mas duvido que o meu professor sequer saiba dar essa matéria. Faz muito mais sentido que a validade do argumento seja decidida pela forma e não pelo conteúdo (e claro, a notação matemática :D ). But I digress :wink:
(...)

Vocês agora dão lógica Aristotélica e deitaram para as urtigas a lógica proposicional? :roll:

O mundo está perdido :bad:

hexphreak Escreveu:
Tanto quanto sei, e isto é mais Química que Física, a solução está supersaturada, há mais acetato de sódio do que o que pode normalmente ser dissolvido. Então quando lhe tocas, ele precipita-se porque os teus dedos são superfícies irregulares onde se podem formar cristais (o que não acontece com as paredes do recipiente).

Isto é mais Física do que Química! :lol:

A explicação está correcta: sobressaturação, sobreaquecimento (água no microondas) e sobrearrefecimento (no frigorífico) são fenómenos físicos metaestáveis e que "precipitam" quando há uma pequena perturbação: adição de açucar, tocar na água, etc.

Um líquido muito puro pode ser muito sobrearrefecido; basta então um pequeno grão de pó cair no líquido para ele congelar imediatamente. O grão de pó funciona como núcleo de condensação... :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor hexphreak em Quinta Nov 08, 2007 11:29 pm

Aha! Lá está o famoso núcleo, que no caso acima referido foi uma vareta :lol: E pois claro que é Física, já devia ter visto isso, é tudo mudança de fases.

Eu bem tentei encontrar o mundo, mas ele encontrou-me primeiro... e continua perdido :P
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor sagardipak em Quinta Nov 08, 2007 11:31 pm

hexphreak Escreveu:Aha! Lá está o famoso núcleo, que no caso acima referido foi uma vareta :lol: E pois claro que é Física, já devia ter visto isso, é tudo mudança de fases.

Eu bem tentei encontrar o mundo, mas ele encontrou-me primeiro... e continua perdido :P

Essas distinções entre química e física dão sempre muito que falar... Mas estamos todos de acordo que é tudo física não é? :lol:

IPhO 2009, México
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor PedrO em Sexta Nov 09, 2007 2:49 pm

aaaa a Filosofa

a verdade e que eu realmente odeio essa disciplina ! :evil:

nas aulas não fazemos mais nada que passar apontamentos e decorar

na filosofia nao se devia pensar????

bem ...mas tambem so estou a dar filosofia de 11º ano
PedrO
gluão
gluão

Registado: Quarta Out 31, 2007 9:25 pm

Mensagempor hexphreak em Sexta Nov 09, 2007 5:33 pm

A Química é completamente explicada pela Física - grande parte do trabalho de Química do 10º ano é precisamente essa explicação. Mas não digas isso alto que os químicos não gostam :wink:

Pedro: é, também pensei isso quando entrei para o 10º... you know, you grow.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor sagardipak em Sexta Nov 09, 2007 6:39 pm

PedrO Escreveu:aaaa a Filosofa

a verdade e que eu realmente odeio essa disciplina ! :evil:

nas aulas não fazemos mais nada que passar apontamentos e decorar

na filosofia nao se devia pensar????

bem ...mas tambem so estou a dar filosofia de 11º ano

Isso vai de professor para professor. Experiência própria! O ano passado tínhamos aulas altamente dinâmicas e os nossos testes eram ensaios. Tínhamos de defender os nossos pontos de vista, o que era excelente! O apogeu foi mesmo no fim, que tivemos de defender/contrariar a existência de Deus e eu usei para lá um bocado de Física (:D) para mostrar que Deus existe :P

Este ano é lógica aristotélica... bla bla bla aristóteles bla bla bla retórica... :?

IPhO 2009, México
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor Monteiro em Domingo Nov 11, 2007 2:19 pm

Laser "caseiro" interessante
Parece aqueles lasers dos Jedi's do Star Wars :lol: , quando era pequenino amava ter um X'D
Abraco
PS-n se preocupem n sou completamente maluco para o fazer XD
Monteiro
gluão
gluão

Registado: Sábado Nov 10, 2007 2:42 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes