Incerteza em parâmetros de regressões

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Incerteza em parâmetros de regressões

Mensagempor andre3345 em Quarta Abr 17, 2013 5:56 pm

Olá comunidade quarkiana! :D

Não sei se este será o lugar certo para expor a minha dúvida, mas aqui vais...
Como é que eu posso determinar a incerteza de um parâmetro obtido por uma regressão (linear ou outra) tendo em conta as incertezas associadas às variáveis dependente e independente que foram medidas experimentalmente?

Agradecia toda a ajuda que me possam dar, pois é algo importante para as atividades experimentais.

André ;)
andre3345
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Mar 31, 2012 4:05 pm

Re: Incerteza em parâmetros de regressões

Mensagempor leandrosilva em Domingo Dez 28, 2014 12:48 am

Creio que para calcular a incerteza em parâmetros de regressões se deve calcular o desvio de cada valor ao valor apresentado na reta, a incerteza seria o valor de maior desvio. Respondendo mais diretamente à questão: creio que a variável independente não teria qualquer incerteza, já a variável dependente seria o maior desvio das diversas ordenadas ao valor da reta, ou seja, seria o mesmo que calcular a incerteza para a regressão em si.

Para calcular a incerteza de regressões relativamente ao valor teórico, creio que teriamos que calcular o valor teórico para vários pontos, ou tentar calcular o valor teórico do declive e ordenada na origem. Tal dependeria de cada caso.
Uma vez mais, creio que não existiria qualquer incerteza relativa à variável independente e portanto seria suficiente calcular a incerteza para o valor da variável dependente.
Ai teria que ser utilizada a fórmula para o cálculo da incerteza relativa a uma medição, que estou certo de que deves saber.

Pesquisei aqui um pouco e observei o seguinte documento, creio que gostarás de ver: http://www.spmet.pt/Eventos/Encontro1/Manuel_Matos.pdf (Página 4, nomeadamente.)
Não analisei a informação ai transmitida, mas à partida diria ser de confiança.
"Success is going from failure to failure with no loss of enthusiasm" - Winston Churchill
leandrosilva
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Dez 24, 2014 8:55 pm

Re: Incerteza em parâmetros de regressões

Mensagempor jap em Quarta Dez 31, 2014 3:15 pm

Os quarkianos terão oportunidade de aprender as técnicas de tratamento das incertezas experimentais nas aulas do Quark! - e também terão oportunidade de as aplicar na análise de resultados de experiências! :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante