vbmaster Escreveu:(...)
E quanto aos algarismos significativos, nunca cheguei a perceber que notação usar, a que conta como 2 A.S. quando o primeiro valor é maior ou igual a 5, ou apenas contar como 1 A.S...
Mas gostava se saber então qual é a regra para apresentar o resultado correctamente face à incerteza dada...
Andre França Escreveu:Ahh, sobre os algarismos significativos.
Hmm, por acaso não me lembro bem, mas não era qualquer coisa entre "usar o bom-senso e não há regra estabelecida"?
Zé Teixeira Escreveu:A expressão para o valor mais provável do erro? Hm, se a memória não me falha, é:
E analogamente para funções de mais variáveis.
Zé Teixeira Escreveu:Já agora, a propósito da expressão do valor provável do erro, de onde vem ela, i.e., como se deduz?
jap Escreveu:vbmaster Escreveu:Posso estar agora a dizer uma grande barbaridade, mas essa curva de Gauss não é usada também na mecânica quântica para representar a probabilidade de algo acontecer?
(...)
Acho eu, se não entendi tudo aquilo ao contrário...
jmgb Escreveu:Hm... Existe algum método que dispense a utilização de uma balança de precisão? (não tenho nenhuma à disposição, pelo que apenas pensarei neste problema caso seja possível resolve-lo sem balança).
Abraço.
Sem uma boa balança será difícil, mas quiçá...
Voltar para Projectos experimentais
Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes