Rotação de líquidos

Neste arquivo iremos colocar os problemas já resolvidos (não são problemas "mortos" porque a discussão pode continuar a qualquer altura!)

Rotação de líquidos

Mensagempor Pedro Melo em Sábado Mar 01, 2008 6:40 pm

Este problema aparece no conjunto de exercicios da cadeira de Física Geral aqui em Coimbra, tendo já sido resolvido.

Escrevo-o aqui por que o achei interessante e de resolução simples. É mais matemática que Física secalhar.

"Mostrar que se um recipiente cilíndrico, contendo um líquido, rodar com velocidade angular w constante em torno do seu eixo de revolução, a superfície livre do líquido toma a forma de um paraboloíde de revolução de equação y=kr^2, com k=w^2/(2g)".

Considerem o sistema de eixos xOy habitual com origem no ponto mais baixo da superfície.

P.s:ainda me estou a habituar ao forum, peço desculpa por não uma imagem ou por as equações em latex :(
Pedro Melo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 28, 2008 5:41 pm

Mensagempor jap em Domingo Mar 02, 2008 12:24 am

Pedro,

Este problema já foi colocado aqui no fórum :lol: (aliás, foi para aí o 1º ou 2º problema a ser colocado no Quark!, pelo Ivo Timóteo) e foi resolvido por um outro Pedro famoso, também conhecido por "o açoriano" ou "Xavier"...

Vê aqui a thread - acho que vais gostar de ver como se desenrolou a discussão deste problema... :wink:

http://algol.fis.uc.pt/phpBB2/viewtopic.php?t=26
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Pedro Melo em Domingo Mar 02, 2008 12:00 pm

Sorry, é dificil encontrar todos os assuntos que são falados aqui no fórum. Pelo visto o outro Pedro chegou à mesma solução a que eu cheguei em casa e que é dada nas aulas.

A interpretação pelo príncipio de equivalência é brutal. Apesar de ele ser dado no 12º não se fazem exercícios com ele :( . Vou ver se ponho aqui o problema do pêndulo cicloidal (penso que é assim que se chama), mas antes quero ver se já não foi resolvido.
Pedro Melo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 28, 2008 5:41 pm

Mensagempor jap em Domingo Mar 02, 2008 12:21 pm

Pedro,

Não faz mal, há sempre gente nova a entrar e é bom revisitar problemas antigos... :lol:

Não me lembro de termos abordado aqui o pêndulo cicloidal, mas mesmo eu já tenho dificuldade em me lembrar de todos os problemas! :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor RicardoCampos em Domingo Mar 02, 2008 12:27 pm

Há sempre a hipotese do Imagem Search :)
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Voltar para Problemas resolvidos

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes