Mais um problema - medindo vento

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Mais um problema - medindo vento

Mensagempor Nina Furnari em Sábado Jan 26, 2008 5:08 pm

Alguém sabe como posso fazer para construir um anemômetro ou algum aparelho que me retorne um valor indicativo de velocidade ou intensidade do vento em um campo aberto? Sei que birutas indicam a direção, mas como medir a velocidade?

Obrigada!
Nina Furnari
gluão
gluão

Registado: Sábado Jan 26, 2008 1:32 am

Mensagempor hexphreak em Sábado Jan 26, 2008 5:34 pm

Podíamos usar um pêndulo e um quadrante graduado, mas como o vento só muito raramente é constante é difícil obter leituras precisas a partir desse método. No Instructables há instruções para construir um anemómetro a partir de um velocímetro de bicicleta, o que me parece bastante acessível :) Cuidado com o último passo, a calibração, que é muito importante para obter leituras correctas!
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Vou tentar!

Mensagempor Nina Furnari em Sábado Jan 26, 2008 5:56 pm

Muito obrigada! Vou comprar os "copinhos" e fazer com um ciclocomputador que tenho aqui em casa! Espero que dê certo!
Nina Furnari
gluão
gluão

Registado: Sábado Jan 26, 2008 1:32 am

Mensagempor manuelmarque em Sábado Jan 26, 2008 6:47 pm

hexphreak Escreveu:Podíamos usar um pêndulo e um quadrante graduado, mas como o vento só muito raramente é constante é difícil obter leituras precisas a partir desse método. No Instructables há instruções para construir um anemómetro a partir de um velocímetro de bicicleta, o que me parece bastante acessível :) Cuidado com o último passo, a calibração, que é muito importante para obter leituras correctas!

Sim... eu já instalei um desses velocímetros na minha bicicleta, e se não seguia correctamente as tabelas de configuração, dava-me uns valores esquisitíssimos! Como estar num ritmo de passeio - entenda-se passeio por ir bem devagarinho - e o mostrador marcar uns seguros 50 km/h! :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes