Roda e passeio

Neste arquivo iremos colocar os problemas já resolvidos (não são problemas "mortos" porque a discussão pode continuar a qualquer altura!)

Mensagempor jap em Domingo Jan 13, 2008 10:21 pm

Talvez o Alexandre queira indicar aqui um dos outros dois métodos alternativos para resolver este problema - eu depois indicarei o terceiro. :roll:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor AlexandreH em Segunda Jan 14, 2008 12:35 am

jap Escreveu:Talvez o Alexandre queira indicar aqui um dos outros dois métodos alternativos para resolver este problema - eu depois indicarei o terceiro. :roll:

Para eu resolver aqui? mas eu ja nao indiquei? Oo

sim quanto a designação de momento linear ou torque, tenho um professor que falou que momento linear esta errado!!! foi tradução mal feita, bem eu nao escuto tudo que ele diz não porque ele é muito radical!! shusahushuauhsa
tou procurando evitar o nome momento linear desde então!!! :!:

que o sr prof acha??
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Set 09, 2007 9:30 am

Mensagempor AlexandreH em Segunda Jan 14, 2008 12:40 am

O 3 eu nao sei qual é. XDD

mas o trio fatal que sempre resolve all: conservação da energia, conservação do momento e Pitágoras!! hahahusahus. isso aew é mais que usado.
ahhh espero achar uma questão que o prof jap nao considere classica :D , falar que o pro jap considera uma questao classica ja virou um novo pleonasmo da gramatica portuguesa ^^
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Segunda Jan 14, 2008 12:44 am

AlexandreH Escreveu:
jap Escreveu:Talvez o Alexandre queira indicar aqui um dos outros dois métodos alternativos para resolver este problema - eu depois indicarei o terceiro. :roll:

Para eu resolver aqui? mas eu ja nao indiquei? Oo

(...)

Sim, de facto :D

ALexandreH Escreveu:Ou o teorema das 3 forças que prefiro que o metodo 1. ja que sao 3 forças atuando: peso, F(força) e R(reaçao do contato batente) E ENTAO Se resume a simples vetores na condiçao de equilibrio!! /O/

deixamos ao pessoal interessado aplicar este método para ver que dá o mesmo resultado :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Segunda Jan 14, 2008 12:47 am

AlexandreH Escreveu:(...)

sim quanto a designação de momento linear ou torque, tenho um professor que falou que momento linear esta errado!!! foi tradução mal feita, bem eu nao escuto tudo que ele diz não porque ele é muito radical!! shusahushuauhsa
tou procurando evitar o nome momento linear desde então!!! :!:

que o sr prof acha??

Concordo com o teu professor, porque é fácil ver a analogia matemática entre momento de uma força e momento angular,

\vec \tau = \vec r \times \vec F

\vec L = \vec r \times \vec p

o que já não se passa com o "momento linear". Eu prefiro a designação "quantidade de movimento", mas esta designação foi "proscrita" aqui em Portugal onde já quase só se usa "momento linear" :?
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Segunda Jan 14, 2008 12:50 am

AlexandreH Escreveu:O 3 eu nao sei qual é. XDD

mas o trio fatal que sempre resolve all: conservação da energia, conservação do momento e Pitágoras!! hahahusahus. isso aew é mais que usado.
ahhh espero achar uma questão que o prof jap nao considere classica :D , falar que o pro jap considera uma questao classica ja virou um novo pleonasmo da gramatica portuguesa ^^

O problema pode ser resolvido aplicando o princípio do trabalho virtual, que o Feynman gostava muito de usar para resolver problemas de estática... :wink:

Quanto a arranjares um problema que eu não considere "clássico" não é assim tão difícil - conheço muitos, mas há certamente muitos mais que desconheço! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor AlexandreH em Segunda Jan 14, 2008 1:01 am

asuhasuhahushuashuahushuashuashuhaushuahsuasa

Sim mas o princípio dos trabalhos virtuais no final se resume a uma força X distancia, fica muito parecido com torque, sendo que se resolve se raciocinando mais nao é, ao inves de aplicar direto formulas . XD

é que eu so ponho questão aqui se eu ja tiver tentado antes, ai me limita arruma uma boa pro prof, mas tenho bastantes livros aqui russos e de problemas americanos como princeton problems, graças a uma empresa aqui que diz ter falado com os russos e conseguido permissao dos proprios autores pra produzir os mesmos aqui, e os americanos é o prof que arranja. tem um momento que nao sei se muitos aqui sentem... que voce tem muito material, muitas questoes e nao sabe quais fazer!

isso realmente me pertuba muito.
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Segunda Jan 14, 2008 1:05 am

AlexandreH Escreveu:asuhasuhahushuashuahushuashuashuhaushuahsuasa

Sim mas o princípio dos trabalhos virtuais no final se resume a uma força X distancia, fica muito parecido com torque, sendo que se resolve se raciocinando mais nao é, ao inves de aplicar direto formulas . XD
(...)

Sim, no fundo é a mesma coisa, acaba por ser uma forma de deduzir as equações do equilíbro dos "torques", pode-se aplicar logo a "fórmula" :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Segunda Jan 14, 2008 1:10 am

AlexandreH Escreveu:(...)tenho bastantes livros aqui russos e de problemas americanos como princeton problems, graças a uma empresa aqui que diz ter falado com os russos e conseguido permissao dos proprios autores pra produzir os mesmos aqui, e os americanos é o prof que arranja.

Sim, conheço essa empresa, ou melhor fui contactado pelo professor que está à frente dessa empresa e que há tempos descobriu aqui o Quark! e me mandou uma mensagem simpática. :wink: É óptimo vocês terem acesso às traduções dos livros russos aí no Brasil, alguns já são muito raros de encontrar aqui na europa!

AlexandreH Escreveu:tem um momento que nao sei se muitos aqui sentem... que voce tem muito material, muitas questoes e nao sabe quais fazer!

isso realmente me pertuba muito

Tenho bastante material, sim, proveniente de diversas fontes, mas não percebi bem o que é que te perturba, Alexandre? :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor AlexandreH em Segunda Jan 14, 2008 1:26 am

sashuasuhasuh vou explicar professor!!!!
O sr pq ja tem experiencia e anos de estudo, se formou e tudo mais. mas eu por exemplo quando vou estudar por exemplo 2 lei da termodinamica, entao vou fazer exercicios, mas ai tem o saraeva, o kosel , o irodov, moyses nunssesveig, tipler, gilbert castellan, e muitos outros que contem muitas questões boas do assunto, e cada prof fica elogiando um e outro, entao fico sem saber como me organizar e qual fazer, acabo por ter bbaixorendimento na quantidade resolvida. alem de que tem problemas a maioriaa quando é dos russos que eu passo 2 dias e nao consigo fazer, entao perco muito tempoo, justamente por que eu nao sei quando se deve parar e ir olhar a soluçao no livro de resposta quando existe. XDD

isso é atualmente minha maior dificuldade no meu desenvolvimento!!
espero ter entendido!!!! Oo

É o tal prof que escreveu pros russos disse que saraeva é uma mulher e ela agradeceu o litro de alccoll que ele enviou pra ela :D :D
vai ver por isso autorizou XDDD
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Segunda Jan 14, 2008 1:36 am

AlexandreH Escreveu:sashuasuhasuh vou explicar professor!!!!
O sr pq ja tem experiencia e anos de estudo, se formou e tudo mais. mas eu por exemplo quando vou estudar por exemplo 2 lei da termodinamica, entao vou fazer exercicios, mas ai tem o saraeva, o kosel , o irodov, moyses nunssesveig, tipler, gilbert castellan, e muitos outros que contem muitas questões boas do assunto, e cada prof fica elogiando um e outro, entao fico sem saber como me organizar e qual fazer, acabo por ter bbaixorendimento na quantidade resolvida. alem de que tem problemas a maioriaa quando é dos russos que eu passo 2 dias e nao consigo fazer, entao perco muito tempoo, justamente por que eu nao sei quando se deve parar e ir olhar a soluçao no livro de resposta quando existe. XDD

isso é atualmente minha maior dificuldade no meu desenvolvimento!!
espero ter entendido!!!! Oo
(...)

Alexandre, com tantos livros não admira que fiques meio perdido. :D Não entres em stress, vai com calma e concentra-te em dois ou três livros de que gostes mais. Já deu para perceber que gostas imenso de Física e que trabalhas muito, tenho a certeza de que vais conseguir uma boa preparação para as Olimpíadas, mas o mais importante é que mantenhas a tua curiosidade e o teu gosto de aprender, aos poucos vais conseguir encontrar o método e o ritmo de aprendizagem nos problemas que mais se adequam para ti. :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor AlexandreH em Segunda Jan 14, 2008 5:26 am

Isso teoricamente eu sei! mas praticamente...
nao se deve defenir um intervalo de tempo pra se tentar uma questao e entao se nao conseguir olhar a soluçao?? ah quem diga que nao deve olhar soluçao, deixar pra outro dia , outros dizem da uma olhada e fazer sem ver, outros tentam 2horas.
enfim acham que tem um metodo mais proveitoso?
qual seria?
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Trabalhos virtuais

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Fev 22, 2008 7:38 pm

Será que o professor podia explicar como se aplicava o principio dos trabalhos virtuais nesta situação?
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Anterior

Voltar para Problemas resolvidos

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante