Construir um detector de metais

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Construir um detector de metais

Mensagempor sagardipak em Segunda Dez 31, 2007 3:39 pm

Bem, eu não podia deixar que passasse para 2008 sem deixar aqui uma contribuição!

Desta vez o projecto é construir um detector de metais. Não é nada difícil de fazer! Aliás, é absurdamente fácil, e mais parece uma solução à Tuga que outra coisa! :lol:

Vejam: Construir um detector de metais com uma calculadora! :D
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor RicardoCampos em Segunda Dez 31, 2007 3:44 pm

Que coisa engraçada :P
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor hexphreak em Segunda Dez 31, 2007 4:04 pm

Espectáculo :D O que esta gente inventa... A explicação é mesmo aquela que ele deu no final? Parece-me um bocado esquisito, mas não impossível :roll:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jap em Segunda Dez 31, 2007 8:12 pm

Este detector funciona mesmo? Alguém experimentou? :roll:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor sagardipak em Segunda Dez 31, 2007 8:19 pm

Bem, quanto à frequência da calculadora, ele apanha mesmo. Testei com duas calculadoras diferentes (uma que nem sei a marca e a minha Casio CFX-9850 GC Plus).

Quando junto a metais, esse som desaparece. Ou seja, em vez de fazer os cliques, o som da calculadora deixa de se ouvir.

Concluindo, a mim funciona ao contrário. :roll:

IPhO 2009, México
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor hexphreak em Terça Jan 01, 2008 2:58 pm

Deve ser verdadeiro, vem no Sneakier Uses for Everyday Things. Mas não consigo encontrar o meu rádio para experimentar :?

Encontrei uma explicação mais técnica:

An AM radio has a Intermediate Frequency (IF) oscillator which heterodynes with the incoming signal to produce a 455kc intermediate signal which is then detected, rectified and amplified to produce the audio. That is why most AM Radios are called heterodynes.
Now for the calculator it also has an oscillator circuit in the CPU. The AM radio tuned to the frequency of the calculator produces a null or heterodyne signal which when upset by the magnetic interference of the target causes an audio beat to be emitted by the AM radio.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor sagardipak em Terça Jan 01, 2008 4:52 pm

É verdade. Isto vem no livro que o Henrique mencionou. Cá está a página que mostra esta experiência.

IPhO 2009, México
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor FF em Sexta Jan 04, 2008 4:39 am

Acho a explicação do livro do Henrique demasiado ambígua.
Já há muitos anos montei um detector de metais para "caçar tesouros" na praia. O modo de funcionamento era realmente baseado no mesmo princípio do rádio heterodino - os batimentos de ondas. O circuito dispunha de dois osciladores, um de frequência fixa ajustável - cerca de 200 khz - e outro em que a a bobine do circuito LC era feita no disco do detector, que tinha cerca de 15 cm de diâmetro. Para calibrar o zero, ajustava-se o detector de modo a que as frequências fossem quase iguais, pelo que as diferenças eram muito pequenas e portanto inaudíveis. Quando se aproximava de um objecto ferromagnético a indutância da bobine aumentava , alterando a frequência e provocando um batimento audível, tanto mais agudo quanto maior ou mais perto estava o tesouro.
Supondo que os relógios internos das calculadoras são controlados por osciladores de quartzo, não vejo como é que a frequência do oscilador da calculadora possa ser afectada pela colher - mas o rádio de onda média da minha cozinha não perde a sintonia quando lhe ponho uma colher em cima! :oops:
Quem sugere um teste para descobrirmos quem é quem, ou seja, qual o oscilador que varia?
Francisco Fraga
Departamento de Física da FCTUC
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor hexphreak em Domingo Jan 06, 2008 9:03 pm

Acho que é o oscilador do rádio. Há um acoplamento indutivo entre o emissor (calculadora) e o receptor (rádio), e a aproximação do material ferromagnético altera o campo. Como o oscilador do rádio é controlado pelo campo... :roll: Parece-me ser esta a explicação, mas não estou muito familiarizado com o funcionamento dos rádios e por isso não tenho a certeza.

Encontrei esta página que parece descrever exactamente o que se fez no vídeo. Até tem as correntes de Foucault! :D

P.S.: Quanto a experiências, não faço a mínima ideia, mas os osciladores dos processadores têm frequências fixas e por isso duvido muito que seja o oscilador da calculadora a mudar de frequência :?
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes