Microfone espião

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Microfone espião

Mensagempor jap em Sábado Nov 17, 2007 7:31 pm

Ora aqui está um projecto de fim de semana, bem engraçado, e que só envolve materiais acessíveis: um microphone barato, para computador ou de um kit "mãos livres", um guarda-chuva e pouco mais... :D

Vejam aqui como fazer um microfone espião:

Faça você mesmo um microfone espião

Alguém explica aqui o princípio físico do funcionamento deste dispositivo? :roll:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor sagardipak em Sábado Nov 17, 2007 8:18 pm

Ora bem, este microfone faz-me lembrar Arquimedes!

Suponho que o professor esteja a falar dos focos das parábolas?

O princípio (se bem que acho que seja matemático :D) diz que se tivermos uma parábola perfeita e se incidirmos raios paralelos, eles vão ser reflectidos e encontrar-se num ponto, chamado foco da parábola. A figura abaixo ilustra isso:

Imagem

Assim sendo, o som vai-se concentrar todo num ponto (o autor até diz que usou um laser para calculá-lo) e vai ser muito amplificado! Era isto a que se referia?

Agora em relação a Arquímedes, conta a lenda que ele incendiu barcos que atacavam Siracusa usando espelhos que reflectiam a luz do Sol, usando este princípio, de tal modo que os barcos eram os focos!
última vez editado por sagardipak s Sábado Nov 17, 2007 8:40 pm, editado 1 vez no total
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Sábado Nov 17, 2007 8:26 pm

wow :shock:
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor jap em Sábado Nov 17, 2007 8:34 pm

sagardipak Escreveu:Ora bem, este microfone faz-me lembrar Arquimedes!
(...)

Microfone Arquimedes, isso mesmo Sagar! :D

Obrigado pela tua explicação! :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor sagardipak em Sábado Nov 17, 2007 8:42 pm

Ora essa :D

Já agora, uma curiosidade. Se puserem as mãos em forma de concha à volta das orelhas e voltadas para a frente, vão ver que ouvem mais coisas :D

Se bem que grande parte do que vão ouvir é ruído :lol:
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor jap em Sábado Nov 17, 2007 9:48 pm

E ainda, sob o grande Arquimedes, aqui vai a disposição parabólica dos espelhos que terá permitido atear fogo nos barcos Romanos inimigos que atacavam Siracusa:

Imagem

Esta lenda foi posta à prova por diversas vezes. Uma delas em 1973, na base naval de Skaramagas, Atenas, a experiência resultou: 70 espelhos dispostos segundo uma parábola pegaram fogo a uma imitação de um barco romano, a 50 m, em apenas alguns segundos. :D

Imagem

Em 2005, um grupo do MIT usou 127 espelhos e também conseguiu pegar fogo a um barco a 30 m de distância, mas após várias tentativas falhadas. Tiveram de esperar por um dia solarengo, de céu muito limpo, e o barco em movimento não pegou fogo - só estando parado, e após 10 min. Esta experiência foi repetida para os MythBusters, e a prova classificada como "falhada", devido ao tempo que demorou a provocar o fogo. :?

Não se sabe, em rigor, se a lenda relatada por Luciano tem rigor histórico, mas lá que Arquimedes tinha engenho para isso, e muito mais, não restam dúvidas! :P
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor hexphreak em Sábado Nov 17, 2007 11:48 pm

Essa história faz-me lembrar o Da Vinci (fui hoje ver a exposição no Palácio de Cristal), que também tinha máquinas de guerra assombrosas :shock: A utilização das cremalheiras, rodas dentadas e afins é muito engenhosa, bem como os mecanismos de relojoaria.

O microfone parece-se com uns brinquedos que há na Toys'R'Us, que também utilizam o princípio da parabólica, mas são mais bonitos e têm um extra ou dois. Já para não falar no extra do preço :wink:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor RicardoCampos em Domingo Nov 18, 2007 12:02 pm

Ja alguem fez o microfone? :lol: :lol:
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor FF em Quinta Nov 22, 2007 7:53 pm

Ainda tentei pedir emprestada uma antena parabólica de satélite para experimentar um microfone "de gravata" que aqui tinha, mas não consegui.
De qualquer modo, ao procurar como fazer um expelho parabólico sem grande esforço, encontrei uma ideia muito útil: utilizar um espelho parabólico para melhorar o sinal de um adaptador wifi para rede sem fios com antena exterior.

http://www.binarywolf.com/249/diy-parab ... lector.htm

Tive de acabar de beber o resto do pacote de sumo de maçã que estava no frigorífico para aproveitar o cartão aluminizado, mas resultou - o sinal passou de "good" para "very good"!
É um excelente método experimental para determinar o foco de um objecto parabólico.

Entretanto já vi que quando acabar a lata das salsichas posso fazer melhor:
http://www.saunalahti.fi/elepal/antenna2.html#2B :D
última vez editado por FF s Sexta Nov 23, 2007 11:47 am, editado 1 vez no total
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor fnbrandao em Quinta Nov 22, 2007 10:02 pm

RicardoCampos Escreveu:Ja alguem fez o microfone? :lol: :lol:

Já passei por uma loja de electrónica para tentar arranjar a fotocélula, mas não tive sorte.
Se tivesse uma, já o teria feito rapidamente. Alguém me sabe dizer um bom sítio para adquirir uma?

Devo dizer que ando com pouco tempo por causa do estudo, mas faz sempre bem uma experiência para recordar os meus tempos de engenharia :lol:
Francisco Norton Brandão, IPhO 2004
fnbrandao
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Fev 25, 2007 10:43 pm

Mensagempor hexphreak em Quinta Nov 22, 2007 10:07 pm

Uma fotocélula humm... A Porticus tinha uns helicópteros mesmo giros (unintended pun) com uma, mas agora com as decorações de Natal já devem ter tirado :? Talvez numa Aquarius (não sei se tens alguma perto).
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor manuelmarque em Sexta Nov 23, 2007 10:49 am

FF Escreveu:Ainda tentei pedir emprestada uma antena parbólica de satélite para experimentar um microfone "de gravata" que aqui tinha, mas não consegui.
De qualquer modo, ao procurar como fazer um expelho parabólico sem grande esforço, encontrei uma ideia muito útil: utilizar um espelho parabólico para melhorar o sinal de um adaptador wifi para rede sem fios com antena exterior.

http://www.binarywolf.com/249/diy-parab ... lector.htm

Tive de acabar de beber o resto do pacote de sumo de maçã que estava no frigorífico para aproveitar o cartão aluminizado, mas resultou - o sinal passou de "good" para "very good"!
É um excelente método experimental para determinar o foco de um objecto parabólico.

Entretanto já vi que quando acabar a lata das salsichas posso fazer melhor:
http://www.saunalahti.fi/elepal/antenna2.html#2B :D

Ena, tenho que experimentar isso... o alcance do meu router é uma tristeza... pode ser que aumente um pouco o seu alcance :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor FF em Sexta Nov 23, 2007 11:55 am

Se conseguires arranjar um leitor de disquetes velho podes recuperarar as fotocélulas . Têm normalmente duas - uma para detectar se a disquete está colocada e outra para ver se está protegida contra escrita.
Por vezes têm um LED do outro lado e não é evidente qual é qual : para distinguir aplica-lhe um voltímetro nos terminais e vê qual tem tensão quando apontas o candeeiro.
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor jap em Sábado Nov 24, 2007 11:18 am

Instruções em vídeo para construir o microfone espião:

Microfone espião
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor fnbrandao em Quinta Dez 06, 2007 5:17 pm

jap Escreveu:Instruções em vídeo para construir o microfone espião:

Microfone espião

Quero tentar fazer um microfone assim, mas tenho uma dificuldade técnica: em vez de gravar o som no computador ou mp3, quero ouvi-lo directamente nuns phones ou algo semelhante, mas não sei como o fazer. Preciso seguramente de uma pilha e não sei se serão necessárias resistências.

Algum dos (futuros) físicos/engenheiros é capaz de me explicar como posso fazer isto?
Já ouvi dizer também que posso pôr um segundo microfone para anular o ruído do ambiente. Como faço isso?

É incrível o número de coisas que se desaprendem quando se muda assim de ramo (eu mudei de Engenharia Aeroespacial para Medicina)! Parece que, nos dias de hoje, o saber ocupa lugar!

Cumprimentos
Francisco Norton Brandão, IPhO 2004
fnbrandao
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Fev 25, 2007 10:43 pm

Próximo

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes