Bobinas de Tesla

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Mensagempor hexphreak em Quarta Nov 07, 2007 2:23 pm

O princípio deve ser mais ou menos o mesmo que o das campaínhas de Franklin, mas com uma membrana no lugar do badalo, que provoca compressão e rarefacção do ar - o que como todos sabem é o que produz o som.

Ouvem-se mais relógios que o normal?! Isso é espectacular, tenho de experimentar nas colunas do meu avô :D
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jap em Quarta Nov 07, 2007 3:07 pm

hexphreak Escreveu:O princípio deve ser mais ou menos o mesmo que o das campaínhas de Franklin, mas com uma membrana no lugar do badalo, que provoca compressão e rarefacção do ar - o que como todos sabem é o que produz o som.

Ouvem-se mais relógios que o normal?! Isso é espectacular, tenho de experimentar nas colunas do meu avô :D

O teu avô tem umas colunas electrostáticas? :shock:
É de certeza audiófilo! :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor hexphreak em Quarta Nov 07, 2007 7:41 pm

Haha quase, anda por aí :wink: O meu pai é que nos anos do curso era (ainda tenho aqui os livros de alta fidelidade dele) e as colunas ainda lá estão. Por isso são as colunas "do meu avô".
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Nov 07, 2007 7:44 pm

Ah, bom! Está explicado! :D

Ainda a propósito de electrostática, existe nas nossas casas uma outra fonte de electricidade estática muito prática e que pode ser facilmente utilizada para realizar um conjunto de experiências giras - alguém descobre o que é que eu tenho em mente? :roll:

Não é a TV, nem o pente, ... :wink:

Desafio! :P
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor hexphreak em Quarta Nov 07, 2007 7:57 pm

Ora bem, a electricidade estática gera-se facilmente por contacto repetido entre duas superfícies, daí o efeito do pente. Talvez nas torneiras, com a água corrente, isso também aconteça? Parece-me um bocado esquisito, mas já vi uma experiência qualquer em que o fio de água era desviado com... um pente!
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Nov 07, 2007 8:01 pm

hexphreak Escreveu:Ora bem, a electricidade estática gera-se facilmente por contacto repetido entre duas superfícies, daí o efeito do pente. Talvez nas torneiras, com a água corrente, isso também aconteça? Parece-me um bocado esquisito, mas já vi uma experiência qualquer em que o fio de água era desviado com... um pente!

Certo, mas não era nisso que eu estava a pensar... 8)
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor sagardipak em Quarta Nov 07, 2007 8:33 pm

I'm thinking a carpet... Será que funciona, um tapete? :P Sei que há pessoas que apanham um esticão quando andam em cima de tapetes e tocam maçanetas de portas...
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor sagardipak em Quarta Nov 07, 2007 8:51 pm

hexphreak Escreveu:Ora bem, a electricidade estática gera-se facilmente por contacto repetido entre duas superfícies, daí o efeito do pente. Talvez nas torneiras, com a água corrente, isso também aconteça? Parece-me um bocado esquisito, mas já vi uma experiência qualquer em que o fio de água era desviado com... um pente!

Eheh, eu fiz isto numa aula de físico-química (com canetas) e as moças ficaram todas :shock:

Claro, depois o stor foi-me roubar o protagonismo e começou ele a brincar com a água... :lol:

Apesar de ser uma experiência simples é de facto muito gira de se fazer. :D
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor hexphreak em Quarta Nov 07, 2007 8:56 pm

Ai estes professores, nunca admitem que foram ultrapassados... Não é jap? :wink: Boa ideia com o tapete, também há certos tipos de chão que funcionam, como o do Continente (peço desculpa a quem vem das ilhas...). Se fores a arrastar os pés e depois tocares em alguém normalmente há um pequeno choque.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Nov 07, 2007 9:20 pm

hexphreak Escreveu:Ai estes professores, nunca admitem que foram ultrapassados... Não é jap? :wink: Boa ideia com o tapete, também há certos tipos de chão que funcionam, como o do Continente (peço desculpa a quem vem das ilhas...). Se fores a arrastar os pés e depois tocares em alguém normalmente há um pequeno choque.

Também não é isso! :lol: Nada de carpetes! :P
Frio, frio... :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quarta Nov 07, 2007 9:25 pm

Vou dar uma pista! :confident:

Trata-se de um aparelho que a grande maioria de vós provavelmente tem em casa e cujo único objectivo é mesmo gerar electricidade estática! :shock:

Já estão a ver? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor hexphreak em Quarta Nov 07, 2007 9:33 pm

Bem as fotocopiadoras utilizam electricidade estática, mas não há muita gente com fotocopiadoras em casa. E impressoras a laser? A passagem da tinta do toner para o papel é electrostática, mas acho que não é esse o objectivo de uma impressora.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Nov 07, 2007 9:40 pm

hexphreak Escreveu:Bem as fotocopiadoras utilizam electricidade estática, mas não há muita gente com fotocopiadoras em casa. E impressoras a laser? A passagem da tinta do toner para o papel é electrostática, mas acho que não é esse o objectivo de uma impressora.

Tudo o que dizes está correcto, quer as fotocopiadoras quer as impressoras laser utilizam electricidade estática, mas não era em nenhum desses aparelhos que estava a pensar. Repito o aparelho mistério tem como único objectivo produzir electricidade estática! :P

Mais uma dica, vá lá, hoje vou ser magnânimo! :lol:

Qual é a primeira coisa que vocês associam a electricidade estática? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor sagardipak em Quarta Nov 07, 2007 9:41 pm

Secador?? :D

Long shot... não tenho a certeza a cerca deste... mas foi algo que me surgiu na cabeça quando o professor disse "frio, frio..." :?
última vez editado por sagardipak s Quarta Nov 07, 2007 9:42 pm, editado 1 vez no total
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Nov 07, 2007 9:42 pm

sagardipak Escreveu:Secador?? :D

:no
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin