sagardipak Escreveu:Já pensei e repensei... penso que o corpo 1 chega à roldana antes do corpo 2 tocar na mesa.
As forças que estão aplicadas no corpo 1 são a força gravítica, a reacção normal e a tensão do fio, que vai ser igual em módulo à tensão exercida no corpo 2.
Ora, no corpo 2, a força gravítica tem apenas uma componente vertical, que obviamente não ajuda à aceleração horizontal.
Como a tensão é a única força que em ambos os corpos ajuda na aceleração horizontal, podemos concluir que esta é maior no corpo 1 (a aceleração da tensão é unicamente horizontal) que no 2 (a aceleração da tensão vai ser dividida numa aceleração horizontal e outra vertical)
Não sei se me fiz perceber... As minhas explicações são sempre um bocado para o complicado...

Sagar, a tua interpretação está correcta, se eu a percebi bem...
Vou procurar explicar melhor!
Ora bem, a única força que actua no bloco 1 é a tensão do fio, e esta força é horizontal. No bloco 2 actuam duas forças, a tensão do fio ( que tem o mesmo valor em todo o fio) e o peso. Mas o peso é vertical, pelo que a única componente horizontal que actua no bloco 2 é a projecção da tensão do fio ,que actua neste bloco, na direcção horizontal. Ora como o módulo da tensão é o mesmo em ambas as extremidades do fio, é forçoso concluir que a componente horizontal das forças que actuam sobre o bloco 2 é sempre inferior à que actua sobre o bloco 1, uma vez que a projecção de um vector numa dada direcção é sempre inferior ao seu módulo. Mas então, como os blocos têm a mesma massa, conclui-se que a componente

da aceleração do bloco 2 é sempre inferior à componente

do bloco 1!

Partindo ambos da mesma distância horizontal (

) e do repouso, o bloco 1 só pode mesmo chegar primeiro!
Não é verdade?